Diante do crescimento das enfermidades relacionadas ao trabalho, primordialmente ocasionadas pelo uso extensivo de dispositivos eletrônicos, ficou cada vez mais clara a necessidade de adotar uma abordagem direcionada ao ambiente profissional.

É nesse cenário que surge a ginástica laboral, uma intervenção fundamental que visa promover a saúde ocupacional e assegurar a integridade, a segurança e o bem-estar dos colaboradores.

 

  1. O que é ginástica laboral?

Conforme sugere o próprio nome, a ginástica laboral compreende uma modalidade de atividade física realizada no contexto do ambiente de trabalho. 

Ela engloba um conjunto de exercícios e práticas específicas que são incorporados ao espaço físico da empresa, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores. 

Vale ressaltar que a ginástica laboral não deve ser encarada como uma mera atividade física, mas sim como parte integrante de uma estratégia abrangente de gestão de saúde no ambiente de trabalho, que pode refletir no aumento da produtividade.

 

  1. Como a ginástica laboral auxilia na saúde dos colaboradores?

A ginástica laboral desempenha um papel multifacetado na promoção da saúde ocupacional, resultando em uma série de benefícios essenciais que abrangem:

  • Prevenção de doenças ocupacionais: A participação em atividades e exercícios integrados na rotina da ginástica laboral desempenha um papel crucial na redução da probabilidade de desenvolver doenças ocupacionais adversas, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
  • Promoção da saúde mental: A ginástica laboral não se restringe apenas à prevenção de malefícios físicos, mas também se estende à atenuação dos efeitos negativos sobre a saúde mental e emocional. Isso inclui a redução de níveis excessivos de estresse, ansiedade e até depressão;
  • Otimização das condições ergonômicas: Através de intervenções direcionadas a otimizar as condições ergonômicas, prevenir lesões e cultivar um ambiente de trabalho propício ao bem-estar, a ginástica laboral contribui para estabelecer um ambiente de trabalho mais favorável e amigável para os funcionários;
  • Redução da fadiga: Dada a natureza muitas vezes exaustiva do ambiente corporativo, é comum que os colaboradores se sintam fatigados ao final do dia. A ginástica laboral desempenha um papel significativo em reduzir essa sensação de esgotamento.

 

  1. Como a ginástica laboral auxilia na produtividade dos colaboradores?

Todos os ganhos em saúde repercutem diretamente na produtividade, promovendo o sucesso organizacional. Esses impactos positivos se traduzem em:

  • Aprimoramento da vitalidade: A incorporação da ginástica laboral na rotina dos colaboradores resulta em uma sensação de menos exaustão, permitindo um aumento geral na produtividade ao longo do dia de trabalho;
  • Melhora da concentração: A prática regular de atividades físicas proporciona um treinamento eficaz para a concentração e a capacidade de se manter focado por períodos mais prolongados, habilidades cruciais para um ambiente de trabalho dinâmico;
  • Redução de afastamentos por doenças ocupacionais: Dado o crescimento alarmante das doenças ligadas ao trabalho, muitos colaboradores se veem obrigados a se ausentar para cuidar da saúde. A ginástica laboral desempenha um papel vital na prevenção dessas ocorrências, resultando em uma redução significativa das licenças por questões de saúde.

 

  1. Quais são os profissionais responsáveis por promover a saúde ocupacional?

A promoção da saúde ocupacional é uma tarefa que exige a atuação de diversos especialistas, entre eles um fisioterapeuta especializado em alívio de dores posturais e um profissional experiente em gestão de recursos humanos e relações trabalhistas.

O primeiro profissional é incumbido de identificar, desenvolver e aplicar estratégias de bem-estar voltadas para os colaboradores. Enquanto isso, o segundo despende esforços para assegurar a adesão às obrigações legais e salvaguardar os direitos relacionados às relações trabalhistas, sempre em busca do sucesso organizacional, mas com uma abordagem humanizada e integrada.

No Centro Universitário São Camilo, temos dois cursos ideais que capacitam os profissionais com excelência nessas áreas:

 

Junte-se a nós para promover a saúde ocupacional e garantir o crescimento sustentável da sua organização. Matricule-se agora e inicie sua trajetória de especialização

Compartilhe essa notícia