“Você é o que você come” ─ você já deve ter ouvido essa frase e há grande verdade nela. Muito daquilo que se vê no nosso cabelo, no aspecto da nossa pele e na firmeza ou flacidez do nosso corpo tem estreita relação com a nossa alimentação.

 

Nutrição e Estética: aliados para o bem-estar dos seus pacientes

A ideia de que bastavam bons produtos e procedimentos estéticos para conseguir beleza e bem-estar foi superada há muito tempo. No entanto, grande parte daqueles que buscam procedimentos estéticos ainda não conhecem uma maneira eficaz de usar a alimentação como uma aliada. Por exemplo: uma alimentação rica em vitaminas A, C e E, será uma fortíssima aliada no combate ao aparecimento da acne e das rugas, além de ter uma ação antioxidante.

Ou seja, não dá pra pensar em beleza, boa forma, corpo sem celulites, gordura localizada ou flacidez, sem se atentar para a importância da alimentação para alcançar esses objetivos. Uma alimentação desequilibrada, com grande quantidade de gordura e açúcares, tem o potencial de frustrar os objetivos estéticos de qualquer pessoa ao anular grande parte do resultado que ela consegue em tratamentos estéticos.

 

O poder dos alimentos funcionais na Estética 

Alimentos funcionais são aqueles alimentos que oferecem benefícios além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras. Ou seja, além de matar sua fome, nutrir seu corpo e agradar seu paladar, os alimentos funcionais cumprem outra função bem específica, como: reduzir o colesterol, aumentar o HDL, melhorar a circulação, combater o diabetes, etc.

A orientação nutricional é importante na Estética porque o profissional avalia as necessidades do paciente e orienta o consumo daqueles alimentos e nutrientes que vão contribuir para o resultado desejado.

Se o paciente precisa fortalecer seu sistema imunológico e a ação anti-inflamatória do organismo, o Biomédico Esteta pode orientar o consumo de óleos de linhaça, soja, nozes e amêndoas. Se o paciente tem problemas com o funcionamento do intestino, pode ser orientado o consumo de extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon. Se é preciso uma ação antioxidante, a orientação nutricional poderá incluir maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja. 

Todos esses alimentos são uma pequena amostra de alimentos funcionais que podem contribuir de maneira decisiva para o sucesso dos tratamentos estéticos.

 

Quem faz a orientação nutricional da Estética?

Quando se fala da importância dos alimentos para reduzir flacidez, estrias e melhorar a aparência da pele, muitos pensam apenas no trabalho da nutricionista. Mas, mas o profissional em Biomedicina Estética, além de conhecer a “importância da nutrição relacionada à estética”, estuda os “Alimentos funcionais” e sabe bem como orientar o paciente a como aliar sua alimentação ao tratamento estético.

 

Se você quer saber mais sobre o trabalho do Biomédico Esteta e como você pode se tornar um, conheça a pós-graduação a distância em Biomedicina Estética do Centro Universitário São Camilo.

 

Compartilhe essa notícia