A síndrome metabólica é uma condição que debilita a saúde e traz diversos riscos para o organismo. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o que é síndrome metabólica, quais são os fatores de risco e como podemos preveni-la. 

O que é síndrome metabólica?

Síndrome metabólica ou plurimetabólica, também conhecida como doenças metabólicas ou como síndrome de resistência à insulina, caracteriza-se pela associação de fatores de risco para algumas doenças cardiovasculares, vasculares periféricas e diabetes.

Ocorre uma resistência do corpo à insulina, o que acarreta uma pressão para que o pâncreas produza mais desse hormônio. Logo, essas doenças estão ligadas ao excesso de peso e à obesidade. 

As doenças metabólicas aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames, diabetes, pressão alta, entre outros.

Fatores de risco da síndrome metabólica  

Essa condição está bastante atrelada ao sedentarismo, ao excesso de peso (sobretudo na região abdominal) e a alguns fatores genéticos. Segundo o Ministério da Saúde, são alguns dos riscos:

Grande quantidade de gordura abdominal: em homens, cintura com mais de 102 cm e, nas mulheres, maior do que 88 cm.

Baixo HDL (muito conhecido como “colesterol bom”): em homens, menos do que 40 mg/dl e, nas mulheres, abaixo de 50 mg/dl.

Triglicerídeos elevados (nível de gordura no sangue): 150 mg/dl ou superior.

Pressão sanguínea alta: 135/85 mmHg ou superior, ou se o indivíduo estiver utilizando algum medicamento para reduzir a pressão.

Glicose elevada: 110 mg/dl ou superior.

Ácido úrico elevado.

Por isso, é importante que a avaliação médica seja feita de tempos em tempos, para identificar esses fatores de risco.

 
Você também pode gostar de:

Como prevenir a síndrome metabólica

Basicamente, as doenças metabólicas estão intimamente ligadas à falta de exercício físico, ao excesso de gordura corporal e à obesidade. Por esse motivo, um modo eficaz de evitar essa síndrome é por meio de exercícios físicos regulares e de alimentação balanceada.

São formas de evitar a síndrome metabólica:

• Escolher minuciosamente os alimentos que farão parte do seu dia a dia e priorizar uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes de que o corpo necessita.

• Fazer exercícios físicos diariamente. Lembre-se de que fazer caminhadas e utilizar as escadas em vez do elevador também são ações que podem ajudar na manutenção da saúde.

• Evitar bebidas alcoólicas e cigarro, porque, quando associados aos fatores de risco, eles podem aumentar a gravidade dos casos.

 
Portanto, o acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar competente e qualificada, formada por médicos, educadores físicos e nutricionistas, é essencial para o combate à síndrome metabólica, tendo em vista que é uma condição da civilização moderna, muito associada à obesidade e ao sedentarismo.

Conheça a pós-graduação EAD em Bioquímica e Fisiologia da Nutrição

As pós-graduações podem ser grandes aliadas para que os profissionais de saúde continuem a atualizar seus conhecimentos específicos e, assim, possam ajudar a combater essas doenças metabólicas.

Uma das pós-graduações que auxiliam a entender o funcionamento metabólico e fisiológico do corpo humano é a pós-graduação EAD em Bioquímica e Fisiologia da Nutrição. Essa especialização a distância tem como principais objetivos:

• Pôr em prática o conhecimento sobre bioquímica e fisiologia aplicado à nutrição.

• Aprofundar os conhecimentos básicos sobre metabolismo e fisiologia.

• Definir as melhores formas de avaliação bioquímica.

• Aplicar a conduta nutricional adequada relacionada a doenças e a situações fisiológicas específicas.

pós EAD em nutrição
 
 
 

Compartilhe essa notícia