Saiba como aprimorar sua comunicação interperssoal no ambiente de trabalho.

Muitas vezes, quando uma informação de grande importância precisa ser transmitida, a grande preocupação do locutor é “quais palavras utilizar para tornar essa informação clara para todos os ouvintes?”. A questão é que, para que a comunicação seja clara, não apenas é importante usar as palavras certas, mas também que o ouvinte esteja atento ao que está sendo comunicado.

Uma técnica bastante utilizada para confirmar a efetividade de uma informação é repeti-la três vezes, porém de formas diferentes. Se você transmite a informação pela primeira vez, quem ouviu pode afirmar que entendeu. Para garantir esse entendimento, a informação pode ser reafirmada mais uma vez, com palavras diferentes, e depois de um modo diferente, e aí, ou o ouvinte terá certeza absoluta de que entendeu, ou irá se manifestar para dizer que está confuso a respeito do que foi dito.

Essa técnica é excelente para ser aplicada para validar o entendimento em sala de aula, em reuniões de trabalho e até mesmo em conversas informais. Ela também auxilia na memorização prática de informações importantes. 

Confira as dicas da Profª Andressa Mauricio

 

 

 

Compartilhe essa notícia