Qual é o papel da enfermagem na segurança do paciente?

A segurança do paciente é uma prioridade essencial nos cuidados de saúde, visando a redução de riscos e danos desnecessários. 

Nesse contexto, os enfermeiros e enfermeiras desempenham um papel crucial, pois estão em constante contato com os pacientes, tornando-se os principais responsáveis pela prestação de cuidados assistenciais eficazes e seguros.

Além de administrar tratamentos e medicamentos, os enfermeiros têm a responsabilidade de monitorar de perto a condição dos pacientes, identificar possíveis sinais de complicações e agir prontamente para prevenir eventos adversos. 

Eles também atuam na comunicação interprofissional, garantindo que todas as informações relevantes sobre o paciente sejam compartilhadas de forma precisa e oportuna entre os membros da equipe de saúde.

Portanto, a enfermagem possui um papel central na promoção da segurança do paciente, trabalhando para garantir que os cuidados prestados sejam de alta qualidade, livres de danos e alinhados com as melhores práticas clínicas e padrões de segurança.

Quais os danos e incidentes que comprometem a segurança do paciente?

Em segurança do paciente, dano é definido como qualquer lesão física ou psicológica, sofrimento, prejuízo à estrutura ou função do corpo e até mesmo morte. Eles podem ser classificados em diferentes níveis de gravidade:

  • Nenhum: Consequência assintomática ou sem efeito detectado. Não há necessidade de tratamento.
  • Leve: Consequência é sintomática, com sintomas ligeiros de curta duração. Sem intervenção ou com uma intervenção mínima requerida.
  • Moderado: Consequência sintomática, requerendo intervenção, aumento na estadia ou causando danos permanentes ou a longo prazo.
  • Grave: Consequência encurta a esperança de vida ou causa grandes danos permanentes ou a longo prazo. Requer intervenção ou grande intervenção médico/cirúrgica.
  • Morte: Consequência é a perda da vida do paciente, que é causada ou antecipada a curto prazo pelo incidente.

 

Por sua vez, as ocorrências que levam ou têm a possibilidade de causar danos não intencionais ao paciente são chamadas de incidentes.

Alguns dos principais incidentes que prejudicam a saúde do paciente são:

  • Infecções associadas a feridas operatórias, sondas e cateteres
  • Erros em administração clínica, passagem de plantão, transferência de cuidado e identificação do paciente.
  • Erros nos procedimentos clínicos, intervenções, diagnósticos e contenção física.
  • Erros na prescrição, na dose administrada, na via de administração, medicamento fora de validade, reação medicamentosa.
  • Comportamento inadequado do paciente ou do profissional, como imprudência, evasão, falta ao trabalho ou ainda agressão física ou verbal.
  • Acidentes do paciente causados por quedas e lesões físicas em geral.

Quais são as metas da segurança do paciente?

Para garantir a implementação da segurança do paciente, a Joint Commission International, em colaboração com a OMS (Organização Mundial de Saúde), desenvolveu seis metas internacionais de segurança.

As metas de segurança do paciente têm o objetivo de impulsionar melhorias específicas na prestação de cuidados de saúde, oferecendo soluções com base em evidências. São elas:

  • Identificação precisa do paciente: Assegurar que o paciente seja corretamente identificado, especialmente antes de procedimentos de risco, como administração de medicamentos, coleta de exames e cirurgias.
  • Comunicação eficaz entre profissionais de saúde: Garantir uma comunicação adequada das informações do paciente entre os membros da equipe.
  • Aperfeiçoar a segurança no uso de medicamentos: Garantir a prescrição, administração e dosagem corretas para cada paciente.
  • Cirurgia segura: Utilizar listas de verificação para garantir que a cirurgia seja realizada no paciente, órgão e região corporal corretos, verificando recursos e procedimentos.
  • Redução do risco de infecções associadas ao atendimento médico: Implementar práticas de higiene das mãos e esterilização adequada de produtos e materiais.
  • Minimização do risco de quedas e lesões por pressão: Empregar estratégias ambientais e envolver o paciente para reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.

Como o profissional de enfermagem pode garantir a segurança do paciente?

Os profissionais de enfermagem devem possuir um amplo conhecimento das práticas e metas de segurança do paciente, garantindo que estes recebam o melhor tratamento com o menor risco de danos.

Para alcançar esse objetivo, é crucial que eles se especializem. A São Camilo oferece uma variedade de cursos de Pós-graduação EAD em Enfermagem, os quais preparam os enfermeiros para os desafios diários da profissão, ajudando-os a desenvolver competências e habilidades essenciais para a área.

Acesse os cursos e especialize seu cuidado!

 

REFERÊNCIAS

COREN. Segurança do Paciente: Guia para a Prática. Maio de 2022. Disponível em: https://4et.us/seguranca-do-paciente-pdf. Acesso em: 22 mar. 2024

Compartilhe essa notícia