1. Afinal, o café faz mal?

O café é uma das bebidas mais populares no Brasil, ficando atrás apenas da água. Sua composição inclui cafeína, ácidos clorogênicos/quinídeos, niacina, sais minerais e diversos compostos voláteis que conferem seu aroma e sabor únicos. Do ponto de vista calórico, o café tem um valor mínimo, a menos que seja adicionado açúcar à bebida.

Embora seja muito popular entre os brasileiros, muitas pessoas ainda se questionam sobre os possíveis impactos do café na saúde. É importante observar que, como acontece com qualquer alimento ou bebida, o consumo excessivo de café pode resultar em efeitos adversos e impactos negativos na saúde, mas beber café moderadamente não faz mal.

Além disso, certos grupos podem ser mais suscetíveis aos efeitos negativos do café, como idosos com mais de 65 anos, crianças menores de 12 anos e indivíduos com predisposição genética a doenças cardiovasculares, uma vez que o café pode aumentar a frequência cardíaca.

  1. Quais são os impactos negativos do café?

O consumo excessivo de café pode ter efeitos adversos na saúde, afetando tanto o bem-estar físico quanto o mental. Estes incluem:

  • Insônia: A cafeína estimula o sistema nervoso central, o que pode perturbar o sono e levar à insônia;
  • Aumento do estresse: A cafeína tem o potencial de aumentar os níveis de estresse, ansiedade e nervosismo;
  • Aumento do colesterol: O café contém substâncias como o cafestol e o kahweol, que podem elevar os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos;
  • Problemas digestivos: O café pode causar irritação estomacal e desencadear problemas digestivos, como azia e refluxo gastroesofágico;
  • Dependência: O consumo excessivo de café pode levar à dependência da cafeína, resultando em sintomas de abstinência, como dores de cabeça, fadiga e irritabilidade.
     
  1. Quais são os impactos positivos do café?

O café, quando consumido na quantidade certa e com moderação, pode proporcionar diversos benefícios, como:

  • Redução da percepção de fadiga: A cafeína atua contra a sonolência, ligando-se aos receptores de adenosina no cérebro e reduzindo a sensação de cansaço;
  • Ação antioxidante e anti-inflamatória: O café é rico em compostos antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem a inflamação no corpo;
  • Apoio à atividade física: A cafeína presente no café pode melhorar o desempenho físico e diminuir a fadiga durante o exercício.
  • Estímulo cognitivo: A cafeína é um estimulante psicoativo que pode aprimorar a memória e a cognição;
  • Metabolismo saudável: A cafeína pode acelerar o metabolismo e a queima de gordura, auxiliando no processo de emagrecimento.
     
  1. Então, qual é a quantidade certa de café por dia?

O consumo de café deve ser orientado de acordo com a quantidade de cafeína presente. Considerando que uma xícara de café coado de 240ml contém cerca de 100mg de cafeína, segue abaixo as recomendações para diferentes grupos:

  • Adultos saudáveis: Não é aconselhável consumir mais do que quatro xícaras de café coado por dia;
  • Crianças com menos de 12 anos: De acordo com as diretrizes da Academia Americana de Pediatria (AAP), crianças dessa faixa etária não devem consumir café;
  • Gestantes, lactantes e pessoas sensíveis à cafeína: Para esse grupo, a quantidade máxima diária recomendada de café coado é de duas xícaras;
  • Hipertensos: Pessoas com hipertensão podem incluir café em sua dieta, desde que o consumo diário não ultrapasse uma xícara.


Para obter informações mais detalhadas e personalizadas, é fundamental buscar orientação de um nutricionista especializado para garantir que o consumo de café esteja alinhado com suas necessidades individuais.

Se você é nutricionista e está interessado em expandir seus conhecimentos sobre alimentos, bebidas e seus efeitos no corpo humano, conheça nossos cursos de Pós-graduação EAD em Nutrição. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS! 

  1. REFERÊNCIAS

O GLOBO. Café: veja os benefícios e os efeitos da bebida para a saúde. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/04/cafe-os-4-pontos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-impacto-da-bebida-na-sua-saude.ghtml. Acesso em: 04 set. 2023.

DELBONI MEDICINA DIAGNÓSTICA. Café: benefícios e malefícios para a saúde que você precisa saber. Disponível em: https://delboniauriemo.com.br/saude/beneficios-do-cafe. Acesso em: 04 set. 2023.

GEOLAB. Café faz mal? Mitos e verdades sobre uma das bebidas mais consumidas no mundo. Disponível em: https://www.geolab.com.br/dicas-de-saude/cafe-faz-mal/. Acesso em: 04 set. 2023

Compartilhe essa notícia