Redigir uma matéria jornalística responsável envolve seguir uma série de etapas e princípios éticos e profissionais para fornecer informações precisas, imparciais e relevantes ao leitor. Para isso, algumas diretrizes devem ser observadas e seguidas, sendo elas:

Investigação aprofundada

É fundamental dedicar tempo e esforço para pesquisar e investigar a fundo o assunto que será discutido na matéria. Não se prenda ao senso comum e pesquise informações relevantes que não se limitam ao óbvio, como dados, estatísticas, estudos, pareceres de especialistas e relatórios relevantes vindos de fontes confiáveis com embasamento.

Este é o primeiro passo para produzir um trabalho jornalístico responsável, imparcial e de qualidade.

Conferência dos fatos e fontes

Após realizar a coleta de informações, verifique a veracidade dos fatos, organize suas descobertas e mantenha registros detalhados. Para garantir que você está redigindo uma matéria responsável, busque diversas fontes confiáveis e ouça todos os lados da história.

Isso ajuda a obter uma visão mais completa e precisa do tema em questão, sem excluir ou priorizar uma das partes. Além disso, certifique-se de que todas as suas fontes são especialistas no assunto ou pessoas envolvidas no ocorrido.

Entrevistas com especialistas e envolvidos

Contatar figuras relevantes com diversas perspectivas e que podem se aprofundar no tema te ajudará a obter informações valiosas. Antes de realizar a entrevista, crie um roteiro com perguntas relevantes e ouça atentamente as respostas. É recomendado que você grave a conversa (com a permissão do entrevistado) para não perder nem mesmo uma vírgula.

É também muito importante respeitar a privacidade das pessoas envolvidas na matéria. Não exponha informações pessoais ou sensíveis sem consentimento.

Imparcialidade

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância da imparcialidade no trabalho jornalístico. Ela garante a credibilidade do material que está sendo criado e oferece ao leitor informações precisas e confiáveis. Para criar uma matéria responsável, você deve:

  • - Evitar expor enviesamentos pessoais;
  • - Criar uma representatividade equilibrada, dando voz a todas as partes envolvidas na história;
  • - Evitar exageros e sensacionalismo;
  • - Priorizar a precisão e a objetividade;
  • - Não buscar apenas chamar a atenção;
  • - Incentivar um debate saudável.

Atribuição de fontes e citações diretas

Sempre atribua as informações às fontes adequadas e inclua citações diretas quando apropriado. Isso garante a transparência e a credibilidade do conteúdo, permitindo que os leitores verifiquem os fatos por si mesmos e formem as suas próprias opiniões sobre o assunto.

Ao atribuir as fontes corretamente e usar citações diretas, você reforça o seu compromisso com a integridade jornalística e constrói uma matéria confiável e responsável.

Contextualização do assunto

Forneça o contexto adequado para os fatos que estão sendo apresentados na matéria, incluindo o histórico, as causas e as consequências de forma objetiva e concisa. Desse modo, os leitores serão capazes de compreender melhor a situação e avaliar as informações contidas no texto jornalístico.

Revisão minuciosa

Revise a escrita para evitar erros gramaticais, ortográficos e incoerências. Ao encontrar essas imprecisões, o leitor pode não dar credibilidade ao conteúdo.

Se a matéria já foi publicada, mas erros foram identificados, corrija-os prontamente e de forma transparente. Além disso, ao receber um feedback construtivo sobre uma incoerência no conteúdo, verifique o que foi pontuado e, se necessário, publique uma retificação.

 

Quer aprender mais sobre como criar uma matéria confiável e responsável? Então matricule-se agora mesmo no curso de Pós-graduação EAD em Jornalismo Digital do Centro Universitário São Camilo!

Compartilhe essa notícia