Certos alimentos podem dar a sensação de saciedade momentânea, porém, essa sensação não é duradoura e a fome persiste.

Isso é especialmente comum em alimentos ricos em carboidratos refinados e com baixo teor de fibras, que são rapidamente digeridos e podem levar a picos de insulina, o que impede o cérebro de reconhecer a alimentação adequada.

Para auxiliar na construção de uma dieta mais eficaz e saudável, este artigo identifica os três principais obstáculos para a saciedade. Continue lendo para obter informações detalhadas!

 

  1. Pão branco

O pão branco, feito com farinha de trigo refinada, tem baixo teor de fibras, o que significa que não proporciona uma sensação duradoura de saciedade. Isso ocorre porque as fibras são essenciais para manter o organismo satisfeito por mais tempo.

Uma opção mais adequada é optar pelo pão integral, que é rico em fibras. Ele retarda a absorção dos carboidratos no organismo e mantém a sensação de saciedade por um período considerável.

 

  1. Maçã

Apesar de ser rica em fibras, a maçã pode não satisfazer completamente a fome devido ao seu baixo teor calórico (aproximadamente 65 calorias em uma maçã de 100g). Isso significa que ela pode não proporcionar a sensação de plenitude gástrica, também conhecida como "barriga cheia".

No entanto, a maçã é um alimento saudável e deve fazer parte da dieta. Para garantir a saciedade ao consumi-la, uma estratégia é combiná-la com outros alimentos, como castanhas ou aveia.

 

  1. Batata frita

Apesar de ser rica em calorias, a batata frita tem baixo teor de fibras, o que significa que não proporciona uma sensação duradoura de saciedade. Ela pode satisfazer momentaneamente a vontade de comer, mas não mantém a fome afastada.

Além disso, alguns estudos indicam que o consumo excessivo de sal pode aumentar a sensação de fome. Portanto, é mais indicado consumir a batata de outras formas, como assada ou cozida, para aumentar a quantidade de fibras no alimento.

 

  1. Como aprender mais sobre as propriedades dos alimentos?

Se você é um profissional da área de Nutrição e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre as propriedades dos alimentos e seus impactos no organismo, não perca a oportunidade de conhecer nossos cursos de Pós-graduação EAD em Nutrição!

Nossos programas contam com renomados professores e oferecem aulas totalmente online em um Ambiente Virtual de Aprendizagem intuitivo e interativo. Além disso, disponibilizamos materiais e conteúdos acessíveis 24 horas por dia, prontos para serem baixados, e um certificado amplamente reconhecido pelo mercado de trabalho.

Não espere mais! CLIQUE AQUI e explore nossos cursos! 

 

  1. REFERÊNCIAS

VIVA BEM. Não caia nessa: 5 alimentos que não matam sua fome de verdade. UOL, 14 nov. 2018. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/11/14/nao-caia-nessa-5-alimentos-que-nao-matam-sua-fome-de-verdade.htm. Acesso em: 27 out. 2023.

FOLHA DE PERNAMBUCO. Sensação de vazio? Conheça 3 alimentos que você come e não matam a fome. Folha de Pernambuco, Recife, 17 mai. 2023. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/sensacao-de-vazio-conheca-3-alimentos-que-voce-come-e-nao-matam-a/270952/. Acesso em: 27 out. 2023.

VIVA BEM. Sua fome aumenta após comer maçã? Sensação é real, mas pode ser revertida. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/27/e-verdade-que-comer-maca-aumenta-a-sensacao-de-fome.htm. Acesso em: 27 out. 2023

Compartilhe essa notícia