1. O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é uma aplicação gratuita desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que possibilita à população consultar medicamentos e exames realizados, além de agendar consultas nas instituições de saúde da rede pública.

Este aplicativo abrange uma ampla gama de serviços disponíveis em hospitais, postos de saúde, farmácias populares e outros estabelecimentos de saúde.

 

  1. Como encontrar especialistas no SUS? 

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde tem trabalhado para simplificar o processo de agendamento de consultas com especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, é possível localizar especialistas da rede pública por meio do aplicativo Conecte SUS. Siga o passo a passo:

  1. Acesse a loja de aplicativos pelo seu celular e, no campo de busca, pesquise por “Conecte SUS”.
  1. Baixe gratuitamente e abra o aplicativo quando o download for concluído.
  1. É necessário possuir uma conta no aplicativo para acessar os serviços oferecidos. Faça o login no aplicativo utilizando sua conta gov.br.
  1. Clique em “Entrar com o Gov.br” e insira seu CPF e senha.
  1. Na tela, serão apresentados os termos de uso e a política de privacidade, os quais devem ser lidos e aceitos pelo usuário.
  1. Na tela inicial do Conecte SUS, localize o campo “Ações” e clique em “Agendamentos”.
  1. Na aba “Agendamentos online”, se você estiver cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), será possível agendar sua consulta.
  1. Se o aplicativo indicar que você não possui cadastro, procure a UBS mais próxima para ter orientações sobre a realização do cadastro.
  1. Selecione a UBS cadastrada no aplicativo, encontre a data disponível mais viável para você e agende sua consulta.
  1. Certifique-se de que todas as informações do agendamento estão corretas e pronto! Sua consulta estará marcada.

 

Outra alternativa para agendar consultas no SUS é por telefone. Pesquise o número de telefone da UBS em que você está cadastrado pela internet e realize o agendamento.

É importante observar que marcar consultas com determinados especialistas pode exigir encaminhamento do clínico geral ou médico da família. Portanto, ao acessar o aplicativo, o usuário pode não encontrar a opção de agendar a consulta com o especialista desejado. Nesse caso, o primeiro passo é agendar uma visita ao médico generalista e solicitar o encaminhamento.

 

  1. Quais especialistas podem ser encontrados no SUS?

O SUS dispõe de uma diversidade de profissionais da saúde que atuam em diferentes níveis de atenção e especialidades.

Entre os especialistas disponíveis no SUS, destacam-se:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Dentistas;
  • Farmacêuticos;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos e psiquiatras;
  • Fonoaudiólogos.

 

Se você é um profissional da área da saúde e busca aprimorar seus conhecimentos para se tornar um especialista, não deixe de explorar os cursos de pós-graduação da São Camilo. 

Clique aqui para obter mais informações!

 

Compartilhe essa notícia