1. Fisioterapia Estética e cirurgias plásticas

A Fisioterapia Estética, como uma vertente abrangente da fisioterapia tradicional, desempenha um papel fundamental que abarca diversas áreas de atuação, dentre as quais se destacam o pré e o pós-operatório de cirurgias plásticas.

Neste campo, o fisioterapeuta utiliza técnicas e abordagens específicas para otimizar a elasticidade e o tônus muscular, melhorar a circulação sanguínea e linfática, bem como aliviar tensões musculares e reduzir edemas. 

Essas medidas contribuem para minimizar possíveis desconfortos no momento da cirurgia e, consequentemente, favorecem um processo de recuperação mais tranquilo e eficiente.

 

  1. Fisioterapia no pré-operatório

Durante a fase pré-operatória, o fisioterapeuta desempenha um papel fundamental, visando preparar adequadamente o corpo do paciente para o procedimento cirúrgico, o que resulta em melhores desfechos tanto durante como após a cirurgia.

Para alcançar esse objetivo, são empregadas técnicas manuais e estimulações específicas por meio de dispositivos apropriados. Essas abordagens visam fortalecer o organismo do paciente, de forma a permitir uma resposta mais eficaz aos impactos gerados pela cirurgia. 

Os benefícios proporcionados pelo uso da fisioterapia no pré-operatório incluem:

  • Prevenção de edemas e redução de hematomas no período pós-operatório;
  • Estímulo à nutrição dos tecidos para reduzir a incidência de cicatrizes e aderências;
  • Melhora significativa na aparência da pele através da estimulação que revitaliza a vascularização, proporcionando maior fornecimento local de oxigênio;
  • Preparação do organismo, desintoxicação geral, e melhora na oxigenação e no retorno venoso para descongestionar os vasos sanguíneos;
  • Preservação da capacidade respiratória, especialmente em procedimentos como a abdominoplastia, garantindo uma melhor função pulmonar durante a recuperação;
  • Recuperação de áreas com hipoestesia para restabelecer a sensibilidade normal nos locais afetados;
  • Fornecimento de orientações gerais para um retorno mais breve à rotina habitual, contribuindo para uma reintegração bem-sucedida após a cirurgia plástica.

 

  1. Fisioterapia no pós-operatório

Na fase de recuperação do paciente após a cirurgia plástica, o fisioterapeuta atua para reduzir desconfortos e potencializar os resultados do procedimento.

Nesse sentido, equipamentos que aplicam correntes elétricas de baixa frequência são utilizados, contribuindo para estimular a cicatrização dos tecidos, diminuindo a formação de cicatrizes indesejadas e reduzindo ardências. Além disso, esse tipo de tratamento ajuda a eliminar dores, edemas e hematomas comuns após cirurgias.

Outro aspecto relevante é a melhora da capacidade respiratória do paciente, uma vez que a dor pós-cirúrgica pode afetar a respiração. O fisioterapeuta também ajuda a recuperar as articulações do corpo que podem ter sido comprometidas pela imobilização.

Dentre os inúmeros benefícios alcançados por meio do tratamento fisioterapêutico no pós-operatório, destacam-se:

  • Alívio efetivo de dores, edemas, hematomas e desconfortos resultantes do procedimento cirúrgico;
  • Contribuição significativa para a regeneração dos tecidos;
  • Melhoria do fornecimento local de oxigênio, visando evitar a ocorrência de isquemia;
  • Prevenção eficaz de aderências e retrações de cicatrizes, bem como cicatrizes hipertróficas;
  • Proteção contra contraturas musculares que podem surgir em decorrência dos desconfortos pós-cirúrgicos;
  • Melhora da sensibilidade local após a cirurgia;
  • Redução considerável do risco de complicações, como trombose venosa profunda;
  • Manutenção das amplitudes articulares e do fluxo sanguíneo em níveis normais.

 

  1. Como se especializar em Fisioterapia Estética?

A área da estética tem apresentado um crescimento contínuo, com avanços tecnológicos e constantes descobertas. No Brasil, esse crescimento é ainda mais notável, considerando que o país é um dos líderes globais em cirurgias plásticas.

Se você deseja investir em um mercado de trabalho promissor, o Centro Universitário São Camilo oferece a Pós-graduação EAD em Fisioterapia Estética. Esse programa foi desenvolvido para proporcionar conhecimentos abrangentes sobre técnicas manuais e utilização de equipamentos, enfatizando o autocuidado. 

Não perca essa oportunidade! Clique aqui para obter mais informações sobre o curso!

 

  1. REFERÊNCIAS

SBCP-SC. O papel da fisioterapia na recuperação da cirurgia plástica. Publicado em 09/02/2019. Disponível em: https://sbcp-sc.org.br/artigos/o-papel-da-fisioterapia-na-recuperacao-da-cirurgia-plastica/. Acesso em: 03 ago. 2023.

Compartilhe essa notícia