Pós em Gestão Estratégica Empresarial


Gerenciar uma empresa no ambiente de hoje é uma tarefa que não pode mais ser realizada por amadores ou curiosos. A gestão é uma profissão ou carreira que só deve ser assumida por pessoas que estejam preparadas tecnicamente para exercê-la e que tenham adquirido conhecimentos e desenvolvido habilidades para tanto. Visando atender essa demanda por novos gestores, o curso de MBA em Gestão e Estratégia Empresarial oferece um programa que esta antenado com as necessidades do mercado de trabalho, possibilitando a seus participantes prepararem-se teoricamente para a função de gestor e também os capacitando para que respondam na prática às exigências das organizações.

Objetivos:

- Aprimorar a competência de planejamento, execução, gerenciamento, assessoria e controle da gestão de pessoas e de processos nas organizações;

- Desenvolver a compreensão sobre o papel da função de gestão nas empresas no contexto atual;

- Desenvolver o domínio e consistência conceitual, a fim de utilizar técnicas e instrumentos de gestão e estratégias empresariais segundo os modelos de gestão modernamente aceitos e aplicados nas organizações;

- Firmar os conhecimentos em relação a planejamento e estratégia empresarial;

- Propiciar o domínio dos métodos e técnicas de planejamento, organização, controle, liderança, motivação, delegação, analises contábeis, matemática financeira, logística, qualidade, ética e responsabilidade social, direito do consumidor, gesta ode custos e de avaliação de empresas e de marketing.

 

 A quem se destina: Graduados em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia, Direito, Publicidade e Marketing

 

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Carga horária: 380h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Motivação e Liderança na Equipe; Comportamento Humano nas Organizações/Relações Interpessoais e Comunicação.

- GESTÃO DE CUSTOS E DESEMPENHO

Introdução à Gestão de Custos; Visão Genérica em empresas comerciais e industriais; Principais conceitos em custos e sua classificação; Sistemas de custeio e alocação de custos; Apuração dos Custos dos recursos de produção e apropriação aos produtos; Sistemas de acumulação de custos: Por processo ou Ordem de Produção; Decisões Gerenciais de Curto Prazo: Apuração, efeito nas decisões; Decisões de Precificação: formação de preço de vendas e apuração de resultado com base nos preços de mercado; Custos para controle: Custo padrão, análise das variações e decisões; Contabilidade por responsabilidade: Custos controláveis e não controláveis. Recrutamento e Seleção de pessoal. Fontes de recrutamento. Técnicas de Seleção. Entrevista de seleção. Competências organizacionais, coletivas e profissionais. Conceitos; objetivos; integração com demais políticas e práticas de gestão de pessoas. Desempenho e Competência. Aprendizagem e Competência. Etapas e cuidados para delimitação, implementação e acompanhamento da gestão por competências. Gestão de Competências. Definição e descrição de competências. Métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao mapeamento de competências. Mapeamento de competências. Avaliação 360°. Universidades corporativas e Ead.

- GESTÃO DE IMAGEM

Pressupostos e Normas Constitucionais. Política Nacional das Relações de Consumo. Código de Defesa do Consumidor. Direitos básicos do consumidor. Responsabilidade do Fornecedor. Vícios e defeitos do produto e do serviço. Defesa do Fornecedor. Oferta e Publicidade. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Proteção Contratual. Danos materiais e morais. Prazos para reclamar. Conceito de ética e sua influência nas organizações. Conceito, de responsabilidade social e as áreas de ação e suas conseqüências na empresa. O perfil de uma empresa eticamente responsável e comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade. A empresa cidadã. Responsabilidade social aplicada aos stakeholders da empresa. Os códigos de ética. Conceito de Qualidade de Vida. OS pilares da qualidade de vida. A qualidade de vida nas empresas.

- GESTÃO DE MERCADO

Gestão do Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de serviços. Estratégia, Planejamento e Gestão Estratégica. Planejamento, implantação e controle de marketing. Avaliação de Empresas BSC Gestão estratégica de negócios. Medição de desempenho através do Balanced Scorecard. Perspectivas do Balanced Scorecard (finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento). Estudos de casos. Construção do Balanced Scorecard. Associação do Balanced Scorecard às estratégias de negócio.

- GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas e as organizações. Fundamentos do comportamento individual e grupal: percepção, diversidade da força de trabalho, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação. A formação de equipes e o relacionamento interpessoal. A administração de conflitos na equipe. Apresentar os fundamentos do conhecimento nas organizações e sua aplicação como forma de obtenção de vantagem competitiva. O aluno deverá compreender o as formas de obtenção e transferência do conhecimento dentro das organizações e a participação das pessoas neste processo.

- GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORA

Gestão Empreendedora; Planejamento Estratégico; Objetivos e Decisão

- VISÃO ANALÍTICA

Introdução ao âmbito da análise econômica-financeira. Identificar e analisar a estrutura das demonstrações. Conduz à análise financeira de curto e longo prazo, análise econômica sob o enfoque dos proprietários (rentabilidade) e sob o enfoque da gestão (produtividade desempenho operacional). Fornecer aos discentes instrumental teórico e prático, sobre as principais ferramentas de análise e avaliação de empresas. Oferecer ao discente uma ótica financeira e econômica, provendo-os de informações de vários níveis, para o processo de tomadas de decisões. Desenvolver a capacidade analítica em questões que envolvam recursos financeiros e cálculos relacionados, abordando as diversas formas de oferecimento de suporte à tomada de decisões, com e sem apoio de calculadoras.

- VISÃO EMPRESARIAL

 Inserir os conceitos básicos sobre Administração da Qualidade e Produtividade e sua integração com o projeto da Gestão e Estratégia Empresarial. Apresentar e discutir os conhecimentos relativos às atividades pertinentes a identificação e compreensão dos componentes da gestão da qualidade e o respectivo fluxo de informações sob o enfoque da gestão e utilização de ferramentas. Inserir os conceitos básicos sobre Logística Empresarial e sua integração com o projeto de MBA da Gestão e Estratégia Empresarial. Apresentar e discutir os conhecimentos relativos às atividades pertinentes a identificação e compreensão dos componentes da Logística Empresarial e o respectivo fluxo de informações sob o enfoque da Gestão Empresarial.

-DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/3oerQv4

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
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