1. O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva é uma abordagem educacional que busca adaptar as metodologias de ensino para beneficiar todos os alunos, independentemente de suas particularidades, com o objetivo de assegurar o acesso à educação e a permanência na escola.

O principal propósito da educação inclusiva é criar um ambiente escolar que não apenas atenda aos alunos típicos, mas que também proporcione as mesmas oportunidades de aprendizado para aqueles com necessidades educacionais especiais, decorrentes de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, problemas de saúde e/ou altas habilidades/superdotação.

 

  1. Como a educação inclusiva se aplica na prática?

Para implementar a educação inclusiva no ambiente escolar regular, é essencial reconhecer, aceitar e respeitar as diversas características dos estudantes.

O docente pode adotar algumas estratégias para garantir a inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, tais como:

 

Reconhecimento das individualidades dos alunos

É fundamental compreender o grupo de estudantes com o qual se está trabalhando para definir as atividades em sala de aula. 

O professor deve investir tempo em conhecer os alunos e suas necessidades, a fim de elaborar um plano de aula que promova a independência e a autonomia.

 

Utilização de tecnologias de ensino

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as novas tecnologias de ensino têm espaço na escola regular, proporcionando uma aprendizagem mais contextualizada para o aluno. 

Além disso, essas ferramentas facilitam o trabalho do professor, permitindo a introdução de dinamismo nas aulas. Algumas plataformas digitais de aprendizagem incluem o Kahoot, Jotform e Quizizz.

 

Estímulo à interação entre os alunos

A falta de convivência prévia com pessoas com deficiência (PcD) ou necessidades educacionais especiais pode dificultar a interação entre os alunos. 

Portanto, é crucial que o professor promova a colaboração e a comunicação entre todos os estudantes por meio de atividades em grupo.

 

Adoção de uma abordagem de ensino flexível 

Embora o professor deva se pautar no Projeto Político Pedagógico (PPP), é importante ter em mente que o ensino deve ser adaptável e flexível de acordo com as particularidades e necessidades dos alunos. 

Como cada aluno segue um ritmo de aprendizado diferente, o docente deve estar preparado para ajustar seu método. Uma sugestão prática é agrupar alunos que enfrentam dificuldades em um determinado tema com aqueles que têm mais facilidade.

 

  1. Como se especializar em educação inclusiva?

A promoção da educação inclusiva é essencial e deve ser integrada ao ambiente escolar, no entanto, os educadores frequentemente enfrentam desafios ao longo desse processo. Por esse motivo, buscar uma especialização é crucial.

Com o intuito de proporcionar aos educadores uma formação de alta qualidade, a Pós EAD São Camilo desenvolveu o curso de Pós-graduação em Educação Especial/Educação Inclusiva: Da Educação Infantil à Universidade.

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