Descubra aqui como anda o mindset do seu time!

Postado em 11/11/2021



A professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Carol S. Dweck, autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, afirma que o Mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e como se portar diante delas.

No ambiente profissional, é necessário investir e incentivar um mindset de crescimento pessoal e em equipe, falar sobre os benefícios, os programas de treinamento, a importância do feedback positivo, o desenvolvimento da equipe e os novos desafios, mostrando que a mudança é algo positivo.

Uma vez que no mundo dos processos digitais tudo muda e se multiplica rapidamente, as empresas precisam estar antenadas e recorrer a ferramentas inovadoras, como os sistemas de Help Desk, caso contrário, correm o risco de tornar-se obsoletas.

Por isso, é essencial que o mindset, ou seja, a mentalidade da equipe, esteja sempre alinhado ao crescimento e aos novos desafios.

 

Você quer descobrir como anda o mindset da sua equipe?

Aí vão algumas perguntas que podem ajudar você nesse processo:

- Você recebe críticas profissionais de forma pessoal?

- Fica ansioso com feedbacks e acaba muito frustrado quando eles são negativos?

- Prefere não arriscar em situações desafiadoras, com medo de falhar?

- Sente insegurança quando percebe a evolução de pessoas próximas?

 Se a resposta for SIM para algumas dessas questões, isso possivelmente demonstra um mindset fixo. Caso você tenha respondido NÃO a essas perguntas, pode ter um mindset de crescimento.

 

Agora você deve estar se perguntando: o que isso quer dizer na prática?

 

Continue conosco neste artigo e descubra o que é mindset fixo e de crescimento, e como desenvolver a melhor mentalidade para capacitar seu time a ter um mindset de sucesso!

 

Clique no link e acesse o melhor conteúdo sobre os cursos de Pós em Gestão São Camilo.

 

O que é mindset fixo?

Pessoas com esse perfil têm a tendência de evitar desafios, ficam na defensiva e tendem a desistir facilmente no primeiro obstáculo. Consideram que o esforço é infrutífero e inadequado; geralmente são resistentes a feedbacks; sentem-se ameaçadas pelo sucesso dos outros e tendem a acomodar-se com as situações. Pessoas com mindset fixo normalmente acreditam que sua inteligência é estática.

 

E mindset de crescimento, o que é?

Como o próprio termo já diz, trata-se da mentalidade de pessoas que buscam sempre crescer e desenvolver suas qualidades e capacidades; gostam de desafios e costumam vê-los como oportunidades de aprendizado e crescimento; persistem nos obstáculos e buscam formas de superá-los; acreditam na dedicação e no esforço para alcançar os resultados e geralmente são mais abertas a feedbacks. Diante do sucesso dos outros, encontram inspiração e aprendizados. Acreditam que, com dedicação, são capazes de impulsionar sua inteligência.

MINDSET FIXO MINDSET DE CRESCIMENTO
Acreditam que inteligência e habilidades são natas e imutáveis

 

Creem no desenvolvimento da inteligência e das habilidades através do esforço

Têm dificuldade em enxergar as próprias limitações Buscam aprender mais para superar limitações
Evitam desafios por medo de revelar fraquezas Veem no esforço o caminho para a excelência
Não creem que o esforço pode gerar mudanças Encaram falhas e desafios como aprendizado
Encaram problemas, mas sem esperança de resolvê-los Enfrentam os problemas com entusiasmo

 

Pra saber tudo sobre Mindset e como usá-lo a seu favor, clique no link e saiba mais sobre a Pós-Graduação em Gestão da São Camilo.

 

Já conseguiu identificar o seu mindset ou o de sua equipe?

Talvez você esteja se perguntando: “Se eu identifiquei um mindset fixo, isso significa que jamais poderei mudar?”.

Calma! Um mindset fixo pode ser mudado sim!

Todo ser humano tem a capacidade nata de evoluir, superar os desafios e crescer, independentemente de seus dons, sua inteligência, suas características ou suas crenças limitantes. Portanto, se a empresa entende que o mindset de crescimento precisa ser desenvolvido, a tendência é que todos saiam ganhando com o investimento, inclusive a própria empresa, que estará investindo num ambiente de trabalho muito mais colaborativo e construtivo.

Veja agora algumas dicas para estimular o mindset de crescimento na sua equipe:

 

1.    Dê o primeiro passo e adote o mindset de crescimento pessoal.

Quando um líder deseja incentivar uma equipe, é importante que ele seja o primeiro a dar o exemplo. Portanto, para incentivar uma mentalidade de crescimento em sua equipe de trabalho, o ideal é que o líder já experimente essa realidade, assim, ele ganha a credibilidade de quem já tem a experiência com o restante da equipe.

Líderes do tipo “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” acabam não tendo respaldo para esperar resultados de sua equipe, e, com essa postura, acabam cometendo um dos maiores erros da liderança.

Dessa forma, invista primeiro no crescimento do seu mindset pessoal, fazendo novos cursos, estabelecendo metas desafiadoras, dispondo-se a correr riscos; e assim, você se tornará um líder no qual sua equipe poderá se inspirar e com autoridade para cobrar o crescimento dela.

2.   Compartilhe os benefícios do mindset de crescimento.

Essa dica pode também ser ligada ao feedback positivo, em que o líder pode compartilhar com a equipe os benefícios do mindset de crescimento, explicando aos colaboradores as oportunidades que podem surgir dos desafios e as novidades que eles se propõem a encarar.

Além do mais, o maior beneficiado com o crescimento pessoal e profissional é o próprio colaborador, que terá suas habilidades aperfeiçoadas onde quer que trabalhe.

Uma boa estratégia para começar a implantar essa mentalidade na equipe é organizar uma reunião com uma pauta interessante e atrativa, de preferência que mostre aos colaboradores pelos menos três vantagens do crescimento pessoal como objetivo. Por exemplo, alcançar cargos superiores, melhores salários etc.

3.   Ofereça suporte para o crescimento da sua equipe.

Uma forma de incentivar e desenvolver o mindset de crescimento é oferecendo programas de treinamento para auxiliar o desenvolvimento da equipe e mostrar que, como líder, você confia e investe nela.

Já existem muitos canais que permitem esse tipo de capacitação, inclusive dentro da própria empresa ou através de programas EAD.

 

A Pós-Graduação da São Camilo oferece as melhores especializações em Gestão.

 

Para ter sucesso a longo prazo, é preciso estar atento às melhores capacitações e condições para que sua equipe desenvolva novos conhecimentos e habilidades. Caso contrário, será apenas desperdício de tempo e de recursos.

4.   Ofereça novos desafios a sua equipe.

Faz parte do mindset de crescimento o desenvolvimento de tarefas cada vez mais complexas, desafiadoras e importantes. O desafio bem proposto vai gerar ânimo na equipe, deixando-a motivada e entusiasmada com as perspectivas de crescimento.

Se você tem dúvidas de como promover novos desafios a sua equipe, aqui vão duas opções:

4.1  – Ofereça metas: nesse caso, é interessante que a meta seja estabelecida no formato SMART, sendo: alcançável, relevante, mensurável, específica e com prazo determinado.

4.2  Gamificação das tarefas: significa atribuir caráter de jogos ou elementos lúdicos às atividades, deixando-as mais dinâmicas e desafiadoras.

 

Veja mais estratégias para impulsionar sua equipe e alavancar sua liderança conhecendo a Pós-Graduação São Camilo em Gestão.

 

5.     Apresente a mudança como algo positivo.

É comum que algumas pessoas sejam mais resistentes a mudanças, e esse pensamento fixo acaba muitas vezes contagiando toda a equipe, que, por esse motivo, deixa de lado a ideia de adotar um mindset de crescimento.

Algumas pessoas chegam a considerar as transformações como algo chato ou desnecessário, gerando um pensamento oposto ao que desejamos aqui. Por isso, é necessário mostrar as vantagens de investir em mudanças.

Abraçar as transformações como algo positivo pode ajudar toda a equipe a aprender mais, a desenvolver novos hábitos, a conquistar mais vantagens e até mesmo a estar à frente da concorrência.

Para tornar esse processo mais aceitável e até desejado pela equipe, é preciso mostrar aos colaboradores que as mudanças não acontecem de uma hora pra outra. Elas levam tempo e ocorrem passo a passo, de forma natural e, acima de tudo, planejada antes de qualquer tentativa de execução.

Essa ideia transmite segurança e estimula o desejo de investir em mudanças.

6.     Estimule a equipe a aprender com os erros.

Adotar um mindset de crescimento não significa eliminar os erros, mas aproveitar as falhas para gerar aprendizado e experiência. Ou seja, todos os colaboradores continuarão errando, inclusive perante os novos e mais complexos desafios, porém, a diferença é que os erros serão vistos como oportunidades de crescimento.

Por isso, é necessário estimular o time a focar a lição a ser aprendida, em vez de lamentar o que deu errado. Esse exercício vai impulsionando a equipe a aprender, ao mesmo tempo que diminui gradativamente os erros.

Isso vale tanto para cada colaborador em particular quanto para toda a equipe, que pode aprender e crescer com os erros uns dos outros. Ao transformar o erro em conhecimento, o crescimento de todos será infinitamente maior.

A construção de um mindset de crescimento não é uma tarefa fácil, mas depois dessas dicas valiosas, ficou mais simples identificar e aplicar o mindset de crescimento de forma individual e para toda a equipe, o que, com certeza, vai beneficiar a todos, inclusive a empresa.

Por meio dessas estratégias, é possível diminuir os impactos da baixa produtividade, a repetição de erros simples, a dificuldade em lidar com novas tecnologias e tudo mais que possa ser prejudicial ao crescimento das empresas no mercado e até aos próprios profissionais.

Enfim, você tem algumas estratégias mais importantes para montar um mindset de crescimento para sua equipe, tanto na teoria, como mostramos acima, quanto na prática, com sistemas e ferramentas que permitam aos colaboradores se desenvolverem nesse sentido.

 

Agora, se você deseja realmente se capacitar para conquistar as melhores vagas no mercado, clique no link e saiba mais sobre a Pós-Graduação São Camilo em Gestão, conhecendo todas as vantagens de se tornar um aluno Pós São Camilo! 

 

Compartilhe essa notícia