Mba em comunicação e marketing de turismo


Pós EAD em MBA em Comunicação e Marketing de Turismo

DESTAQUE-SE COM UMA ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING TURÍSTICO!

O fascinante mundo do Marketing Turístico oferece oportunidades excepcionais para profissionais em busca de crescimento e desenvolvimento.

E para aqueles que desejam se destacar na Gestão e Elaboração de Projetos Turísticos, a Pós EAD São Camilo apresenta o MBA em Comunicação e Marketing de Turismo.

Ao ingressar neste curso, você estará preparado para:

  • Oferecer serviços especializados para agências, organizações, instituições, escolas e diversas outras entidades;
  • Desenvolver uma visão atualizada e estrategicamente focada no mundo dos negócios, especialmente no Brasil, um país cada vez mais envolvido na indústria do turismo;
  • Integrar de forma eficaz as áreas de marketing e comunicação para garantir o posicionamento ideal das organizações no setor;
  • Identificar oportunidades de empreendimento e negócios por meio de uma análise abrangente dos cenários nacionais e internacionais relacionados ao turismo.

Além disso, por se tratar de um curso EAD de uma instituição reconhecida, essa Pós-graduação em Marketing Turístico proporciona benefícios essenciais:

  • Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • Professores de referência no mercado;
  • Credenciamento e-MEC;
  • Certificado de 420 horas.

OBJETIVOS

O MBA em Comunicação e Marketing de Turismo da São Camilo tem como principais objetivos:

  • Proporcionar um entendimento abrangente do turismo como uma área de aplicação multidisciplinar e integrada;
  • Desenvolver competências para aplicar práticas de planejamento, administração e comunicação de marketing como estratégias para a gestão de processos turísticos, tanto no setor público quanto no privado;
  • Avaliar a viabilidade de projetos turísticos em suas diversas dimensões: social, ambiental e econômico-financeira, além de dominar técnicas eficazes de apresentação de projetos;
  • Identificar e elaborar o posicionamento de marketing para projetos turísticos, bem como analisar as oportunidades de financiamento por meio de programas de incentivo ao turismo no Brasil.

MATÉRIAS

  • DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • TURISMO, TURISMO GLOBAL E TURISMO LOCAL
  • SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS TURÍSTICOS
  • PESQUISA E DIAGNÓSTICO EM TURISMO
  • MARKETING DE TURISMO
  • GESTÃO DE PESSOAS, HOTELARIA E RECEPÇÃO
  • TURISMO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
  • COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE LUGARES
  • GESTÃO DE EMPRESAS E LOCALIDADES TURÍSTICAS
  • PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TURÍSTICOS
  • AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM MARKETING DE TURISMO?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

A pós-graduação em Comunicação e Marketing em Turismo é voltada para profissionais graduados em cursos de nível superior nas áreas de turismo, comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, comunicação e marketing, administração de empresas, recursos humanos e outras áreas correlatas.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um Coordenador de Marketing em Turismo? A remuneração do profissional especializado em Marketing em Turismo pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

Segundo o portal Glassdoor, um Coordenador de Marketing em Turismo pode receber um salário mensal entre R$10.000,00 e R$20.000,00.

VANTAGENS

A Pós em Comunicação e Marketing de Turismo oferece a oportunidade ideal para se destacar no mercado de trabalho e impulsionar sua carreira no desafiador universo do marketing contemporâneo!

  • Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
  • Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
  • Provas online;
  • Horário flexível;
  • Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
  • Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. RAUL FONSECA SILVA

É bacharel em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; e fez diversos cursos de extensão universitária na área de marketing e comunicação de marketing. Professor titular, nível 4, do Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Uni FIAM FAAM). Foi professor da graduação e pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu e atualmente é professor de Pós-Graduação Lato Sensu pelo sistema de EAD da Universidade Estácio de Sá. Tem grande experiência profissional na área de marketing e comunicação, com ênfase em comunicação publicitária e comunicação de marketing, tendo atuado como gerente de produto em grandes empresas como Bosch, Ericsson e Editora Abril. Foi designer de produto e comunicação visual da Alexandre Wollner Designo e atuou como diretor de criação em grandes agências, como Maitiry, J.W.Thompson e GFM Propeg. Tem experiência profissional e como consultor em desenho industrial, áreas: desenho do produto e comunicação visual; e atualmente presta consultoria em comunicação de marketing. Participou durante doze anos de projetos de extensão universitária pela USJT, atendendo pequenas e médias empresas no desenvolvimento de Planos de Negócio, Gestão da Comunicação de Marketing e Projetos Comunitários de Promoção da Cidadania e Inclusão Social. É coautor do projeto pedagógico para transformação das Faculdades Integradas Alcântara Machado em Centro Universitário, participando de equipe liderada pelo professor Dr. José Marques de Melo. Foi Chefe de Departamento da Universidade São Judas Tadeu, durante quatro anos, e Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário FIAM FAAM, durante 28 anos. Atualmente é também tutor de cursos à distância da Universidade Estácio de Sá e autor de e-books de apoio para cursos de EAD.


Carga Horária: 420h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- TURISMO, TURISMO GLOBAL E TURISMO LOCAL

Evolução da Teoria das Organizações, correntes clássicas e contemporâneas. Passagem da Teoria Administrativa para a Teoria das Organizações. Burocracia como forma de organização. Burocracia e estratégia de desenvolvimento. A Teoria geral dos sistemas e a organização. A teoria Institucional no estudo das organizações, Cultura e organização. Dinâmica organizacional e novas formas organizacionais.

- SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS TURÍSTICOS

Processos de seleção e análise estratégica para segmentar e traçar um perfil de mercado potencial; Tarefas inter-relacionadas para identificação de mercados-alvo; Bases para a segmentação de mercados na área do turismo; Vantagens da segmentação em turismo, processo de identificação de desejos e necessidades assemelhadas; Identificação dos segmentos e nichos potenciais em turismo.

- PESQUISA E DIAGNÓSTICO EM TURISMO

A necessidade de pesquisa em todas as áreas do conhecimento como instrumento de atualização e melhoria da qualidade nas decisões estratégicas; Discussão dos aspectos metodológicos da pesquisa e das avaliações quantitativas e qualitativas; Aplicações científicas e metodológicas da pesquisa em turismo; Sistemas de informação e coleta de dados em turismo; Pesquisa em turismo para decisões estratégicas de segmentação de mercado; Teorias do comportamento do consumidor aplicadas ao turismo.

- MARKETING DE TURISMO

O turismo como negócio e a necessidade de uma visão de marketing turístico orientado para os clientes; O marketing como processo: fundamentos, origem, aplicações; Marketing em turismo como processo para melhorar a eficiência no atendimento e satisfação dos clientes; Marketing como ferramenta para o planejamento eficiente na aplicação de recursos e retorno eficaz dos esforços do plano de negócios; Arena de marketing turístico e formulação do planejamento de marketing.

- GESTÃO DE PESSOAS, HOTELARIA E RECEPÇÃO

Gestão de pessoas como estratégia diferenciadora nas organizações modernas; Políticas de recrutamento, seleção, motivação e retenção de talentos; O conceito de hospitalidade e suas tipologias; Hospitalidade e recepção em turismo e características da hotelaria e recepção no Brasil; Os diversos formatos da hotelaria no Brasil; A gestão de pessoas para supervisão e gerenciamento de atividades de recepção e atendimento em hotelaria; Formação especializada de mão de obra e formatos alternativos de hotelaria e recepção no Brasil.

- TURISMO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

As questões ambientais e o comprometimento do ecossistema global; A responsabilidade social nas empresas e a emergência da consciência ambiental; Sociedade, consciência e educação para preservação do meio ambiente; A ecologia e a inserção da prática ambiental como segmento da atividade de turismo; Modalidades de turismo ecológico e impacto no meio ambiente; Turismo ecológico no Brasil.

- COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE LUGARES

O Planejamento Estratégico com modelo de gestão organizacional: fundamentos, conceitos e estrutura; Adaptação do modelo de Planejamento Estratégico para a gestão de lugares e destinos; Visão clássica do turismo e visão sistêmica da movimentação turística como atividade complexa; Análise ambiental e diagnóstica da situação em turismo; Aplicação do modelo de Planejamento Estratégico e posicionamento de produtos e atrações em turismo; Comunicação integrada e ações de comunicação de marketing em turismo.

- GESTÃO DE EMPRESAS E LOCALIDADES TURÍSTICAS

Os conceitos de gestão de negócios, plano de negócios e estrutura organizacional; Gestão de negócios, viabilidade, inovação e possibilidades de alianças estratégicas; Os modelos de negócios aplicados às empresas hoteleiras e localidades turísticas; Estratégias de gestão e planejamento da cadeia de valor, logística de recursos e localização dos modelos de negócios em empresas e localidades turísticas; Segmentação de mercado e princípios de governança em negócios de hotelaria; Fundamentos de gestão financeira e contábil para empresas e localidades turísticas.

- PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TURÍSTICOS

Conceituação e fundamentos de planejamento e gestão de projetos; Estrutura organizacional, etapas e metodologia para gestão de projetos; Gestão de projetos e empreendedorismo na área pública e privada; Comunicação em projetos; Tipologia de projetos em turismo, Considerações temáticas, socioculturais e ambientais em projetos turísticos; Viabilidade econômico-financeira, captação de recursos e fontes de incentivo e financiamento para projetos turísticos.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/39JR9hi


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.