A biotecnologia é uma ferramenta essencial na manipulação de organismos vivos para a produção ou modificação de produtos geneticamente. 

Com o constante progresso tecnológico e a expansão de suas áreas de atuação, a biotecnologia tem desempenhado um papel crucial em diversos campos, com destaque para a saúde e a medicina, notadamente no desenvolvimento de vacinas.

Atualmente, sua contribuição mais destacada é na produção de vacinas contra o vírus causador da COVID-19.

 

Como a biotecnologia atua no desenvolvimento de vacinas?

O processo de fabricação de vacinas envolve o uso de substâncias e microrganismos inativados ou atenuados que, ao serem introduzidos no organismo, auxiliam o sistema imunológico a reconhecer e combater o agente causador da doença, resultando na produção de anticorpos.

A biotecnologia molecular desempenha um papel crucial no desenvolvimento de vacinas ao promover estudos e pesquisas para formulações seguras e imunogênicas. Isso contribui para que o organismo responda de maneira mais rápida e eficaz às vacinas, reduzindo o número de hospitalizações, os custos com medicamentos e promovendo o bem-estar da população.

Entre as contribuições da biotecnologia para o desenvolvimento de vacinas, destacam-se:

  • Vacinas de terceira geração, criadas a partir de material genético (DNA ou RNA), capazes de gerar resposta imune celular e humoral;
  • Antígenos recombinantes, que podem ser produzidos por meio de técnicas de DNA recombinante, representando uma alternativa custo-efetiva para o desenvolvimento de vacinas;
  • RNA mensageiro, uma tecnologia avançada utilizada em várias vacinas, como as contra a COVID-19, que instrui as células do corpo a produzirem proteínas semelhantes às do vírus;
  • Produção de vacinas em larga escala, para atender às necessidades da população de forma eficaz e rápida.

 

Além dessas aplicações, a biotecnologia também desempenha um papel crucial na purificação dos componentes da vacina, assegurando a remoção de impurezas e resíduos por meio de técnicas avançadas de bioprocessamento. Dessa forma, as vacinas chegam à população de forma segura e confiável.

 

Como se tornar um especialista em biotecnologia?

Para se destacar na contribuição para o desenvolvimento de vacinas através da Biotecnologia, é essencial buscar uma formação especializada e estar constantemente atualizado.

Pensando nisso, a Pós EAD São Camilo oferece o curso de Pós-graduação EAD em Biotecnologia. Este programa tem como propósito capacitar os alunos com um amplo conjunto de conhecimentos, abrangendo áreas como:

  • Microbiologia Básica, Biologia Básica e Biologia Clínica;
  • Biossegurança Laboratorial e Controle de qualidade;
  • Biotecnologia aplicada a Bacteriologia, Bioinformática e Engenharia Genética;
  • Biotecnologia Microbiana e Cultura de Células em Biotecnologia;
  • Doenças humanas causadas por microorganismos;
  • Microbiologia Ambiental e de alimentos;
  • Empreendedorismo.

 

Se você almeja se tornar um profissional qualificado e atualizado na área de Biotecnologia, este curso representa uma oportunidade excelente para impulsionar sua carreira.

SAIBA MAIS AQUI: Pós em Biotecnologia

 

REFERÊNCIAS

DINIZ, Mariana de Oliveira; FERREIRA, Luís Carlos de Souza. Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 70, p. 155-168, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/zkfCDkm6tCH3cCzKghrRsCG/. Acesso em: 16 out. 2023.

SPECTRUN. A relação da biotecnologia com o desenvolvimento de vacinas. Spectrun, 2020. Disponível em: https://www.spectrun.com.br/blog/ciencias-biomedicas/biotecnologia-aplicada-ao-desenvolvimento-de-vacinas/. Acesso em: 16 out. 2023.

Caldeira, M. A. C. O., & Padoin, M. J. (2016). Biotecnologia aplicada à produção de vacinas em uma abordagem metodológica com recursos audiovisuais. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_bio_unioeste_mariaaparecidacostadeoliveiracaldeira.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

PFIZER. O que são as vacinas de RNA mensageiro e como essa tecnologia também pode tratar doenças? Pfizer Brasil, 03 nov. 2022. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/o-que-s%C3%A3o-vacinas-de-rna-mensageiro. Acesso em: 16 out. 2023

Compartilhe essa notícia