O que é Gestão de Saúde Corporativa?

A Gestão de Saúde Corporativa é a área responsável por desenvolver estratégias que preservem e promovam o bem-estar e a saúde dos colaboradores de uma organização, diminuindo os riscos de doenças ocupacionais e ampliando a sustentabilidade do negócio. 

Para que isso seja possível, o gestor de saúde corporativa implementa algumas ações fundamentais, tais como: 

  • Monitorar e avaliar a qualidade de vida e saúde dos funcionários, e como isso afeta seus resultados na empresa;
  • Desenvolver políticas e estratégias para promover a saúde dos funcionários e aprimorar seu desempenho;
  • Fomentar a comunicação e a conscientização sobre questões de saúde dentro da empresa;
  • Registrar dados sobre a saúde dos trabalhadores para avaliar a eficácia dos métodos e programas utilizados, por meio de métricas e indicadores.

 

Em resumo, pode-se dizer que o foco da Gestão de Saúde Corporativa é aumentar a satisfação dos colaboradores, o que resulta em maior engajamento e produtividade e diminui o absenteísmo e os custos com saúde. 

O que é a Gestão de Saúde?

A Gestão de Saúde é o campo que se dedica à administração, organização, coordenação e otimização dos sistemas de saúde públicos e privados em nível populacional, regional ou nacional, visando atender às necessidades de uma determinada população ou comunidade.

Para isso, a Gestão de Saúde implementa estratégias de planejamento de serviços de saúde, distribuição de recursos, gerenciamento de infraestrutura médica, regulação de práticas médicas, entre outras iniciativas.

Qual é a diferença entre Gestão de Saúde Corporativa e Gestão de Saúde?

A Gestão de Saúde é um campo amplo que abrange a administração de serviços essenciais de saúde públicos e privados, não necessariamente voltada para o ambiente corporativo.

Por outro lado, a Gestão de Saúde Corporativa se concentra no gerenciamento e na promoção de estratégias de saúde dentro de uma empresa, integrando múltiplos fatores que impactam a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Quem pode se especializar em Gestão em Saúde Corporativa?

Apesar de muitos acreditarem que apenas médicos podem se especializar em Gestão em Saúde Corporativa, a verdade é que profissionais de diferentes áreas podem se tornar gestores de saúde corporativa, tais como:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Especialistas em medicina do trabalho;
  • Profissionais de segurança do trabalho.;
  • Gestores de saúde em empresas.

 

Esses e outros profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos na área têm a oportunidade de se especializar através do MBA em Gestão em Saúde Corporativa da Pós EAD São Camilo.

Quanto ganha um gestor de saúde corporativa?

Por ser uma área complexa que exige que o profissional possua competências e habilidades técnicas e avançadas, os ganhos em Gestão em Saúde Corporativa são altamente atrativos para os especialistas. 

Em geral, empresas de grande porte podem oferecer salários de até R$30.000,00 para o cargo de gestor em saúde corporativa.

O que se estuda em Gestão de Saúde Corporativa?

O curso de MBA em Gestão em Saúde Corporativa da Pós EAD São Camilo capacita o profissional para atuar na gestão de serviços de saúde corporativos, independente do porte ou setor de atuação da empresa. 

O curso baseia-se em referências internacionais, boas práticas e nas normas estabelecidas pela legislação brasileira, desenvolvendo habilidades essenciais. 

Isso proporciona aos profissionais conhecimentos abrangentes sobre planejamento, implementação, desenvolvimento, manutenção e avaliação da qualidade dos serviços de saúde nas organizações.

Além disso, a pós-graduação aborda o cenário atual da saúde do trabalhador, oferecendo soluções práticas e fundamentadas para os desafios enfrentados pelos gestores de saúde corporativa no dia a dia.

Os principais temas discutidos no MBA em Gestão em Saúde Corporativa são:

  • Gestão e Planejamento de um Serviço de SST;
  • Gestão de Riscos e Doenças;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Planos de Saúde
  • Perícias Médicas;
  • Gestão de Indicadores.

 

Se você deseja se tornar um especialista em Gestão de Saúde Corporativa, CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o curso

Compartilhe essa notícia