A Fisioterapia Dermato-Funcional está ligada ao estudo de técnicas para lidar com a prevenção e a recuperação de danos no chamado sistema tegumentar, ou seja, a pele. Trata-se de uma prática um pouco diferente da profissão, mas que faz parte do escopo de estudos do curso de Fisioterapia convencional.

A Fisioterapia relaciona-se ao tratamento de problemas funcionais em órgãos e sistemas — e é exatamente isso que a pele é: um órgão e, ao mesmo tempo, um sistema. Então, a Fisioterapia Dermatofuncional envolve soluções para todo tipo de prevenção e solução estética: gordura localizada, obesidade, flacidez da pele, cicatrizes, estrias, fibroedemas e outros.

Quer saber mais sobre como funciona a Fisioterapia Dermato-Funcional na prática? Confira a seguir 4 fatos sobre esta área de atuação.

1. O fisioterapeuta atua na prevenção e recuperação dos pacientes

O profissional da fisioterapia dermato funcional não é acionado apenas para realizar procedimentos quando o paciente já apresenta um problema ou deseja fazer algum tipo de intervenção para melhorar a aparência.

Ele atua na prevenção, indicando produtos e procedimentos que, aliados à alimentação correta, podem evitar diversos males, sejam eles estéticos ou funcionais. Sendo assim, o fisioterapeuta dermato funcional pode ser procurado para garantir um futuro com melhor qualidade da saúde e da estética.  

2. É possível atuar em casos de procedimentos não invasivos

As principais atividades de um fisioterapeuta dermatofuncional estão ligadas à reabilitação de pacientes com mastectomia, queimados e cicatrizes pós-traumáticas, bem como no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Além disso, o profissional também pode atuar em procedimentos de baixa complexidade:

- Flacidez, cicatrizes, estrias e gordura localizada;
- Pré e pós-cirurgia plástica;
- Queimaduras;
- Envelhecimento da pele;
- Úlceras de pressão.

3. Oportunidades de parceria com outros profissionais da saúde

Para atuar em diversos casos que citamos aqui, o fisioterapeuta dermatofuncional precisa trabalhar com uma equipe multidisciplinar, que reúne especialistas clínicos, enfermeiros, cirurgiões, nutricionistas e até outros fisioterapeutas, para oferecer um acompanhamento e tratamento completos e adequados ao paciente.

4. Mais chances de trabalhar numa área requisitada

Nos últimos anos, a procura por procedimentos estéticos não-cirúrgicos têm se tornado cada vez mais frequentes, crescendo consideravelmente. Neste cenário, o mercado passa a buscar cada vez mais pelo trabalho de cirurgiões plásticos, dermatologistas e outras profissões ligadas à estética.

 

É necessário se especializar na área?

Se você é um profissional da fisioterapia e gostaria de seguir um caminho nessa profissão, é recomendável que busque uma especialização, o que garante a dominância das competências necessárias para atender cada caso e procedimento.

O curso de Pós EAD em Fisioterapia Dermato-Funcional oferece um programa multidisciplinar, conduzido e desenvolvido por especialistas, mestres e doutores na área.

Além das capacidades técnicas para o tratamento e reabilitação, o curso prepara o profissional para a compreender melhor o perfil deste paciente, promover a reabilitação de forma ampla ao paciente com disfunção do tecido tegumentar; e traçar estratégias de integração entre a equipe médica, paciente e família, focando na atuação prática do profissional no cotidiano clínico.

As aulas, dinâmicas e atividades são 100% online, e podem ser acessadas de qualquer lugar, em qualquer momento. Assim, é possível conciliar a rotina e compromissos profissionais com o curso e atingir o nível de especialista na área. Conheça a pós-graduação.
 

Compartilhe essa notícia