Na segunda-feira (25/09), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento tirzepatida, vendido sob a marca Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly.

O Mounjaro é recomendado como um complemento à dieta e prática de exercícios para otimizar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2. 

Assim como o Ozempic, é administrado por meio de injeções semanais, disponíveis em diferentes concentrações: 5 mg/mL, 10 mg/mL, 20 mg/mL, 25 mg/mL e 30 mg/mL.

 

  1. Quais são os benefícios do Mounjaro?

A Anvisa, em sua publicação sobre o registro do Mounjaro, destaca que estudos comprovaram a eficácia da tirzepatida na redução da hemoglobina glicada (HbA1c), o que pode resultar em uma diminuição do risco de doenças microvasculares a longo prazo.

O medicamento também pode desempenhar um papel crucial na prevenção de complicações como cegueira, insuficiência renal que necessite de diálise e amputações relacionadas à neuropatia.

Além disso, os estudos que embasaram a aprovação do Mounjaro demonstraram resultados superiores ao Ozempic no controle da glicemia e evidenciaram sua contribuição na redução do peso corporal.

No entanto, é crucial ressaltar que tanto o Mounjaro quanto o Ozempic devem ser utilizados exclusivamente para o controle e tratamento do diabetes tipo 2. O consumidor deve estar atento às indicações da Anvisa e seguir as recomendações de seu médico.

 

  1. Como o Mounjaro funciona?

Indivíduos com diabetes tipo 2 enfrentam dificuldades na produção ou na ação da insulina, o que leva ao acúmulo de glicose no sangue, resultando em diversos problemas de saúde.

A ação do Mounjaro no organismo consiste na ativação dos receptores das células associados a dois hormônios do sistema digestivo: o GIP e o GLP-1. Esses hormônios têm a função de estimular a liberação de insulina em resposta à ingestão de alimentos, além de desempenharem outros papéis no metabolismo da glicose.

Ao acionar esses receptores, o Mounjaro otimiza a liberação de insulina após as refeições, o que facilita o controle dos níveis de glicose no sangue. Além disso, contribui para a regulação da ingestão de alimentos, o que pode resultar na perda de peso.

Diferentemente do Mounjaro, o Ozempic atua somente sobre um desses hormônios: o GLP-1.

 

  1. Qual é o papel do farmacêutico no tratamento da diabetes?

O papel do farmacêutico no tratamento da diabetes é de extrema importância. Ele pode guiar o paciente, oferecer orientações sobre o monitoramento da glicemia e a utilização adequada dos medicamentos, supervisionar a terapia farmacológica e fornecer assistência na escolha de dispositivos para administração de insulina.

Deseja se manter sempre atualizado sobre as inovações do setor farmacêutico e adquirir conhecimentos essenciais sobre terapias medicamentosas avançadas? 

Não perca a oportunidade de conhecer o nosso curso de Pós-graduação em Farmácia Hospitalar (EAD)!

 

  1. REFERÊNCIAS

G1. Mounjaro: como funciona novo remédio com efeito superior ao Ozempic aprovado pela Anvisa. São Paulo, 25 set. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/09/25/mounjaro-como-funciona-novo-remedio-com-efeito-superior-ao-ozempic-aprovado-pela-anvisa.ghtml. Acesso em: 27 set. 2023.

CNN BRASIL. Mounjaro: Anvisa aprova remédio para tratamento de diabetes tipo 2 com efeito superior ao Ozempic. São Paulo, 25 set. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mounjaro-anvisa-aprova-remedio-para-tratamento-de-diabetes-tipo-2-com-efeito-superior-ao-ozempic/. Acesso em: 27 set. 2023.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Mounjaro® (tirzepatida): novo registro. Brasília, 25 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/mounjaro-r-tirzepatida-novo-registro. Acesso em: 27 set. 2023

Compartilhe essa notícia