1. Porque devemos ter mais cuidado com a pele no verão?

Durante o verão, a exposição à radiação solar aumenta, podendo causar diversos efeitos adversos à pele, como queimaduras, manchas, acne solar e até mesmo câncer.

Sendo assim, os cuidados com a pele, especialmente em áreas como o rosto, colo, ombros, mãos e braços, são fundamentais para garantir não apenas o bem-estar estético, mas também a saúde.

 

  1. Quais são os principais riscos para a pele no verão?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), algumas das doenças de pele mais comuns no verão são: acne solar, queimaduras solares, dermatite seborreica, rosácea, micoses e melasma.

  • Acne solar: Devido ao maior contato com os raios ultravioleta sem proteção, a pele fica ressecada e precisa aumentar a produção de sebo para repor a oleosidade natural. Isso leva ao surgimento de acne solar mesmo em pessoas que não costumam ter espinhas.

 

  • Queimaduras solares: Representam o principal problema para a pele no verão e são causadas pela exposição exacerbada e desprotegida aos raios ultravioleta. Deixam a tez avermelhada e sensível, podendo causar o surgimento de bolhas.

 

  • Dermatite seborreica: É uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão. É mais frequente na pele oleosa, e a incidência pode aumentar no verão devido às mudanças climáticas.

 

  • Rosácea: É uma doença crônica caracterizada por vermelhidão excessiva no rosto. No verão, a rosácea pode piorar devido ao aumento da temperatura e ao ressecamento da pele, deixando-a ainda mais sensível.

 

  • Micoses: As temperaturas elevadas do verão e a umidade do ar ajudam a aumentar a oleosidade da pele, criando condições favoráveis para o surgimento dos fungos que causam as micoses.

 

  • Melasma: No verão, a exposição prolongada aos raios UVB e UVA leva ao surgimento de manchas escuras na pele, chamadas melasmas. Elas são mais frequentemente observadas no rosto.

 

  1. Como cuidar da pele do rosto no verão?

A pele do rosto é uma das principais preocupações durante o verão, pois, ao contrário das demais partes do corpo, ela não pode ser coberta com vestimentas e está constantemente exposta aos raios solares.

Sendo assim, para reduzir os riscos de surgimento de doenças de pele no verão, é fundamental estabelecer alguns hábitos, tais como:

 

Evitar exposição solar excessiva

Com o aumento da incidência da radiação solar sobre a Terra, deve-se evitar a exposição solar direta durante as horas de pico, geralmente entre 10h e 16h. Ao sair durante esse período, use chapéus de abas largas e óculos de sol para proteger o rosto dos raios solares. 

Se passar muito tempo exposto ao sol, utilize produtos pós-sol para acalmar a pele, como géis de aloe vera.

 

Intensificar o uso de protetor solar

A SBD recomenda o uso diário de protetores solares com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, mesmo em dias nublados. 

É crucial que o protetor solar proteja contra UVA e UVB, e seja aplicado 30 minutos antes da exposição solar para que a pele possa absorvê-lo. Reaplique o protetor a cada duas horas, ou mais frequentemente se estiver nadando ou suando. 

Para quem tem tendência à acne, opte por produtos não comedogênicos e protetores solares oil-free para evitar a obstrução dos poros.

 

Aumentar a hidratação interna e externa

A exposição ao sol pode causar desidratação e ressecar a pele. Assim, a hidratação é fundamental e deve ser feita interna e externamente.

Para hidratação externa, é crucial consultar um dermatologista para que o profissional indique o hidratante adequado para cada tipo de pele. Os produtos mais recomendados para o verão são aqueles com formulação leve e livre de óleo.

A hidratação interna depende da ingestão de líquidos, especialmente água, que ajuda a manter a pele saudável de dentro para fora.

 

Limpar o rosto regularmente 

No verão, há um aumento do suor e da oleosidade da pele, além do resíduo deixado pelo protetor solar. Portanto, é fundamental limpar o rosto regularmente, utilizando um limpador suave que não resseque a pele, conforme a orientação do dermatologista.

 

Consultar um especialista

Antes de considerar produtos e tratamentos dermatológicos específicos para o verão, é crucial consultar um especialista em cuidados com a pele. Esse profissional poderá analisar suas necessidades e particularidades. 

Profissionais da área de dermatologia, estética e cosmetologia devem se manter atualizados e especializados para oferecer um atendimento seguro e eficaz aos seus pacientes.

Conheça os cursos da Pós EAD São Camilo que se relacionam com essas áreas fundamentais:

Compartilhe essa notícia