Mba em educação cognitiva: gestão da aprendizagem mediada


Pós EAD em MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada

TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO COGNITIVA!

A Pós-graduação em MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada é uma oportunidade única de aprimoramento de excelência para profissionais que desejam se destacar no campo das intervenções pedagógicas e na gestão de projetos educacionais voltados para o pleno desenvolvimento cognitivo dos envolvidos.

Ao concluir a pós-graduação, os alunos estarão preparados para:

  • - Atuar na formação continuada, garantindo excelência na esfera educacional e organizacional;
  • - Estimular transformações e expandir a capacidade intelectual dos aprendentes;
  • - Desenvolver habilidades cognitivas e operações mentais, visando aprimorar os processos de aprendizagem;
  • - Analisar os diferentes estilos de aprendizado e a cultura organizacional, assegurando que as oportunidades sejam igualmente acessíveis a todos.

Além disso, por se tratar de um curso EAD de uma instituição reconhecida, a pós proporciona benefícios essenciais:

  • - Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • - Professores de referência no mercado;
  • - Credenciamento e-MEC;
  • - Certificado de 380 horas.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada da São Camilo são:

  • - Potencializar o profissional como mediador de conhecimento, aprimorando as práticas pedagógicas e fortalecendo as habilidades cognitivas dos aprendentes;
  • - Aperfeiçoar a atividade docente para enfrentar os desafios da competitividade global e atender às exigências das organizações em busca de diferenciação no mercado;
  • - Capacitar para projetos de intervenção educacional, concentrando-se no desenvolvimento cognitivo dos aprendentes, fomentando a pesquisa e promovendo uma postura reflexiva diante dos desafios do processo de aprendizagem;
  • - Refletir sobre estratégias de intervenção para aprimorar as habilidades cognitivas dos colaboradores (aprendentes);
  • - Analisar criticamente as políticas públicas e seu impacto na educação continuada, enfrentando os principais desafios do sistema educativo e/ou organizacional;
  • - Compreender os fundamentos da mediação da aprendizagem e sua aplicação nas práticas pedagógicas;
  • - Desenvolver habilidades de pesquisa para contribuir de forma mais efetiva para a educação e aprimoramento contínuo.

PARA QUEM É A PÓS EM EDUCAÇÃO COGNITIVA?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

A MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada é voltada para graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes, bem como, profissionais interessados no estudo do potencial de Inteligência.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um professor? A remuneração do profissional especializado nas novas tecnologias da Educação pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com informações do portal Glassdoor, a remuneração variável de um professor é de R$4.500,00.

VANTAGENS

A Pós EAD em MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada proporciona a aquisição de conhecimentos atualizados em educação cognitiva, capacitando os profissionais a planejar, organizar, executar e avaliar projetos de intervenção cognitiva de maneira eficaz.

  • - Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
  • Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
  • - Provas online;
  • - Horário flexível;
  • - Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
  • Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO

Prof. ANGELICA DO CARMO DA SILVA CHICO

Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2017). Especialista em Neurociências Aplicada à Educação e Aprendizagem pela Universidade Mackenzie UPM (2023), Especialista em Coaching Pessoal e de Equipe pela Metropolitana (2022) , Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, pela FAEP ( 2019),Pedagoga (1997) e Psicopedagoga Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Santo André (1999). Atualmente é Orientadora Educacional e Professora de Orientação/ Projeto de Vida no Colégio Stagio, Professora Conteudista, presencial e EaD, na São Camilo, Tutora dos Cursos de Graduação EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul nas modalidades EaD e presencial e Psicopedagoga Clínica, no consultório Psicoeudaimonia


Carga horária: 380h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- TEORIA DA ATIVIDADE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Desenvolvimento Humano e suas contribuições à educação escolar. A prática pedagógica, suas competências e desafios contemporâneos. O desenvolvimento humano e a aprendizagem: questões teóricas e práticas. Tendências atuais das teorias de aprendizagem e da prática pedagógica. Concepção inatista e ambientalista. A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A mediação do professor nas atividades e nos processos de ensino e de aprendizagem. Classificação das teorias quanto à perspectiva relativa à origem do conhecimento, às relações entre aprendizagem e desenvolvimento, ao papel de fatores culturais e à transferência de aprendizagem.

- MEDIAÇÃO NO ATO DE ENSINAR

Educar a percepção. A percepção, abstração, aprendizagem das relações. Conceitos. As relações dentro das operações mentais. Estrutura e criatividade: em busca da síntese. Aprendizagem e personalidade: interações de fatores. Desenvolvimento social cognitivo. Conceitos da mediação de aprendizagem. Carência de aprendizagem mediada. Aula Mediada. Mediação de habilidades e competências. Critérios necessários à mediação. Estratégias de ensino e aprendizagem. Mediações pedagógicas. Vygotsky, A. N. Leontiev e V. V. Davydov - para a compreensão das relações entre aprendizagem e ensino como processos culturais e historicamente mediados pela atividade humana.

- OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO COGNITIVA I

O marco de referência na Educação atual. Paradigma cognitivo. Mediação axiológica. Os tipos de aprendizagem significativa. Significado da metacognição. Análise do processo cognitivo. As teorias da aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo, suas implicações nas bases epistemológicas das teorias da aprendizagem. As concepções sobre as dificuldades de aprendizagem na aquisição do conhecimento. O desenvolvimento das funções cognitivas e operações mentais. Subjetividade e sentido subjetivo na aprendizagem: implicações pedagógicas. Compreensão do processo de aprendizagem e análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano na perspectiva das múltiplas interações que o ensinar e o aprender implicam

- OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO COGNITIVA II

O marco de referência na Educação atual. Paradigma cognitivo. Mediação axiológica. Os tipos de aprendizagem significativa. Significado da metacognição. Análise do processo cognitivo. As teorias da aprendizagem. Desenvolvimento cognitivo, suas implicações nas bases epistemológicas das teorias da aprendizagem. As concepções sobre as dificuldades de aprendizagem na aquisição do conhecimento. O desenvolvimento das funções cognitivas e operações mentais. Subjetividade e sentido subjetivo na aprendizagem: implicações pedagógicas. Compreensão do processo de aprendizagem e análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano na perspectiva das múltiplas interações que o ensinar e o aprender implicam.

- PROJETOS DE INTERVENÇÕES COGNITIVAS

Abordagem dos diversos tipos de projetos presentes na área educacional. A educação como prática social. Elaboração de projeto. Teoria e prática. Pressupostos antropológicos, epistemológicos e metodológicos. Diferentes modalidades de projetos presentes nos espaços educativos formais e informais. Aplicação dos conhecimentos construídos para a elaboração de projetos em variados contextos.

- MUDANÇAS COGNITIVAS ESSENCIAIS

Conceito de transformação cognitiva. Teoria da Inteligência. Privação cultural. Plasticidade cerebral. Aprender a Aprender. Mudança da estrutura cognitiva. Fundamentos da transformação cognitiva fundamental. Modalidades do desenvolvimento cognitivo. Ato mental. Estudo do pensamento. Processos Cognitivos. Mapa cognitivo. Análise e transformação do ato mental. Funções cognitivas. Operações mentais. Desenvolvimento Psicossexual.

- POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Política. As políticas públicas e a educação básica. O financiamento da educação básica. A singularidade do Plano de Desenvolvimento da Educação-PDE diante do problema da qualidade da educação brasileira. As bases do PDE e Plano de Ações Articuladas dos Municípios-PAR. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- FUNDEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

- ESTUDO DO POTENCIAL COGNITIVO I e II

Análise do potencial para a aprendizagem. Análise dinâmica cognitiva. Mudança da estrutura cognitiva por meio da aprendizagem. Intervenção cognitiva. Análise do funcionamento cognitivo. Análise do processo de aprendizagem. Identificação de funções cognitivas e operações mentais deficientes. Avaliação da transformação cognitiva fundamental. Estimar a transformação cognitiva e investigar como causar alterações na capacidade de aprendizagem do sujeito. Definir o potencial de aprendizagem. Quais são os métodos de ensino e qual é a mediação mais eficaz para produzir uma transformação cognitiva. Avaliar o nível geral de transformações cognitivas fundamentais do sujeito e seu potencial de aprendizagem. Orientação aos professores com estratégias específicas de mediação para a transformação do potencial de aprendizagem do sujeito.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/36SxJFr


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário ou cartão de crédito;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.