O Project Management Institute (PMI) é uma organização que tem como objetivo disseminar mundialmente as informações sobre as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Em sua trajetória ao longo dos anos, o gerenciamento de projetos foi discutido por meio de publicações, eventos e reuniões promovidos pelo PMI ao redor do mundo.

 

História

Fundado em 1969 nos Estados Unidos, o PMI é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais de gerenciamento de projetos para discutir as práticas e a ética pertinentes à área, proporcionar o intercâmbio de experiências e certificar os profissionais envolvidos. Dessa proposta nasceu o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que é uma obra que descreve as melhores práticas do setor de gestão de projetos. O PMBOK nasceu como um guia para orientar as melhores práticas do gerenciamento de projetos. É uma publicação respeitadíssima no meio e um dos frutos mais importantes do PMI.
 

Claro que o PMBOK é apenas um direcionamento do que o PMI considera como boas práticas para o gerenciamento de projetos. É preciso, antes disso, avaliar as experiências do gestor de projetos e, claro, analisar os fatores principais do projeto.

 

O gestor de projetos precisa ter conhecimento em quais áreas?

O PMBOK surgiu com a premissa de orientar os profissionais da área para que os projetos sejam gerenciados com sucesso. Porém, o guia indica alguns conhecimentos que são essenciais para os profissionais da área, como gerenciamento de tempo, escopo, qualidade, custos e riscos, entre outros.


Missão

Fica evidente a missão pela qual o PMI surgiu: qualificar profissionais a exercerem as melhores práticas no gerenciamento de projetos. Com o PMBOK, o profissional da área conseguirá ter um direcionamento eficaz e objetivo para a realização das etapas de seu projeto. Vale lembrar que a proposta disso tudo não é definir as regras, já que cada projeto terá suas características individuais, e sim aprofundar o conhecimento dos gestores de projetos e indicar alguns caminhos que eles podem percorrer para alcançar o êxito.
 

Além disso, o PMI tem um trabalho muito interessante voltado para a educação, por meio do qual oferece cursos de educação a distância. A instituição promove uma série de seminários, conferências e debates para discutir assuntos acerca do tema, trocar ideias e reavaliar os processos que já estão em prática.
 

Os benefícios para quem coloca em prática as técnicas indicadas pelo PMI são inúmeros. Além de aprofundar seus conhecimentos, o gestor envolvido poderá proporcionar à empresa uma redução de gastos, um aumento positivo nos lucros e a satisfação do cliente.
 

Para os profissionais que querem ampliar seu conhecimento sobre a gestão de projetos, a São Camilo oferece a especialização em Gerenciamento de Projetos. Saiba mais em: https://bit.ly/2JDQgcY
 

Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/o-que-e-pmi/

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