Nossa história


   Os camilianos chegaram ao Brasil em setembro de 1922. O iniciador, Pe. Inocente Radrizzani, e seu companheiro de missão, Pe. Eugênio Dalla Giacoma, gostavam de recordar a exultação e o deslumbramento que experimentaram ao avistar a cidade maravilhosa, a qual adotaram como sua nova pátria, na época, ainda ornamentada por ocasião da celebração do centenário da independência do Brasil.

   Hoje os religiosos camilianos estão presentes em sete estados do Brasil, tendo sua casa-mãe e suas principais instituições na cidade de São Paulo. Há diversas entidades beneficentes que atuam na área religiosa, da saúde e do ensino, inspiradas no Evangelho e pautadas pelas diretrizes pastorais e pelas normas éticas da igreja católica, destacando-se, entre elas, a “Sociedade Beneficente São Camilo” (na área do serviço à saúde) e a “União Social Camiliana” (na área do ensino). Há, também, vários hospitais espalhados pelo Brasil, próprios e de terceiros, clínicas e postos de saúde, bem como escolas para a formação de profissionais da saúde.

   Quanto à vida e à saúde, as entidades camilianas procuram respeitar todas as dimensões humanas – biológica, psíquica, social e espiritual –, empenhando-se em promovê-las, preservá-las e delas cuidar, segundo os valores éticos, cristãos e eclesiais, desde o momento inicial da vida até o seu fim natural. Quanto à administração das entidades, todas elas se empenham na busca incessante de novos conhecimentos humanos, científicos, tecnológicos, éticos e pastorais, garantindo a utilização sustentável e inovadora dos recursos, em vista da humanização das relações e dos processos, bem como da qualidade dos serviços prestados.

   Na América Latina, além do Brasil, os camilianos estão presentes e atuantes na pastoral da saúde e no ensino da bioética na Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Haiti, e desenvolvem atividades esporádicas também em outros países.

Nossos Valores

   A família camiliana está a serviço da pessoa no que ela tem de mais precioso: a vida e a saúde. Seu campo de ação é o mundo da saúde, prevenindo a doença, cuidando dos doentes na globalidade do seu ser e reinserindo-os na sociedade.

Missão

   Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.

Visão

   Ser uma organização de referência nas áreas da educação e da saúde, com ações que promovam a melhoria da qualidade de vida na sociedade.

Compromisso

   Educar para promover a saúde é um meio de desenvolver a sociedade e de minimizar a desigualdade entre as pessoas. De acordo com a Filosofia Acadêmica Camiliana, o conceito de saúde exige uma abordagem vinculada à noção de “bem-estar” do ser humano integral.

   O Centro Universitário São Camilo coopera positivamente para a saúde, priorizando o bem-estar do meio social em que está inserido, contribuindo para formar pessoas cujo trabalho reflita esse mesmo compromisso.