1. O que é um Farmacêutico Responsável Técnico (RT)?

A Resolução nº 577 de 25 de julho de 2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) estabelece que o Farmacêutico Responsável Técnico (RT) é o profissional encarregado de liderar tecnicamente uma empresa ou estabelecimento perante o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e os órgãos de vigilância sanitária, de acordo com as leis em vigor. 

Isso significa que cabe a ele a supervisão, coordenação e execução de todos os serviços técnico-científicos do local, sempre em conformidade com as leis trabalhistas e acordos firmados.

 

  1. Quais são as funções de um farmacêutico RT?

De acordo com a Resolução nº 577/2013 do CFF, o Farmacêutico Responsável Técnico (RT) desempenha as seguintes funções:

  • Garantir a execução de atos farmacêuticos em conformidade com as normas da profissão;
  • Oferecer orientações sobre o armazenamento, conservação e uso de medicamentos, especialmente aqueles que requerem condições especiais e estão sujeitos a controle especial;
  • Manter os medicamentos em ótimas condições de conservação, assegurando a qualidade dos produtos fornecidos;
  • Zelar pela higiene e segurança dos estabelecimentos, mantendo-os em boas condições;
  • Manter em ordem e devidamente organizados os registros de substâncias controladas e demais documentos regulamentados;
  • Selecionar previamente os medicamentos genéricos destinados ao intercâmbio com os medicamentos de referência;
  • Cooperar ativamente com o CFF e CRF, vem como com as autoridades sanitárias locais;
  • Comunicar quaisquer irregularidades detectadas na empresa ou estabelecimento à autoridade sanitária e ao CRF local;
  • Avaliar minuciosamente a documentação a fim de qualificar cada etapa da cadeia logística.

 

  1. Qual o salário de um Farmacêutico Responsável Técnico?

Em virtude da necessidade de cada farmácia contar com um Farmacêutico Responsável Técnico para sua operação, o mercado de trabalho valoriza profissionais especializados, oferecendo salários bastante competitivos.

Conforme dados do portal Glassdoor para o ano de 2023, a média salarial de um Farmacêutico Responsável Técnico (RT) é de R$9.023,00, podendo variar conforme a formação, experiência e localização geográfica do profissional.

 

  1. O que precisa para ser farmacêutico RT?

Para assumir as diversas responsabilidades inerentes à função de Farmacêutico Responsável Técnico, é imprescindível possuir registro ativo tanto no Conselho Regional de Farmácia (CRF) quanto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a busca por capacitação é fundamental. Nesse sentido, a Pós-graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, oferecida pela Pós EAD São Camilo, não apenas enriquece o seu currículo, mas também auxilia na conquista da posição desejada no mercado.

Acesse a página do curso e dê o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso como Farmacêutico Responsável Técnico!

 

  1. REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Resolução nº 577, de 25 de julho de 2013. Dispõe sobre a direção técnica ou responsabilidade técnica de empresas ou estabelecimentos que dispensam, comercializam, distribuem produtos farmacêuticos, cosméticos e produtos para a saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2013. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/577.pdf. Acesso em: 07 nov. 2023

Compartilhe essa notícia