O que é enfermagem forense?

Os estudos nessa área emergiram da necessidade de enfermeiros altamente capacitados para atender adequadamente às vítimas de violência, já que, em muitos casos, a equipe de enfermagem é o primeiro contato que essas pessoas têm após o ocorrido. 

Assim, essa especialidade desempenha um papel fundamental no suporte técnico crucial na preservação de provas para a investigação de crimes e na coleta de materiais biológicos tanto das vítimas quanto dos perpetradores.

Quais são as atribuições do enfermeiro forense?

O enfermeiro forense desempenha um papel fundamental na busca pela justiça, assumindo diversas funções essenciais. Suas atribuições incluem:

  • Colaborar com o sistema de justiça: é responsável pela coleta e preservação de amostras biológicas e outras evidências que podem ser cruciais para esclarecer investigações e processos judiciais;
  • Fornecer consultoria em enfermagem: em determinadas situações, é necessário que o enfermeiro forense ofereça serviços de consultoria relacionados à saúde das pessoas envolvidas nos casos em análise;
  • Oferecer cuidados às vítimas: o enfermeiro forense está preparado para fornecer cuidados básicos de saúde às vítimas, visando prevenir doenças e oferecer apoio emocional. Isso é especialmente relevante para auxiliar na redução do impacto do estresse pós-traumático que muitas vítimas podem enfrentar;
  • Atuar na reintegração social: auxilia na elaboração de planos e estratégias para reintegrar agressores e pacientes psiquiátricos às suas famílias e garantir um ambiente seguro para todas as partes envolvidas.

Onde o enfermeiro forense pode atuar?

A área de enfermagem forense é extremamente abrangente, proporcionando ao profissional especializado a oportunidade de atuar em diversas frentes onde pessoas estão enfrentando situações de violência, tais como:

  • Hospitais;
  • Centros de saúde;
  • Consultoria privada;
  • Instituições médico-legais;
  • Instituições educacionais;
  • Instituições governamentais;
  • Organizações não governamentais.

 

Essa diversidade de ambientes de trabalho oferece ao enfermeiro forense um leque de possibilidades para aplicar seus conhecimentos e habilidades em prol das vítimas de violência. 

Qual é o salário de um enfermeiro forense?

Com base em informações compiladas pelo site de empregos Indeed, a remuneração média do enfermeiro forense no Brasil varia entre R$5.732,00 e R$38.960,35.

É relevante ressaltar que a remuneração pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo o tempo de experiência do profissional, a região geográfica onde atua e os cursos de especialização que tenha realizado.

Essas variações salariais demonstram a importância de se investir em qualificação e atualização profissional para ampliar as oportunidades de carreira e alcançar uma remuneração mais atrativa. Além disso, o crescimento da demanda por profissionais especializados em enfermagem forense também pode impactar positivamente os salários nessa área.

Como se especializar em enfermagem forense?

Para se tornar um enfermeiro forense qualificado, é imprescindível obter uma especialização na área. A Pós-graduação EAD em Enfermagem Forense da São Camilo é uma excelente opção, com a vantagem de ter uma duração de apenas 12 meses. O curso tem como foco especializar os profissionais no atendimento e cuidado dedicados às vítimas de violência em todas as suas formas: física, sexual, moral, psicológica, entre outras.

Além disso, a especialização busca capacitar o enfermeiro para conduzir investigações e coletar materiais biológicos tanto das vítimas quanto dos agressores. Adicionalmente, o curso prepara o profissional para fornecer testemunho pericial e oferecer consultoria de enfermagem relacionada aos cuidados de saúde em colaboração com o campo jurídico.

Se você tem interesse em atuar na área de enfermagem forense e deseja dar os primeiros passos nessa carreira, essa é a oportunidade ideal para investir em uma especialização com uma instituição de ensino renomada nacionalmente por seus cursos na área da saúde.

Clique aqui para obter mais informações!

 

REFERÊNCIAS

COREN-SP. Enfermagem Forense: possibilidades para a profissão. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/noticias/enfermagem-forense-possibilidades-para-a-profissao/. Acesso em: 20 jul. 2023

Compartilhe essa notícia