Pós EAD em Educação de 0 a 3 anos: a especificidade do trabalho na primeiríssima infância

Foto do curso Educação de 0 a 3 Anos: a Especificidade do Trabalho na Primeiríssima Infância

Pós EAD em Educação de 0 a 3 Anos: A Especificidade do Trabalho na Primeiríssima Infância

TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA!

O ano de 2024 promete um aumento significativo de 2,5 milhões de matrículas em creches para crianças de 0 a 3 anos, impulsionando a demanda por especialistas em educação na primeira infância.

Pensando nisso, a São Camilo desenvolveu a Pós-graduação em Educação de 0 a 3 Anos: A Especificidade do Trabalho na Primeiríssima Infância, que oferece:

  • Uma discussão aprofundada sobre a importância da infância;
  • As melhores práticas em educação infantil em ambientes coletivos;
  • A incorporação de pesquisas e técnicas educativas de renome internacional;
  • Uma formação sólida para a educação na primeira infância.

Além disso, por se tratar de um curso EAD de uma instituição reconhecida, a pós proporciona benefícios essenciais:

  • Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • Professores de referência no mercado;
  • Credenciamento e-MEC;
  • Certificado de 360 horas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso de Pós em Educação de 0 a 3 Anos da São Camilo são:

  • Formar educadores, gestores e pesquisadores para a atuação em espaços coletivos de educação de bebês de 0 a 3 anos;
  • Apresentar as principais contribuições das diferentes abordagens no trabalho com crianças pequenas (Waldorf, Reggio Emilia, Pikler, Montessori);
  • Discutir as contribuições das pesquisas nas áreas de neurociência, antropologia, psicanálise e motricidade para as crianças pequenas;
  • Estabelecer diálogos, reflexões e pesquisas entre os conhecimentos teóricos e as práticas nas instituições que atendem crianças de 0 a 3 anos.

MATÉRIAS

  • EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA PEDAGOGIA MONTESSORI
  • EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA ABORDAGEM PIKLER/CONVERSANDO COM AS FAMÍLIAS
  • CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO ENTRE 0 A 3 ANOS
  • ASPECTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS DE 0 A 3 ANOS
  • ARTE NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA
  • A ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA E A AVALIAÇÃO NA CRECHE
  • A CRIANÇA DO NASCIMENTO AOS 3 ANOS NA VISÃO ANTROPOSÓFICA
  • CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA MOTRICIDADE DE 0 A 3 ANOS
  • CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE/PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS CRECHES
  • OS BEBÊS E A MÚSICA
  • AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

A pós-graduação em Educação de 0 a 3 Anos é voltada para todos os profissionais que atuam na área da primeira infância, incluindo pedagogos, advogados, assistentes sociais, psicólogos, psicanalistas e juízes da infância.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um Professor de Educação Infantil? A remuneração do profissional especializado em educação na primeira infância pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com informações do portal Glassdoor, a média salarial de um Professor de Educação Infantil no Brasil é de R$5.092,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em Educação de 0 a 3 Anos - A Especificidade do Trabalho na Primeiríssima Infância proporciona uma formação completa para o aluno que deseja se destacar como educador e pesquisador nessa faixa etária.

  • Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
  • Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
  • Provas online;
  • Horário flexível;
  • Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
  • Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

Carga horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA PEDAGOGIA MONTESSORI

Introdução e aprofundamento do Sistema de Educação Montessoriano para crianças entre 0 e 3 anos de idade. Apresentação de atividades trabalhadas a faixa etária de 0 a 3 anos. Procedimentos e técnicas de apresentação dos materiais. Perfil de um educador Montessori.

- EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS NA ABORDAGEM PIKLER / CONVERSANDO COM AS FAMÍLIAS

Breve Histórico do Instituto Loczy e da Abordagem Pikler. Análise e reflexão dos princípios básicos da Abordagem Pikler. Os cuidados cotidianos com os bebês na Escola Infantil e suas implicações. O brincar, a atividade autônoma da criança e movimento livre. Olhar do educador e as relações que se estabelecem entre o adulto e a criança.

- CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO ENTRE 0 A 3 ANOS

Contribuições da Antropologia. Percursos Antropológicos. Antropologia da Infância. Processos de escuta. Protagonismo infantil. Registros das narrativas infantis.

- ASPECTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS DE 0 A 3 ANOS

Os ritmos dos bebês. Planejamento da rotina dos bebês na creche. Práticas. O bebê na perspectiva social. Higiene e alimentação.

- ARTE NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

Arte e primeiríssima infância: a experiência estética. Uma educação com arte. Um espaço para a arte. Vivência da arte na educação.

- A ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA E A AVALIAÇÃO NA CRECHE

A abordagem de Reggio Emilia. As cem linguagens da criança. Aprendizagem e avaliação. Um olhar para a avaliação de bebês e crianças.

- A CRIANÇA DO NASCIMENTO AOS 3 ANOS NA VISÃO ANTROPOSÓFICA

Introdução a Antroposofia. A criança pequena e a pedagogia Waldorf. A criança de 0 a 3 anos.

- CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA MOTRICIDADE DE 0 A 3 ANOS

O sistema nervoso central. O valor da aprendizagem: teoria e prática. Introdução. O movimento livre. O papel do educador.

- CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE / PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS CRECHES

Introdução à psicanálise. O nascimento da vida psíquica e o processo constitutivo do bebê. O bebê excluído. O bom desenvolvimento dos bebês.

- OS BEBÊS E A MÚSICA

Fenômenos acústicos e música. Balbucio. Audição. Canto. Entonação. Espaços para vivências musicais. Instrumentos. O papel do professor. Práticas de musicalização.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.