Conheça os campos de aplicação da Contabilidade Pública


A Contabilidade Pública é regulamentada com base na Lei 4.320, de 17 de março de 1964, que institui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Desse modo, o campo de aplicação da Contabilidade Pública compete, sobretudo, às pessoas jurídicas de direito público.
 

As pessoas jurídicas de direito público podem ser divididas em duas seções: Administração Direta e Administração Indireta. A primeira reúne os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e a segunda agrupa autarquias, fundações públicas, empresas estatais dependentes, empresas públicas e sociedades de economia mista.
 

Essa ciência tem por objetivo registrar, mensurar e evidenciar o patrimônio das organizações públicas e suas variações no decorrer do tempo; controlar e registrar a execução das transações econômicas e financeiras, dos atos e fatos da fazenda pública, através de técnicas contábeis de escrituração contábil, demonstrações contábeis, auditoria contábil e análise das demonstrações contábeis.
 

A função geral da Contabilidade Pública pode se resumir em fornecer aos órgãos de controle interno e externo, bem como às instituições governamentais e particulares, informações precisas para subsidiar as tomadas de decisões, para o cumprimento da legislação.

 

Para obter mais informações a respeito dos campos de atuação da Contabilidade Pública, confira o curso de especialização EAD em Contabilidade Pública do Centro Universitário São Camilo Aprimore seus conhecimentos e se torne um profissional renomado nessa área.

 

Fontes: https://bit.ly/2sceJwl https://bit.ly/2JQsZmJ https://bit.ly/2xVazM8

Compartilhe essa notícia