Pós em Libras e Braille


Este curso de especialização investiga a linguagem dos sujeitos com deficiência visual e auditiva, a saber: Libras e Braille. Assim, o pensamento filosófico, histórico e social a respeito da língua, da educação e de suas práticas se amplia para a inclusão, a ética, a identidade, as diferenças culturais e a cidadania no mundo contemporâneo, questões tão necessárias à sociedade hodierna e que possuem amplitude mundial, e que demandam por resultados efetivos. De fato, são requeridos profissionais que atendam as comunidades cegas e surdas, de modo a fortalecer o compromisso com a realidade social, revendo paradigmas estanques e estigmatizados, de acordo com o preceito constitucional da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências, promulgados no Brasil como Emenda Constitucional por meio do Decreto 6.949/2009. Assegurar os direitos das pessoas com deficiência converte o conceito de deficiência como patologia para a tônica em Direitos Humanos.

 

Objetivos:

 

- Se valer dos preceitos da motricidade, acessibilidade e tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e auditiva;

- Conhecer a linguagem de sinais e o sistema Braille: seus aspectos e implicações;

- Saber sobre a história da educação especial;

- Avaliar as políticas linguísticas e inclusivas no Brasil;

- Compreender a Pedagogia Social;

- Valorizar e rever estereótipos em torno da comunidade cega, surda e da surdo-cegueira;

- Valorizar e ter um olhar apurado acerca do mundo circundante, tendo a identidade cultural como relevante para o respeito, tolerância, cidadania e percepção aguçada do real;

- Ter um olhar crítico perante a sociedade.

Carga horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; avaliar a aprendizagem do aluno.

 

  - MOTRICIDADE E INCLUSÃO

Orientação e mobilidade. Técnicas formais. Recursos para locomoção independente.

 

- RECURSOS ÓPTICOS, NÃO-ÓPTICOS E TECNOLÓGICOS PARA BAIXA VISÃO E CEGUEIRA

Recursos ópticos, não-ópticos e tecnológicos. Atividades da vida autônoma no contexto educacional. A escrita cursiva para o aluno com deficiência visual.

 

- O SISTEMA BRAILLE E SUAS IMPLICAÇÕES

As implicações do sistema Braille na vida escolar da criança cega. Leitura tátil. Materiais utilizados na escrita e leitura. Os números e o sistema Braille. Adaptações didático-metodológicas. O ambiente alfabetizador.

 

- A LINGUAGEM DOS SINAIS: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E GRAMATICAIS

Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais. Noções básicas de escrita de sinais. Aproximações entre Libras e a língua Portuguesa. Bilinguismo e surdez.

 

- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA

Educação especial na história. O processo histórico da educação inclusiva no Brasil. A questão dos sujeitos com deficiência visual e auditiva.

 

- POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E INCLUSIVAS: O CONTEXTO BRASILEIRO

Políticas públicas voltadas para a educação especial. Políticas linguísticas e inclusivas no Brasil. Políticas inclusivas: implicações e contradições. As fases de exclusão, segregação, integração e inclusão. Importância do atendimento educacional especializado para deficiência visual e auditiva.

 

- FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA SOCIAL E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Conceito de Pedagogia Social. Histórico, fundamentação e desenvolvimento da Pedagogia Social. Impasses, desafios e perspectivas.

 

- IDENTIDADE DA CULTURA SURDA, CEGA E DA SURDOCEGUEIRA

Representações sociais de sujeitos com necessidades educativas especiais. Mitos estabelecidos socialmente a respeito da linguagem e comunidade cega e surda. Concepções sobre o conceito de deficiência e suas matrizes teóricas. A cultura e identidade cega, surda e da surdo-cegueira. Questões ético-político-educacionais na ação do educador inclusivo.

 

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/39OVSyB

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
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