Profissões bem remuneradas e em alta no mercado chamam a atenção e atraem muitos profissionais que sonham com uma mudança na carreira, além daqueles que estão no começo na vida profissional e procurando uma opção com maiores ganhos financeiros.
Um dos cargos com destaque já a bastante tempo é conhecido mais pela sigla MSL. Essa é a sigla para Medical Science Liaison, também chamado no Brasil de Gerente Médico Científico. Esse é o profissional de saúde que atua na indústria farmacêutica conectando essas organizações aos líderes de opinião através do compartilhamento de informações técnico-científicas de uma área terapêutica específica.

Como você pode ser um Medical Science Liaison?

Para ser um Medical Science Liaison você precisa de alguns pré-requisitos. Os principais, são:

Graduação na área de saúde: O primeiro passo é uma graduação na área de saúde, principalmente se for em Medicina, Biologia, Biomedicina, Farmácia ou Nutrição.

Fluência em inglês: Se o seu inglês está um pouco enferrujado, é hora de cuidar disso porque todos os empregadores vão exigir que os MSLs tenham inglês fluente, tanto na fala como na escrita.

Pós-graduação na área: como você vai atuar no mundo corporativo, o ideal é que você tenha um MBA específico na área. O melhor curso do Brasil é o MBA em Medicina Farmacêutica com formação em Medical Science Liaison (MSL) da São Camilo.

Habilidades interpessoais: é muito importante desenvolver a capacidade de engajar em relacionamentos profissionais, e não falo apenas de networking.

Conhecimento científico sofisticado: O MSL é um profissional com alta motivação e capacidade de compreender grande quantidade de conteúdo científico que precisa ser comunicado de forma clara e eficiente.

Boa formação acadêmica, habilidades interpessoais e paixão pelo conhecimento científico são os pilares desse trabalho que traz grandes benefícios, inclusive para o desenvolvimento de novos produtos.

Além dos requisitos acima, um bom Medical Science Liaison deve ser capaz de:

  • administrar prioridades e projetos envolvendo múltiplas áreas;
  • trabalhar efetivamente e compartilhar informações com uma equipe;
  • saber apresentar-se, como seus objetivos e ideias de forma sempre clara e concisa;
  • identificar e avaliar artigos científicos;
  • estar envolvido com  a comunidade acadêmica, com a pesquisa clínica e educação médica.

Se você quer se tornar um MSL deve estar atento ao que diz um documento da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC):

“A profissão de MSL foi estabelecida no final da década de 1960 nos Estados Unidos para suprir uma necessidade de atendimento de uma indústria farmacêutica, a Upjohn Company, ao mercado local. Na época, o MSL tinha seu trabalho limitado à orientação técnica para apoio dos representantes de vendas, com foco de atuação direcionada à comunidade médica. Assim, havia a necessidade desse profissional ter a formação médica. Com o passar dos anos, a profissão foi evoluindo e hoje a função do MSL engloba funções diversas. O MSL passou a exercer um caráter estratégico no desenvolvimento e introdução de novos produtos”. (grifo nosso)

Quer ser um Medical Science Liaison? Então conheça a pós-graduação em MBA em Medicina Farmacêutica e formação em Medical Science Liaison (MSL) do Centro Universitário São Camilo. Faça esse investimento em você.

Compartilhe essa notícia