Uma estrutura eficiente de controle é fundamental para a boa administração pública. Por isso, os gestores públicos se veem constantemente na necessidade de investir no aprimoramento das ações de controle dos órgãos. Da mesma forma, os controladores e os auditores têm tido suas competências cada vez mais exigidas diante dos desafios propostos.

Para ajudar no aperfeiçoamento desses profissionais, daqueles que estão em busca de uma especialização ou dos que desejam obter mais informações sobre a área da gestão pública, como no caso dos concurseiros que pretendem ingressar na área de controle da administração pública, seja interno ou externo, a Pós São Camilo selecionou uma lista com 5 livros para leitura. Confira abaixo:


Controle Externo – Estudos Temáticos

Autores: Evandro Martins Guerra e Sebastião Helvecio Ramos de Castro

A obra trata de temas jurídicos contemporâneos, relativos à área de controle da Administração Pública, abarcando tópicos de Direito Administrativo, Financeiro, Constitucional, Previdenciário, entre outros, em face do caráter eminentemente multidisciplinar que marca o controle externo. Buscou-se não apenas a tratativa teórico-científica, mas, também, anotações de ordem pragmática, com vistas a alcançar o gestor público na sua práxis diária.


Controle da Eficiência do Gasto Orçamentário

Autora: Ana Carla Bliacheriene

Diante da premência de estudos sobre a qualidade do gasto público, o livro trata, por meio da análise dos modelos de gestão (do clássico ao participativo), dos mecanismos de controle interno e externo da eficiência do gasto orçamentário. Demonstra a necessidade de controle dos chamados 4Es (economicidade, eficiência, efetividade e eficácia) na execução das políticas públicas e na correspondente execução orçamentária. Destaca o novo papel do Poder Judiciário no controle do ciclo das políticas públicas, bem como as contradições da jurisprudência vigente.


Controle Externo dos Regimes Próprios de Previdência Social

Autor: Luiz Henrique Lima Alexandre

A obra reúne estudos de Ministros e de Conselheiros Substitutos nas Cortes de Contas Brasileiras, aliando a análise de temas teóricos associados à previdência pública ao exame de casos concretos enfrentados na sua atuação cotidiana. Trata-se de um livro destinado a ser referência permanente para todos os interessados na matéria, especialmente auditores de controle externo e interno, gestores e responsáveis dos RPPS, contadores, juristas, legisladores e pesquisadores. Constitui mais uma importante contribuição da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Editora Fórum ao aprimoramento da gestão pública em nosso país.


Controle Interno e o Foco nos Resultados

Autor: Ronald da Silva Balbe

O livro descreve o surgimento e o funcionamento dos órgãos de controle interno no Brasil, bem como apresenta os resultados da atuação desses órgãos. A partir da revisão da bibliografia produzida no âmbito da administração e da ciência política, traça-se o pano de fundo do trabalho mediante a discussão sobre as reformas na administração pública e a descrição das principais características da atividade de controle, com destaque para os avanços mais recentes, notadamente o surgimento da auditoria de desempenho, denominada, no âmbito do Governo Federal, de Avaliação da Execução de Programas de Governo.


Gestão Pública: Abordagem Integrada da Administração e do Direito Administrativo

Autores: Antonio Cesar Amaru Maximiano e Irene Patrícia Nohara 

Esta obra equilibra conteúdos de Direito Administrativo e de Administração, selecionados conforme um critério de utilidade continuada. Isso significa que esses conteúdos são ideias – definições, doutrinas, conceitos e ferramentas clássicas – de validade comprovada pela prática e de uso cotidiano, independentemente da conjuntura. Um livro, em resumo, para ser utilizado como texto no ambiente de aprendizagem, seja na graduação ou em escolas especializadas na capacitação de servidores públicos, e também como material de consulta profissional. Livro-texto para a disciplina Gestão Pública dos cursos de graduação, escolas de governo, especialização e programas de pesquisa na área de Gestão Pública. Leitura complementar para as disciplinas Direito Administrativo e Parcerias Público-Privadas. Conteúdo de grande interesse para servidores públicos e consulta profissional.

 

Há muitos outros livros relevantes sobre a gestão pública, e para quem está estudando para concursos ou para uma pós-graduação, a atualização por meio da leitura de artigos e ensaios, por exemplo, é de suma importância.

 

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos na área da gestão e aperfeiçoar sua carreira profissional, confira a pós-graduação a distância em Licitações e Compras Públicas Sustentáveis, do Centro Universitário São Camilo, e construa uma trajetória profissional de sucesso!

 

Fontes: LinkedIn / Gen.Negócios e Gestão

Compartilhe essa notícia