Ser contratado por uma empresa envolve critérios objetivos, tais como nível de escolaridade, habilidades com idiomas, além do histórico de experiência profissional. No mesmo sentido, podemos falar de critérios subjetivos, que são as habilidades pessoais e socioemocionais. Ainda assim, geralmente, o currículo é o primeiro contato que o contratante tem com o candidato à vaga, ou seja, todas as qualidades anteriores poderão ser perdidas por conta de um currículo mal elaborado.

Com a crescente competitividade no mercado de trabalho, é cada vez mais importante ter um currículo que se destaque entre os demais. Por isso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a criar um currículo vencedor e aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista.

 

Dicas para construir um currículo de sucesso

Clareza nas informações: pense que o contratante tem pouco tempo para selecionar o seu currículo e, por isso, procure comunicar muita coisa em pouco espaço de texto, neste caso, sendo o mais claro possível a respeito do seu objetivo, formação e como pode contribuir para a empresa.

Evidencie as suas principais conquistas profissionais: ao invés de simplesmente listar as suas experiências profissionais, procure destacar o quanto você conseguiu contribuir com as empresas pelas quais trabalhou, mostre as suas realizações e o quanto a sua entrega foi importante para o time. Por exemplo, você pode dizer “fui responsável por ampliar em X% o número de clientes em x anos”. 

Mostre as suas habilidades mais predominantes: o foco precisa ser a vaga em questão, por isso, as habilidades precisam ser aquelas que mais despertarão a atenção do entrevistador, isto é, não adianta colocar destacar habilidades com vendas, se a vaga é para uma área administrativa;

Palavras-chave: com as novas tecnologias, as empresas estão utilizando Software a fim de realizar buscas na internet, ou ainda, nas redes sociais, por isso, o uso de palavras-chaves pode contribuir para que o seu currículo seja encontrado;

Revise e edite seu currículo: por fim, lembre-se de revisar e editar seu currículo diversas vezes, garantindo que não haja erros gramaticais ou de digitação. Em geral, erros gramaticais ou ortográficos são vistos por diversos ângulos, que podem ir desde a falta de conhecimento a respeito da língua até a falta de cuidado e atenção no trabalho.

Sinceridade nas informações: o argumento mais fácil de ser defendido é a verdade e, neste caso, faça com que o seu currículo seja um espelho da realidade, isto é, que seja capaz de refletir o seus pontos relevantes e o quanto poderá contribuir no novo emprego.

 

Passo a passo para fazer um currículo de sucesso?

Não existe uma fórmula mágica para construir um currículo, ainda assim, seguem alguns itens importantes que não podem faltar no seu currículo:

  1. Dados pessoais
  2. Objetivo Profissional
  3. Área de atuação
  4. Formação Acadêmica
  5. Experiências anteriores
  6. Cursos e Qualificações
  7. Atividades extracurriculares

O currículo é um documento primordial no momento de conseguir um emprego, mas, para além disso, a capacitação constante é o que garantirá que ele seja de fato um documento interessante para o contratante, isto é, o mercado de trabalho selecionará cada vez mais os melhores currículos para as melhores vagas. Por isso, não deixe de buscar conhecimentos na sua área de atuação ou de interesse a fim de estar sempre visível para o Mercado de Trabalho como uma ótima opção de contratação.

Compartilhe essa notícia