O ambiente de trabalho precisa ser adequado para que as pessoas se sintam confortáveis e tenham sua saúde preservada. No dia a dia,porém, muitos funcionários e as próprias empresas se esquecem da importância da prevenção. Muitas das doenças ocupacionais poderiam ser facilmente evitadas, mas, para isso acontecer, é preciso uma atenção especial. 
 
As doenças relacionadas ao ambiente de trabalho costumam aparecer depois de muitos anos. Em alguns casos, o tratamento se torna mais difícil. Há muitos fatores agravantes, e algumas pessoas não conseguem retornar às suas atividades, enquanto outras até conseguem, porém, a doença acaba se agravando. 
 
A situação é tão grave que é preciso que as empresas adotem programas que cuidem de questões relacionadas às doenças ocupacionais e façam um trabalho ativo de prevenção. 
 

Conheça algumas doenças que podem ser desenvolvidas no ambiente profissional:

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) pode atingir pessoas que desenvolvem as mais variadas funções. É causada por movimentos repetitivos que são feitos por um longo período. Pode acometer as pessoas que digitam muito, por exemplo.
 
• A Dermatose Ocupacional (DO) é classificada como alterações na pele e nas mucosas, podendo causar câncer de pele, infecções, úlceras e dermatite de contato. 
 
• Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) são doenças relacionadas a esforços físicos, má postura ou riscos que o ambiente de trabalho possa oferecer. A pessoa pode desenvolver dores crônicas, dedo em gatilho, tendinites e bursites. 
 
• As doenças da visão são habituais e podem acometer qualquer trabalhador. Problemas como conjuntivite, dificuldades para ler ou enxergar e visão embaçada são exemplos comuns. 
 
• As doenças psicossociais outranstornos mentais são as mais preocupantes, uma vez que podem abalar a saúde do trabalhador nos aspectos físico, social e mental. O profissional poderá desenvolver úlceras, fadiga, depressão, gastrite, pressão alta, ansiedade e estresse. Situações desgastantes no ambiente profissional podem ajudar no desenvolvimento da Síndrome de Burnout e na Síndrome de Esgotamento Profissional. 
 
Em decorrência do trabalho, o profissional também pode desenvolver surdez temporária ou definitiva, asma ocupacional ou silicose. Em casos graves, o trabalhador poderá pedir no INSSum afastamento pelo auxílio-doença. O benefício é concedido após o cumprimento de uma série de avaliações. 
Prevenção 
 
O trabalho de prevenção das doenças ocupacionais precisa ser efetivo, por meio de programas conduzidos por profissionais habilitados, para fiscalização e adequação dos ambientes. A Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia tem se destacado no mundo corporativo. A ergonomia visa à prevenção e à minimização dos riscos das atividades laborais, na busca da manutenção da integridade física e mental, promovendo a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo as lesões e os afastamentos do ambiente de trabalho. 
 
O Centro Universitário São Camilo oferece um curso de pós-graduação na área. Saiba mais em: https://bit.ly/2kk8Cpm
 

Compartilhe essa notícia