Você já deve ter percebido que os melhores profissionais - e mais bem remunerados - quase nunca são generalistas. A formação generalista que se obtém na graduação deve ser apenas o ponto de partida para a especialização, o alicerce para a construção de competências mais complexas e específicas.

 

A razão óbvia é que não existem pacientes, problemas ou soluções generalistas. Cada paciente é único, cada problema e solução têm algum grau de especificidade. A especialização para um Farmacêutico, por exemplo, não é um luxo.

 

Farmacêutico na Oncologia: um profissional essencial no cuidado  com o paciente

Uma das áreas que exige mais do que a formação generalista pode dar é a Oncologia. Se o câncer é uma doença assustadora, o tratamento é complexo, longo e difícil; quase sempre submetendo o paciente ao desgaste emocional e a uma pesadíssima carga de remédios. Nesse contexto, a assistência farmacêutica traz grandes benefícios aos pacientes oncológicos.

 

Marta Karlinski diz que “a Assistência Farmacêutica é uma prática profissional no qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico, tem por objetivo alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente, apresenta caráter sistêmico, multidisciplinar e envolve o acesso a todos os medicamentos considerados essenciais”.

 

É certo que o farmacêutico é um importante membro da equipe de saúde na oncologia e responsável pela gestão farmacológica, ação que faz parte de um conjunto de procedimentos necessários para promover e recuperar a saúde do paciente. É importante ressaltar que a prática clínica do farmacêutico a oncologia tem foco no aconselhamento e monitoramento da terapia farmacológica.

 

O papel do farmacêutico na Oncologia

O farmacêutico especializado em Farmácia Clínica em Oncologia contribui com a equipe multiprofissional na prevenção, promoção e recuperação da saúde dos pacientes em tratamento de câncer através do gerenciamento do uso dos medicamentos. Algumas das atribuições do farmacêutico oncológico são:


 

  • Desenvolver atividades de farmácia clínica e cuidados farmacêuticos ao paciente com câncer, visando o uso seguro dos medicamentos e promovendo a integração do profissional com as equipes assistenciais, o paciente e seus familiares.
  • Participar nas comissões técnicas e científicas da Instituição, colaborando com a disseminação do conhecimento.
  • Atuar ativamente na identificação precoce, prevenção, orientação e no monitoramento de possíveis reações adversas.
  • Garantir as condições ideais de preparo de medicamentos, considerando as características físico-químicas e microbiológicas.
  • Fazer a seleção de medicamentos e a qualificação técnica de fornecedores.
  • Zelar pela garantia e controle de qualidade de medicamentos estéreis.

 

Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica em Oncologia

É impossível exagerar a importância de um farmacêutico, mas um farmacêutico especializado em Farmácia Clínica em Oncologia pode fazer muito mais pelos seus pacientes, e trilhar caminhos inacessíveis ao profissional apenas graduado. Se você quer ser um farmacêutico capacitado no cuidado de pacientes oncológicos, conheça a especialização do Centro Universitário São Camilo.

 

Compartilhe essa notícia