Impressionante é uma boa palavra para falar do crescimento do setor de Estética no Brasil. O setor que movimenta bilhões de reais, cresceu 567% nos últimos cinco anos e elevou de 72 mil para mais de 480 mil os profissionais especializados em Estética. Mesmo durante a pandemia, o mercado da Estética continuou crescendo e o Brasil manteve o título de 3º maior consumidor mundial nesse setor, apenas atrás de Estados Unidos e China.

Como diz a fisioterapeuta especializada em Estética, Camilla Queiroz, “a pandemia deu um start na sociedade e as pessoas começaram a se preocupar com questões ligadas à saúde. A COVID-19, por possuir fatores e grupos de risco que podem agravar o quadro dos pacientes, gerou nas pessoas um senso de autocuidado e preocupação. E isso influenciou diretamente no setor da gente que atuamos promovendo a saúde das pessoas”, relatou ao site da Brazil Beauty News.

Enquanto muitos setores da economia estagnaram ou encolheram, o setor de beleza e estética cresceu  e viu aumentar a parcela de homens que usam serviços de estética.

Luciano Alves, especialista em cabelos masculinos, confirma o crescimento da procura de serviços de Estética por homens e explica que os homens tiveram uma mudança de percepção e passaram a procurar mais serviços de beleza.

“Antigamente, o homem só se preocupava na parte do corte. Hoje, ele se preocupa com tratamentos estéticos. Há 20 anos ou 30 anos se consumia apenas lâmina de barbear, shampoo quase nada. Agora, os homens se preocupam com filtro solar, com muito mais coisas.”

Mas essa procura vai muito além dos salões de cabeleireiros. Homens estão buscando serviços de limpeza de pele, botox, harmonização facial, implante capilar, depilação definitiva e vários outros serviços.

O mercado aquecido e em expansão desperta o interesse de muitos profissionais que veem a possibilidade de novos rumos para o exercício profissional. Entre eles estão os farmacêuticos e biomédicos, que têm agora uma atraente alternativa aos laboratórios.  

Agora, além de trabalhar em clínicas de beleza com acesso a ganhos muito maiores, esses profissionais podem, inclusive, abrir a sua própria clínica.

Neste amplo e altamente concorrido mercado da beleza, os biomédicos especializados em Estética têm a vantagem de se destacarem da concorrência em razão do conhecimento especializado que têm.

Os benefícios profissionais e a mudança no perfil do consumidor dos serviços de Estética contribuíram decisivamente para um grande aumento no número de biomédicos estetas no país. De acordo com dados do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), em 2020 já eram cerca de 7 mil profissionais aptos a atuar no segmento. 

O que faz um profissional de Biomedicina Estética?

De acordo com os artigos 5 e 6 da Resolução 241 de 29 de Maio de 2014, o biomédico que possuir habilitação em Biomedicina Estética poderá:

realizar a prescrição de:

- substâncias e outros produtos para fins estéticos incluindo substâncias biológicas (toxina botulínica tipo A);

- substâncias utilizadas na intradermoterapia (incluindo substâncias eutróficas, venotróficas e lipolíticas);

- substâncias classificadas como correlatos de uso injetável conforme ANVISA;

- preenchimentos dérmicos, subcutâneos e supraperiostal (excetuando-se o Polimetilmetacrilato/PMMA);

- fitoterápicos;

- nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, bioflavonóides, enzimas e lactobacilos), seguindo normatizações da ANVISA.

 

Caberá ao profissional biomédico, fiz o 6º artigo, a prescrição de:

- formulações magistrais ou de referência de cosméticos,

- cosmecêuticos;

- dermocosméticos;

- óleos essenciais e fármacos de administração tópica;

- Formulações magistrais e de referência de peelings químicos, enzimáticos e biológicos, incluindo a Tretinoína (Ácido retinoico de 0,01 à 0,5% de uso domiciliar e até 10% para uso exclusivo em clínica) seguindo instruções da ANVISA.

 

Então, não apenas é possível estudar Biomedicina em Estética EAD, mas é altamente recomendado se você quiser expandir seu exercício profissional e ter acesso a melhores oportunidades e maior remuneração.

Junte-se aos milhares de biomédicos que fizeram especialização em Estética e hoje obtêm excelentes resultados.

Clique aqui e inscreva-se agora na Pós EAD em Biomedicina Estética do Centro Universitário São Camilo e seja bem-vinda à melhor fase da sua carreira.


 

Compartilhe essa notícia