Um dos desejos mais fortes do brasileiro é a conquista da beleza ideal. Não importa o sexo ou idade, o Brasil é um mercado inesgotável de possibilidades em se tratando de estética. O culto ao corpo e à beleza deixou de ser um nicho restrito das mulheres há muito tempo; da mesma forma que também deixou de ser considerado algo fútil e passou a ser um sinônimo de autocuidado e bem estar.

A grande prova disso é que o setor cresceu 567% no Brasil durante os últimos cinco anos — de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), e o público masculino dobrou de tamanho neste mesmo período.

Os interesses na área da Estética são os mais diversos, e isso faz o leque de atuação ser cada vez mais abrangente. Listei abaixo algumas disfunções estéticas faciais e corporais mais conhecidas e que consequentemente possuem o maior número de tratamentos disponíveis. 

 

Celulite

É causada pelo acúmulo de gordura sob a pele causando ondulações cutâneas, também conhecidas como efeito “casca de laranja”. Ainda não possui cura, mas diversos tratamentos prometem diminuir drasticamente esse aspecto. Dentre eles, destacam-se: endermologia, manthus, drenagem linfática manual, intradermoterapia (mesoterapia), massagem modeladora e carboxiterapia.

 

Estrias

Surgem devido ao rompimento das fibras elásticas presentes na derme e possuem aspectos diversos. Ainda não existe nenhum método capaz de resolvê-las por completo, mas com o desenvolvimento cada vez maior de técnicas e procedimentos, os pacientes já contam com soluções muito satisfatórias. Algumas delas são: carboxiterapia, micropunturação com corrente galvânica, laser de CO2 fracionado, ácidos, microagulhamento, entre outros. 

 

Rugas

São consequências do processo natural de envelhecimento da pele. Fatores externos e estilo de vida podem acelerar seu desenvolvimento, como o estresse, exposição excessiva ao sol e fumo. Os tratamentos mais indicados são: laser Fracionado, dermaroller, mesolifting, radiofrequência, carboxiterapia, fotorrejuvenescimento.

Mas não pense que o mercado está restrito apenas a isso. Existem procedimentos para atender as mais diversas necessidades. 

Os tratamentos para calvície e envelhecimento íntimo são alguns exemplos de como o mercado não para de inovar e de trazer soluções cada vez mais desejadas para seus pacientes — e lucrativas para quem atua na área. 

Seja investindo em clínicas, franquias ou cursos de formação, o setor da beleza movimenta milhões por ano e você também pode conquistar uma excelente remuneração tornando-se um profissional da área. 

 

Quem pode ser um profissional de estética?

Além de profissionais  que realizaram curso superior e têm diploma de graduação em Estética e Cosmética, também podem atuar na área os biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e fisioterapêutas que tenham especialização na área.

É válido e de suma importância consultar os conselhos de classe específicos de cada profissão para saber quais procedimentos cada profissional está habilitado a realizar.

 

As quatro áreas da Estética

Podemos dividir a área da Estética em quatro grupos:

 

1.    Estética facial: com produtos e serviços voltados ao cuidado da pele do rosto, como redução de linhas de expressão, por exemplo, 

2.    Estética corporal: voltada a produtos e procedimentos para a melhora do contorno do corpo através da redução de redução de estrias, celulites, gordura localizada, entre vários outros tratamentos;

3.    Estética capilar: abrange produtos e serviços que previne a queda de fios e outros cuidados específicos para os cabelos

4.    Estética pré e pós-operatória: reduz e minimiza cicatrizes inestéticas, acelera o processo inflamatório no pós-operatório para uma recuperação mais rápida, reduz edemas, melhorando o fluxo linfático e sanguíneo através de massagens e tratamentos.

Os locais de atuação do profissional de Estética são os mais diversos: Clínicas de estética, salões de beleza, consultórios médicos, spas, academias, além de franquias especializadas em atendimentos estéticos específicos.  

 

O caminho para se tornar um profissional de destaque.

Se você quer conquistar uma parte deste mercado gigantesco e multimilionário? Comece fazendo uma pós-graduação em uma instituição de referência na área como é o Centro Universitário São Camilo.

O consumidor brasileiro busca inovação e este é o país em que é mais alta a procura pelos serviços estéticos.

Os profissionais bem qualificados, com uma formação reconhecida por uma instituição de excelência, que estejam conectados aos desejos e necessidades do público brasileiro, terão resultados cada vez melhores porque se prepararam para alcançar uma grande parcela desse mercado.

Se é isso que você quer, conheça as pós-graduações do Centro Universitário São Camilo  na área de Estética. Escolha o seu curso. Faça a sua inscrição.

A sua valorização profissional é fruto do investimento que você faz na sua carreira.

Compartilhe essa notícia