Alavanque sua carreira

No atual mercado de trabalho, a carreira profissional é algo que depende exclusivamente de você, suas escolhas, seus investimentos, interesses e sonhos. Tendo isso em mente, você já parou para pensar como está a competitividade do seu currículo em relação ao dos demais profissionais que atuam na mesma área que você?

Esta é uma pergunta difícil para muitos que não possuem qualificações profissionais específicas no currículo. Muitos, inclusive, trabalham na mesma empresa há vários anos e, por isso, nunca precisaram criar um currículo profissional.

A verdade é que elaborar um currículo não é necessário apenas na hora da busca de uma nova oportunidade de trabalho. Elaborar um currículo reflete sua jornada profissional, suas experiências anteriores, sua capacitação, suas qualificações e, o mais importante, seu objetivo profissional.

É necessário analisar se sua formação está compatível com o seu objetivo profissional. Se não, quais serão os caminhos que levarão você a essa compatibilidade? De que forma você vai alcançar sua tão sonhada carreira? E suas experiências profissionais anteriores? Elas são pertinentes e trazem elementos, conhecimentos e expertise para o cargo almejado?

O desenvolvimento pessoal deixou de ser um empecilho e se tornou um desafio. Hoje em dia, muitas instituições oferecem cursos gratuitos de capacitação e atualização nas mais diversas áreas. Esses cursos a distância são excelentes oportunidades para quem deseja aprimorar seus conhecimentos e seu desenvolvimento pessoal, e, com isso, alavancar seu currículo, mas não tem tempo ou condições financeiras para investir em educação.

Ao investir na sua carreira, é importante projetar um futuro de médio prazo e analisar se o curso irá de fato contribuir como parte fundamental do caminho para atingir o seu objetivo. Se você deseja mudar sua carreira, conquistar novas posições hierárquicas e vencer novos desafios, é necessário estar preparado para o futuro e estudar as tendências da sua área de atuação para os próximos anos. Existem muitos cursos de pós-graduação EAD especialmente focados em aprimoramento e atualização profissional.

No entanto, existem também pessoas que não almejam a evolução profissional e que estão satisfeitas com a posição de trabalho em que se encontram. Curiosamente, elas também precisam de atualização, tendo em vista que o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, traz profissionais capacitados como concorrência.

Portanto, busque atualizar-se sobre o que está acontecendo neste exato momento na sua área. O que é tendência e o que se tornou ultrapassado. Questione, troque informações com outros especialistas nas redes sociais, e trace seu plano de ação.

Confira as dicas da Profª Andressa Mauricio

 

Compartilhe essa notícia