Pós em Enfermagem em Urologia


O curso de especialização na área de enfermagem urologia, envolvem o conhecimento na área tecnológica e científica da fisiopatologia do sistema urinário, com o interesse por entender e aprender mais sobre o tema tem corroborado para muitos estudos na área urológica. É de extrema importância para a vida a função adequada do Sistema Urinário. A principal função é manter o estado de homeostasia do organismo regulando os líquidos e eletrólitos, removendo os resíduos e fornecendo hormônios envolvidos na produção de eritrócitos, metabolismo ósseo e hipertensão. É comum haver disfunções desse sistema, podendo ocorrer em qualquer idade, sexo e com graus variados de intensidade, podendo ser uma comorbidade para a vida toda. Visando atender a esta demanda, o curso Enfermagem em Urologia prepara o aluno para ser um profissional de alta qualidade para este relevante setor.

Objetivos:

O curso Enfermagem em Urologia objetiva a formação de profissionais dotados de conhecimento pautados no tecnológico e científico, abordando as habilidades para desenvolver as ações e cuidados voltadas a pacientes urológicos, em diferentes contextos, tanto nas unidades hospitalar, ambulatorial e domiciliar, além de gerenciar situações cotidianas da equipe assistencial e dos cuidadores e familiares de pacientes da área de urologia, além de:

- Capacitar o enfermeiro para relacionar os aspectos técnico-científicos sobre os principais temas que orientam a prática em enfermagem em urologia;

- Incentivar o enfermeiro a aplicar o aprendizado na área de enfermagem em urologia;

- Habilitar o enfermeiro a gerenciar situações cotidianas ao paciente urológico, considerando o contexto em que este está inserido.

A quem se destina: Profissionais graduados em enfermagem de instituições públicas ou privadas que tenham interesse em aprender sistematização de enfermagem urológica, bem como as determinações do Ministério da Saúde para esta finalidade, de modo a conhecer as principais condições patológicas neste contexto.

 

Clique aqui e baixe o resumo completo do curso

Carga Horária: 380h 

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

- TECNOLOGIA EM SAÚDE

Aprimorar o conhecimento com foco nos avanços tecnológicos, envolvendo o manejo dos equipamentos, manutenção preventiva, possibilitando a implementação de estratégias contínuas de capacitação para lidar com os avanços e aprimoramentos neste contexto, com foco na qualidade da assistência, o uso das tecnologias na enfermagem em UTI, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas., e agir no cuidado do cliente.

- ANATOMIA E FISIOLOGIA UROLÓGICA

Conhecer as Estruturas que compõe o Sistema Urinário e Genital, anatomia e fisiologia da micção, e semiologia urológica.

- ASSISTÊNCIA CLÍNICA E CIRÚRGICA EM UROLOGIA

Abordar as atividades de enfermagem no contexto prático pautados no conhecimento técnico científico com foco ao atendimento ao paciente com doenças urológicas, tanto em contexto clínico quando cirúrgico, e quanto as particularidades da urologia pediátrica.

- PATOLOGIAS UROLÓGICAS E UROGENITAIS

Neoplasias do trato urinário superior e adrenal, neoplasias do trato urinário inferior e genital, principais doenças do Sistema Urinário e cuidados de enfermagem frente às patologias.

- UROLOGIA AMBULATORIAL

Fomentar a importância da realização de atividades de enfermagem no contexto da sistematização da assistência de enfermagem no contexto ambulatorial, frente a necessidade de atendimento ao paciente com doenças crônicas, que necessitam de acompanhamento prolongado

- URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM UROLOGIA

Infecção urológica, urgências e emergências traumáticas e não traumáticas, e os cuidados prestados nas situações citadas

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; avaliar a aprendizagem do aluno.

- AVALIAÇÃO FINAL

 

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/3nREOwP

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.