1. O que é Enfermagem Home Care?

A Enfermagem em Home Care, também conhecida como Enfermagem Domiciliar, é um modelo de cuidado que proporciona assistência e cuidado na casa do paciente, ao invés de um ambiente hospitalar.

Essa abordagem emergiu como uma alternativa para proporcionar atendimento de alta qualidade aos pacientes, com o objetivo de diminuir a ocupação de leitos hospitalares, acelerar o processo de recuperação, prevenir complicações de doenças, reduzir a incidência de infecções hospitalares e humanizar o tratamento.

Essa abordagem se mostra ainda mais crucial para pacientes que sofrem de doenças crônicas e requerem monitoramento diário.

Conforme definido na Resolução nº 0464 de 2014 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem três tipos de Atenção Domiciliar de Enfermagem:

  • Atendimento Domiciliar: Inclui ações educativas e assistenciais realizadas por enfermeiros no ambiente domiciliar, visando tanto o paciente quanto sua família;
  • Internação Domiciliar: Proporciona cuidados abrangentes e contínuos no lar, com o uso de tecnologia, equipe especializada, equipamentos e medicamentos. É destinado a pacientes que necessitam de cuidados semelhantes aos hospitalares;
  • Visita Domiciliar: Enfermeiros realizam avaliações específicas das necessidades do paciente e do contexto familiar em visitas pontuais, com o intuito de planejar um cuidado programado e personalizado.

 

  1. O que faz um Enfermeiro de Home Care?

Conforme estabelecido na Resolução nº 0464 de 2014, o Enfermeiro que atua no contexto do Home Care assume responsabilidades essenciais que asseguram um cuidado eficaz e assistência de alta qualidade aos pacientes:

  • Avaliar a composição adequada da equipe de enfermagem necessária;
  • Desenvolver, coordenar, supervisionar e avaliar a prestação de cuidados de enfermagem;
  • Garantir as condições ambientais e os recursos necessários para oferecer cuidados competentes, eficazes e seguros;
  • Manter a equipe de enfermagem constantemente atualizada e habilitada para fornecer cuidados nesse ambiente;
  • Realizar procedimentos de enfermagem que envolvem um alto nível de habilidade técnica e conhecimento científico, incluindo tomada de decisões imediatas.

 

Além disso, é fundamental que a Enfermagem Home Care seja conduzida de acordo com as orientações da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

 

Se você deseja ampliar seus conhecimentos nessa área, baixe agora gratuitamente o nosso E-BOOK sobre SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM! Clique aqui e garanta o seu exemplar.

 

  1. Qual é o salário de um Enfermeiro Home Care?

De acordo com as disposições da Lei 14.434/2022, a atualização do piso salarial para os profissionais de Enfermagem abrange igualmente aqueles que desempenham suas funções em contextos domiciliares, através de cooperativas que oferecem esses serviços. 

Essa inclusão é válida desde que estejam em conformidade com as atividades estipuladas na legislação.

Sendo assim, a remuneração mínima mensal do Enfermeiro Home Care é de R$4.750,00. 

 

  1. Como atuar em Enfermagem Home Care?

Para atuar como Enfermeiro Home Care, é fundamental estar especializado na área. Por isso, a Pós-graduação EAD em Enfermagem em Home Care da São Camilo oferece conhecimentos atualizados acerca dos processos da Atenção Domiciliar nos diferentes níveis de complexidade.

O principal objetivo do curso é incentivar o desenvolvimento de raciocínio clínico e crítico, baseado em evidências, com foco na qualidade do serviço e segurança do paciente, de forma humanizada. 

Os principais assuntos abordados no programa são:

  • Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares;
  • Políticas Públicas de Saúde;
  • Tecnologia em Saúde;
  • Atenção Domiciliar e Políticas Públicas e Privadas de Saúde;
  • Assistência Clínicas e Cirúrgicas em Home Care;
  • Pacientes Portadores de Condições Crônicas e Agudas;
  • Prevenção e Controle de Infecções em Home Care;
  • Cuidados Paliativos;
  • Didática do Ensino Superior.

 

Com um ambiente 100% online, você terá a flexibilidade que precisa para estudar quando e onde quiser, sem pressão externa e sem comprometer sua rotina e demais responsabilidades. 

 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a pós-graduação em Enfermagem em Home da São Camilo!

 

  1. REFERÊNCIAS 

Conselho Federal de Enfermagem - COFEN. Resolução COFEN nº 0464, de 20 de outubro de 2014. Normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 out. 2014. Seção 1, p. 243

Compartilhe essa notícia