Pós em Administração e Marketing Esportivo

O curso tem características diferentes de qualquer outro curso de especialização da área de Educação Física. O curso de Administração e Marketing Esportivo não tem somente como objetivo o aprofundamento de estudos na área, pois, na grade curricular da grande maioria dos cursos de graduação em Educação Física não é tratado esse tipo o conhecimento da área de Administração, portanto o curso enfoca muitas vezes conceitos básicos dessa área necessários para chegar ao aprofundamento e ampliação do conhecimento. A especialização em Administração e Marketing Esportivo cobre uma necessidade de profissionalização no mundo do marketing esportivo e está orientada para a formação e educação de profissionais que querem atuar como gerentes de entidades esportivas, federações, clubes, academias etc. O curso de Administração e Marketing Esportivo é um programa de formação profissional que oferece conhecimentos e ferramentas necessários para o desenvolvimento e gerenciamento do marketing esportivo. O curso destina-se, ainda, a estimular a produção de novas pesquisas na área de concentração e a encorajar o ingresso na carreira universitária.

 

 

Objetivos:

- Proporcionar condições para que o professor aprimore a capacidade de observação, questionamento, seleção, planejamento, análise e aplicação científica dos principais assuntos voltados à Administração das Instituições Esportivas;

- Instrumentalizar o professor na elaboração de pesquisa e do planejamento administrativo na área de concentração do curso;

- Oportunizar ao Pós-Graduando o conhecimento das Teorias aplicadas à Administração Geral, para que saiba interpretar o comportamento humano na organização e dominar satisfatoriamente, os processos administrativos;

- Analisar, além dos pressupostos teóricos ligados aos diferentes assuntos a serem abordados no curso, procurará oferecer informações de ordem prática de como estão sendo levadas a efeito as diferentes atividades dentro da área de Administração Esportiva;

- Identificar os vários modelos de Gestão, transformar o Esporte em produto mercadológico, planejar a Administração de uma Instituição Esportiva e Conhecer e diferenciar os diversos tipos de Instituições que mantém o Esporte.

 

 

A quem se destina: Graduados em Educação Física e áreas afins.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga Horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

- GESTÃO DE TALENTOS

 

Proporcionar uma visão crítica sobre as várias implicações de vida de um esportista e suas relações públicas e pessoais; Oportunizar a compreensão da dinâmica do trabalho jornalístico para aplicar os conhecimentos no cotidiano dos negócios esportivos; Desmitificar a relação jornalista-fonte e facilitar o convívio do profissional gestor do esporte com a imprensa; Oferecer subsídios aos pós-graduandos para que seja possível implantar um sistema integrado de comunicação em seu ambiente de trabalho, ampliando os efeitos de suas ações e qualificando o seu produto; Proporcionar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a importância do convívio com a imprensa no seu cotidiano. Estruturar um plano de negócios nas áreas de administração e marketing esportivo, com foco em possíveis negócios a serem implementados.

 

- ASPECTOS DE GERENCIAMENTO NA INSTITUIÇÃO ESPORTIVA

 

Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos.

 

- PNL E COACHING: COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS

 

Proporcionar o desenvolvimento de habilidades de comunicação avançadas através de técnicas de programação neolinguística, com foco em auto desenvolvimento e Liderança; oportunizar ao aluno perceber a importância da eficácia da comunicação em relacionamentos; desenvolver habilidades de automotivação, bem como, trabalhar a motivação em equipes, capacidade de negociar em diversos contextos, profissional e pessoal.

 

- A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO ESPORTIVA

 

Conhecer, compreender e estudar este novo paradigma da modernização e profissionalização do esporte, inclusive e através da publicação de uma nova legislação, se faz necessário para um melhor desenvolvimento profissional e de gestão esportiva, institucional, a partir de vivências e experiências concretas sobre os sistemas desportivos vigentes, estruturas legais, deliberativas, funcionais e organizacionais do esporte nacional e internacional; Compreender as teorias organizacionais e estilos de gestão administrativa e a Estrutura do sistema desportivo brasileiro; Proporcionar aos alunos condições de entenderem o gerenciamento de clubes esportivos sociais, bem como de estruturas congêneres. Suas relações com o mercado em geral e as interfaces neste processo. Identificar as diferentes possibilidades de captação de recursos financeiros visando a sustentabilidade e potencialização das instituições de práticas esportivas.

 

- MARKETING ESPORTIVO: PLANEJAMENTO E PATROCÍNIO

 

Proporcionar ao aluno o conhecimento teórico dos conceitos, princípios e das principais ferramentas relacionadas à administração mercadológica, como forma de proporcionar o discernimento para o seu competente domínio conceitual e prático/operacional, para detectar e atender as necessidades de mercado; Aprofundar os conhecimentos na área de marketing esportivo, compreendendo o ambiente, mercado e potencialidades do esporte como produto; Capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos de gestão de marketing esportivo; Estudar as estratégias desenvolvidas pelas organizações ligadas ao esporte (entidades esportivas, clubes, equipes, empresas, assessorias); Capacitar o aluno na elaboração de projetos de captação de recursos para o esporte, tanto na esfera pública como na privada; proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos sobre eventos esportivos, oferecendo uma visão geral das diversas fases que compõem o processo de organização e captação de recursos financeiros para realização de eventos.

 

- GERENCIAMENTO DE ACADEMIAS: ASPECTOS MERCADOLÓGICOS E ADMINISTRATIVOS

 

Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos.

 

- ASPECTOS SOCIAIS E LEGAIS NAS INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS

 

Proporcionar aos alunos a visão dos processos de gestão que compõem a área de administração de pessoas e experiência atividades critica em RH a fim de sensibilizar para o uso adequado das técnicas disponíveis e a profissionalização de suas organizações de pratica desportiva. Apresente aula busca dar uma visão das normas legais aplicáveis na indústria do esporte em todas as suas vertentes, abrangendo aspectos empresariais, tributários, trabalhistas, justiça desportiva, controle antidoping e leis de incentivo ao esporte.

 

- ELEMENTOS DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E PLANO DE NEGÓCIOS

 

Introduzir os pós-graduandos em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos; A disciplina visa à participação, individual e em grupo, em um processo de reflexão e desenvolvimento, a partir de leituras, análises de textos e de atividades concretas. Os conteúdos de estudos servirão de fundamento para o desenvolvimento das discussões e análises em aula, e ou produção de trabalhos escritos. Serão estabelecidas relações com práticas administrativas do esporte, para analisar objetivos e conteúdos trabalhados.

 

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

 

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

 

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC:  http://bit.ly/2sJDMuI

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE