Pós em Gerenciamento da Mobilidade Urbana


A concepção desse Curso de Especialização se originou diante da constatação de uma necessidade crescente de profissionais – já graduados – com capacidade para analisar, planejar e acompanhar as atividades de gerenciamento da mobilidade urbana, com competências oriundas de áreas distintas do conhecimento, tais como: Administração, Trânsito e Arquitetura. Também se percebeu uma escassez de profissionais que consideram o planejamento urbano sob uma perspectiva de preservação do meio ambiente e racionalização dos recursos, privilegiando o transporte público como alternativa de mobilidade urbana. A partir de então, surgiu a proposta de capacitar e habilitar, em um nível de especialização, profissionais para o exercício das atividades ligadas ao Gerenciamento da Mobilidade Urbana, levando em consideração uma perspectiva holística e estratégica e abrangendo tópicos da Ciências Gerenciais, da Engenharia de Trânsito, da Economia e do Urbanismo, primordiais para o planejamento e execução de planos sustentáveis de mobilidade urbana. O estudo da temática da mobilidade urbana apresenta elevada importância para o desenvolvimento e gerenciamento das cidades, propiciando a otimização dos meios de transportes e a melhoria da qualidade de vida da população. As cidades, principalmente as médias e grandes, necessitam soluções sustentáveis, eficientes e eficazes para neutralizar a ação do crescimento desordenado e não planejado e com isso, se eleva a procura por profissionais devidamente capacitados para dar conta dessa demanda. A proposta deste curso se justifica ao propor o preenchimento dessa lacuna de profissionais de mobilidade urbana.

 

Objetivos:

- Fornecer subsídios teóricos e práticos aos profissionais ligados ao planejamento e gerenciamento do transporte e do trânsito nas cidades, visando otimizar e tornar efetiva a mobilidade urbana, também considerando aspectos de qualidade, custo, estratégia, meio ambiente, planejamento urbano e legislação;

- Realizar uma abordagem sistêmica das questões relacionadas ao gerenciamento da mobilidade urbana;

- Analisar os sistemas de transportes, pratica e teoricamente, de forma a permitir escolhas sustentáveis e efetivas entre as alternativas disponíveis, identificando os pontos fortes e fracos de cada opção;

- Apresentar ferramentas administrativas que contribuirão significativamente para a elaboração e execução de planos urbanos;

- Discutir aspectos ligados à operação de trânsito e sinalização e ao transporte público;

- Interpretar a legislação vigente envolvida na temática da mobilidade urbana como o Código Brasileiro de Trânsito, as Convenções Internacionais de Trânsito e a Lei do uso de espaço público.

 

A quem se destina: O curso Lato Sensu “Gerenciamento da Mobilidade Urbana” é destinado aos profissionais com formação superior: tecnólogos, engenheiros, arquitetos, servidores públicos, profissionais da área de transportes, urbanistas, administradores e áreas correlatas que atuam ou pretendem atuar – como pesquisador ou profissionalmente – na área da mobilidade urbana. O curso também é indicado para empreendedores que já possuem ou pretendem iniciar um empreendimento nessa área de atuação

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga Horária: 460h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TRÂNSITO E MOBILIDADE HUMANA

Essa disciplina visa municiar o estudante a atuar profissionalmente com base em um pensamento sustentável, apresentando alternativas de transporte de acordo com as premissas de preservação ambiental e otimização do uso dos recursos naturais, inclusive levando em consideração as estratégias de construção e propagação do conhecimento por meio de ações educativas.

- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA TRÂNSITO E TRANSPORTE

A proposta dessa disciplina é preparar o estudante a pensar de modo estratégico e a utilizar as ferramentas administrativas que facilitam e apoiam o processo de planejar estrategicamente, considerando as variáveis internas e externas ao contexto do plano.

- LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Sistema Nacional de Trânsito e as normas gerais de circulação e conduta de pedestres e condutores de veículos motorizados. Código de Trânsito Brasileiro Lei 9503/97. Lei 10.233/01. Leis, resoluções, portarias, diretrizes, regimentos, pareceres, decisões, atas, circulares e deliberações. Convenção de Trânsito Viário - Viena/1968. Estrutura Organizacional do Sistema Nacional de Trânsito. Estrutura Organizacional do Sistema Estadual de Trânsito. A Municipalização do Trânsito. Responsabilidade do Poder Público na Administração e Serviço de Trânsito. A Administração da Frota de Veículos Automotores: classificação; vistoria e segurança veicular; identificação; registro e licenciamento; Registro Nacional de Veículos Automotores- RENAVAM. O sistema de formação de Condutores: a estrutura do sistema; a aprendizagem; a habilitação e renovações; os documentos para dirigir; Registro Nacional de Carteira de Habilitação - RENACH. Movimentação de Produtos Perigosos.

- MÉTODOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Fornecer subsídios para o planejamento e execução de programas educacionais voltados para o trânsito.

- TRANSPORTE PÚBLICO

Apresentar os principais modais de transporte público, assim como discutir a importância da intermodalidade como estratégia de eficiência e eficácia para percursos complexos, proporcionando entendimento sobre as operações e as permissões do transporte público.

- FORMAÇAO GERENCIAL PARA A ADMINISTRAÇÃO DA MOBILIDADE

Preparação do estudante para lidar com os aspectos administrativos e gerencias relacionados à mobilidade urbana, abrangendo a concepção da organização, a sua estrutura e a gestão do relacionamento humano como fator primordial para a consecução dos objetivos.

- GESTÃO DE PROJETOS E SISTEMAS DE GARANTIA DE QUALIDADE

Tornar possível a elaboração de um projeto, respeitando as suas etapas e a sua estrutura e levando em consideração a implantação e manutenção de sistemas de garantia da qualidade.

- PLANEJAMENTO URBANO

Levar ao conhecimento do estudante o conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano, destacando o planejamento participativo e a função social da propriedade.

- GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE

Subsidiar o estudante com conhecimentos dos principais aspectos que devem ser considerados no âmbito da gestão de custos no transporte, tais quais a planilha de apuração de custos de tarifa e as fontes que financiam a infraestrutura do transporte no Brasil.

- POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

Levar ao esclarecimento sobre como são desenvolvidas as políticas públicas que impactam diretamente a mobilidade urbana e elevam a demanda por acessibilidade, ressaltando a importância do seu aspecto participativo e da possibilidade de influenciá-las com a apresentação de alternativas que possam atender aos interesses de toda a população, inclusive os portadores de necessidades especiais.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/2IggoN6

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE