O tema da saúde mental ganhou relevância nos últimos anos, pois, assuntos que eram tratados como tabus entre a população, deixaram de ser ao se popularizarem e, neste sentido, passaram a integrar o cotidiano das pessoas. De outra forma, caiu consideravelmente o número de pessoas que mostram completo desconhecimento quando o assunto é saúde mental e sua importância para as nossas vidas. O crescimento da importância da saúde mental pôde ser mensurado em uma pesquisa feita pela "Global Health Service Monitor" e apresentada em uma matéria da BBC NEWS Brasil,  na qual afirma que a preocupação dos brasileiros com a saúde mental praticamente triplicou nos últimos 4 anos: “Esse número subiu para 27% em 2019, 40% em 2021 e 49% em 2022 — um salto de 2,7 vezes num período de quatro anos.” Assim sendo, cada vez mais a população brasileira está convencida de que o assunto tem impacto significativo na sua vida.

Os profissionais de Enfermagem e a Saúde Mental:

Na mesma direção, quando falamos de pessoas que atuam na área da saúde, os profissionais de enfermagem desempenham um papel crucial no cuidado da população, sendo responsáveis ​​por promover a prevenção, o tratamento e a reabilitação de pacientes em diversas áreas da saúde. No entanto, a saúde humana é complexa e muitas vezes está interligada com aspectos emocionais e psicológicos, tornando essencial que esses profissionais possuam conhecimentos em saúde mental para lidar com essa complexidade.

A título de exemplo, podemos citar a Logoterapia, que é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Viktor Frankl (1905 - 1997), que tem como foco o sentido e o propósito da vida humana. De acordo com essa abordagem, os seres humanos têm pelo menos 5 dimensões, sendo elas as seguintes: dimensão espiritual, dimensão psicológica, dimensão social, dimensão física e dimensão profissional. Desta forma, o contato com os pacientes é um mergulho num universo de realidades e que, por vezes, estão completamente dissociadas na vida daquela pessoa. Além disso, podemos citar o filósofo Ortega y Gasset que afirmou: "Eu sou eu e minha circunstância, e se não a salvo a ela, não me salvo a mim", trecho da obra Meditaciones del Quijote, de 1914.

Assim, destaca-se que os profissionais de enfermagem com bons conhecimentos de temas na área de saúde mental, terão um diferencial competitivo nas suas respectivas áreas, uma vez que estarão mais preparados do que os demais para lidar com um assunto que já é considerado muito importante, conforme indicou-se acima, por parte considerável dos brasileiros. Por isso, a capacitação na área de saúde mental se impõe como um imperativo para todos os profissionais da saúde e, em especial, da enfermagem, dado que o seu contato permanente no cuidado com os pacientes fará com que esses conhecimentos possam contribuir para o sucesso no tratamento.

Existe mercado de trabalho para o profissional da enfermagem com foco em saúde mental?

Sim, além das clínicas e dos hospitais especializados na área, a demanda dentro dos sistemas de saúde por profissionais preparados neste assunto é cada vez maior, dado o aumento de pessoas com alterações de natureza psicológicas e psiquiátricas. Desta forma, o profissional de enfermagem com especialização em saúde mental, poderão ter melhores possibilidades de empregabilidade e de melhoria profissional nos próximos anos, além disso, prestará um trabalho de imenso valor para a vida dos seus pacientes, que não poderá ser mensurado em termos quantitativos. 

Como posso me especializar na área de saúde mental?

Os cursos de Pós-graduação em nível de especialização, também chamados de educação continuada, podem contribuir para que a sua formação seja ampliada com novas competências e habilidades, no caso, relativas à saúde mental na área da enfermagem.

Em síntese, o desafio do conhecimento na área de saúde mental está a cada dia mais presentes na vida das pessoas e, portanto, o chamado ao conhecimento acerca da complexidade humana é um dever de todos os profissionais que atuam em qualquer área do conhecimento.

 

¹Biernath, André. Preocupação do brasileiro com saúde mental quase triplicou em 4 anos, mostra pesquisa. Da BBC News Brasil em Londres. 11 de out. de 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63213184

 

Compartilhe essa notícia