1. O que é endorfina?

A endorfina é uma substância química naturalmente produzida pelo sistema nervoso central, classificada como um neurotransmissor. Ela é amplamente reconhecida como um dos hormônios associados à sensação de felicidade e bem-estar. 

A liberação de endorfina ocorre em resposta a estímulos agradáveis, tais como a prática de exercícios físicos, que, por sua vez, promovem a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores.

 

  1. Como as atividades físicas podem influenciar no sucesso profissional?

Praticar atividades físicas regularmente tem um impacto significativo no sucesso profissional, como revelado por um estudo publicado no Journal of Labor Research. Os resultados apontam para um aumento substancial na produtividade e bem-estar dos funcionários que se dedicam a exercícios físicos com regularidade. Surpreendentemente, os entrevistados que se envolviam em atividades físicas pelo menos três vezes por semana apresentavam salários até 9% mais elevados do que aqueles que mantinham uma rotina sedentária.

Além disso, uma pesquisa conduzida em 2023 pela companhia de bicicletas elétricas norte-americana Velotric Bike revelou que os indivíduos que se exercitam pela manhã têm uma probabilidade 129% maior de se sentirem produtivos. Adicionalmente, 73% daqueles que realizavam atividades físicas matinais demonstraram maior satisfação em seus empregos.

A análise desses dados permite concluir que aqueles que priorizam a prática regular de atividades físicas são mais inclinados a alcançar o sucesso profissional. Esse fenômeno pode ser atribuído, em parte, à elevada produção de endorfina e outros hormônios essenciais para o bem-estar, como a dopamina. Isso resulta em um menor nível de ansiedade e estresse, permitindo um aprimoramento das capacidades cognitivas, como a memória e o foco.

 

  1. Como você pode influenciar seus pacientes a praticarem atividades físicas?

Se você é um profissional da saúde interessado em motivar seus pacientes a adotarem uma rotina de atividades físicas, envie este artigo ao seu paciente e destaque o fato de que a prática regular de exercícios aprimora o desempenho nas atividades profissionais e resulta em uma maior valorização e reconhecimento no mercado de trabalho. 

Ao internalizar esse benefício, o paciente perceberá que investir em atividades físicas não é apenas um gesto de cuidado com a saúde, mas também uma estratégia inteligente para alcançar o sucesso profissional.

Deseja aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto? Explore as possibilidades oferecidas em nossa Pós-graduação em Psicologia Organizacional (Clique aqui para obter mais informações).

 

  1. REFERÊNCIAS

FORBES. Mais do que endorfina: como a atividade física pode alavancar sua carreira. Forbes Brasil, São Paulo, 07 out. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2023/10/felicidade-produtividade-e-bem-estar-o-poder-da-atividade-fisica-na-carreira/#foto1. Acesso em: 31 out. 2023.

UOL. A relação entre a atividade física e o sucesso no trabalho. São Paulo, 05 mar. 2012. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/12/os-7-principios-do-treinamento-fisico-e-sua-importancia-para-os-resultados.htm. Acesso em: 31 out. 2023.

ESSENTIA. Endorfina: o que é, para que serve e como aumentar. São Paulo, 21 jul. 2022. Disponível em: https://essentia.com.br/conteudos/endorfina/. Acesso em: 31 out. 2023

Compartilhe essa notícia