Você já ouviu muitos anúncios te incentivando a fazer uma pós-graduação e falando da importância da especialização para o profissional. Você até sabe de cor a maioria dos benefícios quase sempre listados entre as vantagens de fazer uma pós-graduação, como: maior peso no currículo, networking, qualificação para disputar vagas mais concorridas, entre outras.

Mas o que você quer saber mesmo é se fazer uma pós-graduação a distância realmente vale a pena. Será que esse diploma a mais vai contribuir para o avanço da sua carreira?

Em outras palavras, o que queremos saber é se um pós-graduado ganha mais do que o profissional que tem apenas a graduação. E, se ganha, quanto ele ganha a mais? Em  quanto tempo um profissional pós-graduado consegue recuperar o valor investido na sua especialização?

A maneira mais honesta de responder essa pergunta é usando dados; então, fomos atrás do que as pesquisas dizem a esse respeito.

 

O que as pesquisas dizem sobre o valor de fazer uma pós-graduação EAD?

Uma pesquisa divulgada em Dezembro de 2019 confirmou o aumento da procura pelos cursos de pós-graduação no Brasil. Publicada na Agência Brasil, a pesquisa indicou que o número total de alunos que frequentam cursos de especialização de nível superior vem aumentando desde 2016. Nos últimos quatro anos, houve um crescimento de 74%.

As pós-graduações a distância (EAD) cresceram 125% no período de 2016 a 2018. Apenas durante a pandemia, o crescimento das especializações EAD foi de 288%, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Semesp.

Por que cada vez mais profissionais estão fazendo pós-graduação? Porque isso faz eles ganharem mais, ou ao menos aumenta a chance de que sejam promovidos e… ganhem mais.

Um estudo realizado pelo Conselho de MBA Executivos (Embac) em 2014, aponta que pouco mais de 40% dos profissionais que realizaram um MBA receberam uma promoção no trabalho depois de fazerem o curso.

A pesquisa do Semesp indicou também que o grau de pós-graduado proporciona um aumento salarial de 120,5%, em média. Além do aumento salarial, a pós-graduação também impacta positivamente a empregabilidade, visto que a pesquisa apurou que 76,6% dos pós-graduados estão no mercado de trabalho, contra 54% de graduados.

Em resumo, as pesquisas mostram que profissionais com pós-graduação têm mais chances de conseguir um emprego, ganham mais e são mais promovidos. É motivo suficiente para você?

Sim, vale a pena fazer pós-graduação EAD, mas… não qualquer pós-graduação.

Para não errar na escolha, saiba que existem dois tipos diferentes de ensino para a pós-graduação: o stricto sensu e o lato sensu. Qual é o melhor? Isso depende do seu objetivo na carreira.

 

Na modalidade LATO SENSU você encontra os cursos de especializações e MBAs. Esse tipo de pós-graduação oferece formação mais rápida e direcionada para o mercado de trabalho. Se você está buscando aperfeiçoamento na profissão, esta é a modalidade ideal.

Se você quer se especializar na área de gestão de negócios, deve escolher um tipo específico de pós-graduação que é o MBA (Master of Business Administration). Nessa pós-graduação, a didática é mais técnica e focada em preparar você para assumir boas posições no mercado de trabalho

A pós-graduação do tipo STRICTO SENSU serve para quem deseja seguir na carreira acadêmica, fazendo um mestrado e posteriormente um doutorado. Você escolhe essa modalidade se o seu objetivo é ser um pesquisador ou pesquisador ou professor universitário.

 

Sim, vale a pena fazer pós-graduação EAD, mas… não em qualquer Universidade.

Sabendo qual é o tipo de pós-graduação ideal para você, a tarefa agora é escolher bem onde você vai estudar. Não faltam relatos de alunos que investiram dinheiro em instituições fraudulentas, em cursos não certificados pelo MEC ou em faculdades que não tinham nenhuma capacidade de atender o aluno.

A primeira coisa é verificar a faculdade no MEC e ver como o curso que você pretende fazer é avaliado. Por exemplo, o Centro Universitário São Camilo tem nota máxima na avaliação do MEC para os cursos à distância.

Além disso, o conceito institucional ─ que é a nota do MEC para as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento institucional e as políticas de ensino, de pessoal e de gestão ─ é nota 4, numa escala de 1 a 5.

É por isso que convidamos você: conheça as pós-graduações EAD do Centro Universitário São Camilo. Estudando numa instituição de altíssima excelência, você terá todos os benefícios de uma pós-graduação em sua carreira.

 

Compartilhe essa notícia