Pós em MBA em Comunicação Corporativa

Nosso curso visa especializar profissionais para gestão da comunicação corporativa entre os vários departamentos e funcionários das organizações, que estão conectados por meio de redes internas de comunicação, por telefone, discussão presencial, e-mail, memorandos e mídias sociais, e a comunicação externa com clientes, fornecedores, distribuidores, investidores, mídias e agências governamentais, considerando que para empresas de qualquer porte, na atualidade, a gestão da comunicação é estratégica e crucial.

 

 

Objetivos:

 

- Transmitir os conceitos mais atualizados sobre a comunicação corporativa, favorecendo o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre a organização e seus empreendimentos e o planejamento de processos inovadores de comunicação dirigidos aos públicos de interesse da empresa;

- Oferecer o conhecimento necessário para o desenvolvimento das atividades de gestão da comunicação corporativa;

- A partir da aplicação do conhecimento adquirido, desenvolver processos integrados de comunicação corporativa, destinados à eficácia do relacionamento com os stakeholders da organização.

 

 

A quem se destina: Graduados em cursos de nível superior nas áreas da comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, comunicação e marketing, administração de empresas, recursos humanos e outras áreas correlatas, que atuam ou desejam preparar-se para o mercado na área da Comunicação Corporativa.

 

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Carga Horária: 420h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

 

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

MATRIZ CURRICULAR:

 

 

- MARKETING ESTRATÉGICO

 

Evolução dos conceitos de marketing, da produção ao conceito de valor. Análise do ambiente organizacional interno, do composto de marketing ao desempenho das diversas variáveis. Análise do ambiente externo; modelos e ferramentas para análise; identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; identificação de possibilidades estratégicas. Visão sistêmica do planejamento e das estratégias organizacionais. Aplicações de marketing para diversos segmentos.

 

- RELAÇÕES PÚBLICAS E GESTÃO DE PÚBLICOS ESTRATÉGICOS

 

Histórico, campo de atuação, funções, objetivos e princípios das Relações Públicas. Relações Públicas e interesse público. Públicos estratégicos em Relações Públicas. Relações Públicas na mediação entre os setores administrativos, os funcionários e os clientes. Programas de Relações Públicas e relacionamento com os públicos estratégicos. Relações Públicas e técnicas de comunicação dirigida.

 

- FINANÇAS APLICADAS À GESTÃO DE PROJETOS CORPORATIVOS

 

Projetos, fundamentação e tipologia. Projetos corporativos e processos de gestão. Sistemas de custeio, estimativas de custos e estruturação de orçamentos. Instituições de mercado e administração financeira. Demonstrações financeiras como instrumento gerencial. Valor do dinheiro e impacto financeiro. Conceituação de risco e instrumentos de avaliação de análises financeiras. Organização prática e estruturação de orçamentos.

 

- COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, IDENTIDADE E REPUTAÇÃO

 

A comunicação corporativa como nova função da administração moderna; Reputação corporativa e imagem organizacional; Imagem institucional, sua importância estratégico e impacto sobre resultados; Planejamento e gerenciamento da comunicação corporativa; O conceito de marca e sua evolução. Identidade visual, branding e construção de marcas líderes. Comunicação empresarial e o reforço da marca. Gerenciamento de marcas. Propaganda corporativa e planejamento.

 

- COMUNICAÇÃO INTERNA E DE ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

A comunicação interna como área estratégica na gestão e no fortalecimento da cultura organizacional. O papel do gestor de comunicação e as novas posturas exigidas pelas organizações. A comunicação interna como instrumento para gerar um diferencial competitivo. Comunicação interna, envolvimento e comprometimento dos colaboradores. A importância da imprensa na formação da imagem corporativa. Estratégias de Assessoria de Imprensa.

 

- GESTÃO DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

 

Conceituação e fundamentos da atividade de eventos. Categorias e tipos de eventos corporativos. Etapas fundamentais para a realização de um evento corporativo. Definição dos públicos de interesse, objetivos e finalidades. Etapas de conceituação, planejamento, organização, coordenação, implantação e avaliação de eventos. Definição das estratégias: previsão orçamentária, análise de variáveis, critério para escolha de local, data e horário e divulgação. Eventos corporativos e sustentabilidade.

 

- MARKETING SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL

 

Responsabilidade social corporativa: conceitos, evolução, atualidades e tendências. Os agentes da responsabilidade social: Estado, ONGs, corporações. O Conceito de Marketing Social, modelos atuais e tendências; Conceitos de consumo consciente; Atuação estratégica de marketing no campo cultural. As corporações e a questão ambiental: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa; indicadores de responsabilidade ambiental. Conceitos e operações de Marketing Ambiental.

 

- PESQUISA DE MARKETING E DE OPINIÃO

 

A prática da pesquisa de campo em marketing, publicidade e propaganda. Os conceitos e problemas metodológicos e das técnicas de pesquisa. Os tipos de pesquisa: quantitativas e qualitativas, de opinião e de mercado. As principais fases de elaboração de um projeto de pesquisa de opinião. A amplitude das pesquisas de mercado. As principais normas da ABNT referentes à pesquisa de mercado e elaboração de relatórios.

 

- TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

 

Evolução da Teoria das Organizações, correntes clássicas e contemporâneas. Passagem da Teoria Administrativa para a Teoria das Organizações. Burocracia como forma de organização. Burocracia e estratégia de desenvolvimento. A Teoria geral dos sistemas e a organização. A teoria Institucional no estudo das organizações, Cultura e organização. Dinâmica organizacional e novas formas organizacionais.

 

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

 

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

 

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/33KbSOa

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

19/10/2021 - (data prevista para início do curso)
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