Não! O título não está escrito de forma incorreta. A ideia é sensibilizar para as questões que envolvem as dificuldades de aprendizagem.

O curso de pós-graduação, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: COMO DETECTAR E COMO ATUAR, do Centro Universitário São Camilo, pretende ampliar essa discussão e encontrar possíveis respostas.

 

Mas, quais são as dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem são um grupo de distúrbios que envolvem dificuldades significativas na aquisição e uso de habilidades de audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemática. Esses distúrbios são específicos de cada indivíduo (e variam significativamente entre os indivíduos) e presume-se que sejam decorrentes de disfunção do sistema nervoso central.

Embora uma dificuldade de aprendizagem possa ocorrer em conjunto com outras condições de deficiência (por exemplo, deficiência sensorial, deficiência intelectual, perturbação social e emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada), não é o resultado direto dessas condições ou influências.

 

Quais são as características comuns das dificuldades de aprendizagem?

A maioria das dificuldades de aprendizagem são categorizadas como dificuldades de aprendizagem verbais ou não-verbais.

 

Verbal: Dificuldade com palavras faladas e escritas.

Algumas pessoas com dificuldades de aprendizagem verbal podem ser capazes de ler ou escrever adequadamente, mas têm problemas com outros aspectos da linguagem (por exemplo, podem ser capazes de pronunciar uma frase ou parágrafo perfeitamente (lendo bem), mas não conseguem “fazer sentido” ' do que estão lendo ou formam uma imagem mental da situação sobre a qual leram).

 

Não-verbal:

Dificuldade com o ato de escrever porque o cérebro se esforça para coordenar as muitas tarefas simultâneas necessárias (por exemplo, desde mover a mão para formar letras até lembrar a gramática correta exigida em uma frase).

Dificuldade em processar o que veem (por exemplo, dificuldade em entender detalhes visuais, como números em um quadro negro, confundindo o ‘+’ com ‘-’ em matemática). Dificuldades em compreender conceitos abstratos como frações.

Dificuldades comuns frequentemente (mas nem sempre) vivenciadas pela criança com dificuldades de aprendizagem:

  • Crescimento lento do vocabulário, muitas vezes incapaz de encontrar a palavra certa; 
  • Dificuldade em rimar palavras; 
  • Dificuldade em aprender números, alfabeto, dias da semana, cores e formas; 
  • Extremamente inquieto e facilmente distraído; 
  • Problemas para interagir com colegas;
  • Dificuldade em seguir instruções ou rotinas; 
  • As habilidades motoras finas demoram a se desenvolver; 
  • Transpõe sequências numéricas e confunde sinais aritméticos (+, -, x, /, =); 
  • Lento para lembrar dos fatos; 
  • Lento para aprender novas habilidades, dependendo muito da memória; 
  • Impulsivo e tem dificuldade em planejar; 
  • Má aderência do lápis e caligrafia subsequente; 
  • Dificuldade em aprender a ver as horas; 
  • Má coordenação e tende a parecer inconsciente do ambiente físico; 
  • Incapaz de concluir tarefas dentro dos prazos determinados; 
  • Inverte letras ou confunde palavras.

 

Estratégias de gestão que apoiam a criança com dificuldades de aprendizagem (na pré-escola, na escola e/ou em casa):

  • Uso de recursos de aprendizagem (incluindo soletradores e dicionários eletrônicos, processadores de texto, calculadoras falantes, livros em fita); 
  • Aulas cuidadosamente planejadas para pequenos incrementos de aprendizagem; 
  • Planos de aula com script.

 

Um diagnóstico ajuda a criança e os seus cuidadores (pais, professores, profissionais de saúde, cuidadores) a:

  1. Acesse informações sobre o conjunto relevante de sintomas; 
  2. Comunicar as características salientes dos desafios da criança a todas as pessoas envolvidas nos cuidados da criança; 
  3. Possivelmente interpretar certos comportamentos de forma diferente à luz do diagnóstico; 
  4. Obtenha informações sobre o que pode ser feito para ajudar a criança; 
  5. Determine especificamente onde e como ajudar a criança; 

 

Quando cientes e conscientes desses fatores, a escola poderá ajustar seus planos de ensino para que o aluno obtenha resultados significativos de aprendizagem.

Com a construção de trilhas apropriadas e uso de metodologias e ferramentas adequadas a cada situação, os alunos terão uma vida escolar mais tranquila.

Venha para a nossa PÓS-GRADUAÇÃO!

 

Prof. Almir Vicentini

Coordenador do Curso

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