O Dia Internacional da Enfermagem é uma data muito importante para a área da saúde e para os enfermeiros em todo o mundo. Neste dia, celebramos a dedicação e o comprometimento desses profissionais que são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar de todos nós. Nesta data, conheça a origem do Dia Internacional da Enfermagem e como surgiu essa profissão.

Origem da profissão

A enfermagem é uma profissão antiga, que remonta a tempos pré-históricos. No entanto, a enfermagem moderna surgiu no século XIX, com o trabalho pioneiro de Florence Nightingale, a "dama da lâmpada" e de outras enfermeiras que seguiram seus passos. 

Florence foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por seus esforços durante a Guerra da Crimeia, quando organizou o atendimento aos feridos e doentes e melhorou significativamente as condições sanitárias do hospital militar onde trabalhava. Depois da guerra, ela voltou para a Inglaterra e fundou a primeira escola de enfermagem do mundo, a Escola Nightingale, que ainda existe hoje.

A partir daí, a enfermagem passou a ser vista como uma profissão altamente qualificada e especializada, que requer uma formação específica e contínua para garantir a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

Em 1965, o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) escolheu o dia 12 de maio, data de nascimento de Florence Nightingale, como o Dia Internacional da Enfermagem. Desde então, a data é celebrada em todo o mundo como forma de homenagear os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado e assistência aos pacientes. No Brasil, o dia 12 também é celebrado como Dia do Enfermeiro, em homenagem a Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente para desempenhar seu papel em combates militares.

Hoje em dia, a enfermagem é uma das profissões mais importantes e respeitadas em todo o mundo, com uma grande demanda por profissionais qualificados e bem treinados. E é graças ao trabalho de Florence Nightingale, Ana Néri e de tantos outros profissionais que a enfermagem se tornou uma ciência e uma arte capaz de salvar vidas e proporcionar conforto e cuidado aos pacientes.

 

Compartilhe essa notícia