Pós em MBA em Gestão Tributária


O impacto da estrutura tributária brasileira vigente tem despertado interesse em diversos agentes, tais como: econômicos, políticos e sociais. A carga tributária brasileira tem sido um assunto constante da pauta dos debates sobre: crescimento econômico, desigualdade social e políticas públicas. Diante da importância da questão, diversas pesquisas têm sido realizadas sobre a carga tributária efetiva das empresas e seus impactos sobre a estrutura de capital e níveis de investimento. A mensuração dos impactos dos tributos incidentes sobre o valor agregado de produtos e serviços (variáveis como: setores econômicos, atividades, porte econômico das empresas, tipo de produtos, região de comercialização e logística e incentivos fiscais) representa um elemento essencial no processo de gestão tributária e criação de vantagem competitiva para os diversos setores econômicos. O curso MBA em Gestão Tributária, por sua vez, encontra-se, em conformidade com a demanda atual do mercado por profissionais especialistas em tributação, que tenham expertise para tomar decisões adequadas e diferenciadas dentro da legislação e que gerem valor para as organizações. O propósito foi estruturar o curso mais próximo da necessidade atual de mercado, visando uma integração e uma contínua adequação às necessidades específicas empresariais.

 

 Objetivos:

- Apresentar os principais aspectos relacionados com a gestão tributária das pessoas físicas e jurídicas, os problemas atuais de tributação e suas implicações econômicas, contábeis, financeiras e sociais;

- Contribuir para uma gestão mais eficaz dos tributos nas organizações, analisando as principais variáveis envolvidas na tomada de decisões relacionadas aos aspectos tributários, visando à otimização de resultados.

 

A quem se destina: O curso destina-se aos Bacharéis em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Direito e demais áreas afins que atuam em empresas e entidades dos setores de serviço, indústria, comércio e alta tecnologia, que tratem com operações tributárias de alta complexidade em suas decisões.

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga horária: 420h.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO EMPREENDEDORA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Propiciar conhecimentos de planejamento estratégico para os participantes desenvolverem habilidades e criar estratégias para melhorar o crescimento empresarial; Noções de empreendedorismo x empresário; a economia empreendedora; empreendimento sistemático; a prática do empreendedorismo.

- ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL

Princípios Gerais da Ética Empresarial, Ética Empresarial e Governança Corporativa, Ética e Governança no Setor Financeiro.

- MATEMÁTICA FINANCEIRA E FINANÇAS APLICADAS A GESTÃO DE TRIBUTOS

A complexidade e a globalização do mercado financeiro tornam a matemática financeira uma ferramenta essencial na gestão das finanças pessoais e empresariais. A matemática financeira pode ser definida como um conjunto de técnicas e formulações matemáticas, com o objetivo de analisar situações financeiras envolvendo o valor do dinheiro no tempo. Esta disciplina apresentará conceitos e técnicas da matemática financeira e suas aplicações. Será enfatizada a parte prática, de forma que a fixação dos conceitos será obtida através de grande número de exercícios, utilizando ferramentas financeiras, em especial a calculadora HP-12C.

- CONTABILIDADE SOCIETÁRIA APLICADA ÀS EMPRESAS

Apresentar uma síntese dos principais temas relacionados à contabilidade empresarial e societária, tendo em vista a elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas das sociedades por ações. Para atingir tal objetivo, aborda questões controvertidas, como a retenção de reservas, a distribuição de dividendos, a avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial, a consolidação das demonstrações financeiras e as combinações de negócios, de acordo com a nova Lei das Sociedades por Ações, a Lei n° 11.638/07, que alterou significativamente a legislação societária brasileira.

- CONTABILIDADE APLICADA AOS TRIBUTOS

Esta disciplina tem como principal objetivo procurar fornecer conhecimentos contábeis e tributários para o enfrentamento, com êxito, do desafio de manter-se atualizado, procurando expor as normas gerais dessa legislação de forma simples e clara, mas com rigor científico, para permitir a correta interpretação das leis e de suas regulamentações, e a aplicação aos casos concretos da atividade empresarial, utilizando a contabilidade como instrumento de gestão tributária.

- ECONOMIA E DIREITO TRIBUTÁRIO

Oferecer uma análise do desenvolvimento econômico brasileiro em termos históricos, cobrindo desde os primórdios de uma economia agroexportadora, o início do processo de industrialização brasileira. Discutir algumas das reformas ocorridas no Brasil no período recente, com a análise da implantação e dos resultados do Plano Real, bem como das reformas relacionadas à inserção internacional do país, à regulamentação do sistema financeiro e às mudanças no papel do Estado. Compreender a teoria do Direito Empresarial e Tributário. Analisar o tributo e suas espécies, o sistema tributário nacional.

- PLANEJAMENTO ESTRATEGICO E FISCAL DE TRIBUTOS

Esta disciplina apresenta os temas mais atuais da Controladoria Estratégica e das funções do controller no moderno ambiente corporativo das empresas de classe mundial. A preocupação básica é transmitir uma nova visão do papel da controladoria, como um departamento que também, é responsável pela gestão tributária e destacar as oportunidades de contribuir para a gestão das empresas na obtenção de êxito nas metas estratégicas. Propiciar conhecimentos legislativo e prático para os participantes desenvolverem habilidades para a Gestão dos Impostos sobre a Produção e a Circulação de Mercadorias e Serviços – IPI, ICMS e ISS; Gestão do Imposto de Renda das pessoas jurídicas.

- GESTÃO TRIBUTÁRIA INTERNACIONAL

Propiciar conhecimentos legislativos e práticos, para que os participantes desenvolvam habilidades para a Gestão de Tributos Internacionais.

- QUESTÕES ESPECIAIS EM GESTÃO DE TRIBUTOS

O objetivo desta disciplina é discutir os principais assuntos que atualmente afetam a sociedade empresarial com foco na área de Gestão das contribuições previdenciárias trabalhistas.

- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIORES

A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/3of5aeg

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.

23/11/2021 - (data prevista para início do curso)
Ver investimento INSCREVA-SE