As farmácias de manipulação desempenham um papel fundamental no setor farmacêutico. Neste artigo, serão explorados os benefícios dessas farmácias e os requisitos para se tornar um farmacêutico magistral. 

O que é farmácia de manipulação? 

Uma farmácia de manipulação, ou farmácia magistral, é um estabelecimento onde são elaborados medicamentos personalizados, suplementos, cosméticos e outros produtos farmacêuticos de acordo com as características e necessidades específicas de cada paciente, seguindo, quando necessário, as diretrizes prescritas na receita fornecida por profissionais da área da saúde.

Entre os principais benefícios oferecidos por uma farmácia de manipulação, destacam-se:

  • Desenvolvimento de fórmulas personalizadas, levando em consideração restrições, alergias e orientações médicas;
  • Fabricação de medicamentos na dosagem exata, evitando subdosagem ou superdosagem;
  • Redução de desperdícios e gastos com medicamentos de alto custo ao garantir a eficácia e precisão dos tratamentos;
  • Tratamento exclusivo e personalizado, fornecendo informações sobre o uso adequado dos medicamentos;
  • Valorização do farmacêutico que se torna responsável pela manipulação e controle de qualidade dos medicamentos, garantindo a segurança e eficácia dos produtos.

Qual a diferença entre uma farmácia comum e uma farmácia de manipulação?

A principal diferença entre uma farmácia convencional e uma farmácia de manipulação reside na personalização e exclusividade dos produtos. 

Enquanto as farmácias convencionais seguem um modelo padronizado, oferecendo medicamentos e produtos farmacêuticos industrializados em grande escala, as farmácias de manipulação se dedicam à fabricação de fórmulas personalizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada paciente.

Atribuições do farmacêutico que atua em farmácia de manipulação

Segundo a regulamentação estabelecida pelo Conselho Federal de Farmácia na Resolução 746/23, as principais atribuições e competências do farmacêutico na farmácia de manipulação são:

  • Exercê-la de forma articulada ao contexto social, com total autonomia técnico-científica, respeitando os princípios éticos que norteiam a profissão;
  • Ser responsável por executar e/ou supervisionar as atividades relacionadas ao processo de manipulação, controle de qualidade e garantia da qualidade;
  • Avaliar a infraestrutura da farmácia, promovendo os ajustes necessários à adequação de instalações, equipamentos, utensílios e serviços, de acordo com a legislação vigente;
  • Manipular, dispensar e comercializar medicamentos isentos de prescrição, bem como cosméticos e outros produtos farmacêuticos magistrais, independentemente da apresentação da prescrição;
  • Manipular, dispensar e comercializar medicamentos de uso contínuo e outros produtos para a saúde, anteriormente aviados, independentemente da apresentação de nova prescrição para atendimento da necessidade imediata do paciente, excetuando antibióticos e controlados;
  • Realizar cálculos de correções em insumos e que sejam necessários para o atendimento da prescrição, conforme norma específica;
  • Receber e avaliar a prescrição de profissional habilitado;
  • Prestar serviços farmacêuticos no contexto da farmácia clínica por telefarmácia conforme resolução, no que couber.

O que é preciso para atuar em farmácia de manipulação?

Atuar em uma farmácia de manipulação é uma escolha excelente, considerando a autonomia conquistada por este profissional desde a publicação da Resolução 746/23 e o crescimento significativo do setor farmacêutico nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, houve um aumento de aproximadamente 18% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados analisados pelo IAV (Índice Antecedente de Vendas).

Para se tornar um farmacêutico magistral, é necessário possuir um diploma de graduação em Farmácia. Além disso, é altamente recomendado buscar especializações na área. Investir em uma pós-graduação em Farmácia é uma opção excepcional, pois permite aprofundar conhecimentos e enfrentar os desafios cotidianos com excelência profissional.

O Centro Universitário São Camilo oferece uma variedade de cursos de Pós-graduação EAD em Farmácia, que proporcionam um conhecimento especializado e flexibilidade para estudar onde e quando quiser, com professores renomados no mercado.

Interessado em aproveitar as oportunidades nessa área promissora? Clique aqui e saiba mais!

 

REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução CFF nº 746, de 8 de maio de 2023. Define, regulamenta e estabelece as atribuições e competências do farmacêutico na manipulação de medicamentos e de produtos para a saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 maio de 2023. Seção 1, p. 92. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-cff-746-2023-04-27.pdf. Acesso em: 6 jul. 2023.

ANFARMAG. Medicamento manipulado: o que é e quais os seus benefícios? Anfarmag. Disponível em: https://anfarmag.org.br/medicamento-manipulado-beneficios/. Acesso em: 06 jul. 2023.

Guia da Farmácia. Setor Farmacêutico Registra Crescimento e Mantém Projeções Positivas para 2023. Disponível em: https://guiadafarmacia.com.br/setor-farmaceutico-registra-crescimento-e-mantem-projecoes-positivas-para-2023/. Acesso em: 6 jul. 2023

Compartilhe essa notícia