Quem faz pós-graduação tem direito à meia-entrada?

A resposta é sim! A Lei 9.394/96, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece que os estudantes de todos os níveis de ensino do Brasil têm direito à meia-entrada, incluindo aqueles que fazem pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).

Além disso, cursos de pós-graduação a distância (EAD) e MBA também estão inclusos e permitem que o estudante pague meia-entrada em shows, teatros, cinemas e eventos culturais, esportivos e educacionais, a depender da legislação local.

A exigência é que o aluno esteja devidamente matriculado em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Como comprovar que sou estudante de pós-graduação?

Para que o aluno comprove que está realizando uma pós-graduação e, desse modo, tenha direito à meia-entrada, ele deve adquirir a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), também conhecida como Documento Nacional do Estudante (DNE).

O DNE é o documento oficial das entidades estudantis nacionais, como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). 

Ele segue um padrão nacional e é aceito pelas organizadoras de eventos em todo o país como comprovante de matrícula em instituição de ensino. 

Para adquirir o DNE, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e seguir os procedimentos estabelecidos pelas entidades estudantis. 

Como solicitar carteirinha de meia-entrada?

Para solicitar a Carteira de Identificação Estudantil, basta fazer a solicitação através do site do Documento do Estudante ou pelo portal da UNE (União Nacional dos Estudantes).

O estudante deve preencher o formulário disponível com seus dados pessoais e realizar o pagamento da taxa de emissão de 45 reais e do valor do frete de entrega.

Em seguida, é preciso enviar digitalmente os documentos de identificação e comprovação, que serão analisados e aprovados em até 2 dias úteis:

  • 1 (uma) foto 3x4;
  • 1 (uma) cópia simples de um documento de identificação pessoal (RG, CNH, RNE ou passaporte válidos);
  • 1 (uma) cópia simples do comprovante de matrícula do ano corrente.

 

A Carteira de Identificação Estudantil será entregue no endereço fornecido pelo estudante em cerca de 15 dias após a aprovação da solicitação.

Além disso, a versão digital da carteira de estudante é uma alternativa rápida para aqueles que precisam ter acesso aos benefícios da meia-entrada imediatamente.

Ao realizar a solicitação da carteira física e uma vez que os documentos sejam aprovados, a carteira de estudante digital estará disponível no aplicativo ID Estudantil, que pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu celular.

Até quando é válida a carteirinha de estudante?

A carteira de estudante física vale até o dia 31 de março do ano seguinte à emissão. Já as versões digitais permanecem vigentes enquanto o aluno estiver matriculado em uma instituição de ensino.

Para renovar a carteirinha estudantil, o aluno deve acessar o site onde solicitou a emissão e enviar os documentos que comprovem sua matrícula. É possível também atualizar a foto e o endereço de entrega, se necessário.

A renovação do documento de meia-entrada pode ser solicitada enquanto o aluno mantiver sua vinculação com a instituição de ensino.

Quais instituições podem emitir a carteira de identificação estudantil?

Além do Ministério da Educação (MEC), outras entidades também têm o direito de emitir o documento de comprovação de meia-entrada, incluindo:

  • Associação Nacional de Pós-Graduandos;
  • Entidades estudantis estaduais, municipais e distritais;
  • Diretórios centrais dos estudantes; 
  • Centros e diretórios acadêmicos;
  • Outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes, conforme definido em ato do ministro da Educação.

Quais cursos dão direito a meia-entrada?

Estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, graduação, especialização, mestrado e doutorado têm direito à meia-entrada em eventos culturais, musicais e educacionais.

Sendo assim, todos os cursos de pós-graduação a distância da São Camilo permitem que os alunos solicitem a carteira estudantil, garantindo o benefício de pagar apenas 50% do valor total de entrada.

Os cursos oferecidos pela Pós EAD São Camilo abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo Saúde, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação, Gestão, MBA, Marketing, Educação Física e Psicologia, entre outras.

Para conhecer melhor nossos programas de especialização e garantir sua vaga, CLIQUE AQUI!

Compartilhe essa notícia