Os acidentes de trabalho geralmente são associados a lesões físicas ou disfunções no corpo. No entanto, as estatísticas demonstram que esses acidentes não são as únicas causas de doenças ocupacionais.

De acordo com um novo estudo realizado pela empresa norte-americana de advocacia Atticus, os problemas de saúde mental, como a síndrome de Burnout e a ansiedade, representam 52% dos casos de acidentes de trabalho.

A pesquisa também mostra que um a cada 10 profissionais enfrenta problemas de saúde mental devido ao seu trabalho, e que os problemas de saúde mental são 10 vezes mais comuns em relação ao trabalho do que a exposição a produtos químicos, e 8,6 vezes mais comuns do que lesões na cabeça.

Quanto ao cenário nacional, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, em 2021, os transtornos mentais foram a terceira principal causa de afastamento do trabalho no Brasil.

 

  1. Quais são os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho?

Os transtornos mentais surgem, principalmente, em ambientes de trabalho que submetem seus colaboradores a longos períodos de forte pressão psicológica e física, além de sobrecarga de tarefas, elevando o nível de estresse e contribuindo para o desenvolvimento de problemas de saúde mental relacionados ao trabalho.

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, as principais doenças mentais associadas ao trabalho são:

  • Depressão: Doença psiquiátrica crônica caracterizada por uma tristeza profunda ou ausência de interesse, muitas vezes sem uma causa aparente.
  • Transtorno de pânico: Caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa, acompanhadas de forte sensação de medo ou mal-estar, juntamente com sintomas físicos.
  • Transtorno de ansiedade: Marcado pela preocupação excessiva, persistente e de difícil controle, que se estende por um longo período de tempo (mínimo de seis meses).
  • Síndrome de Burnout: Associada à exaustão física e mental profunda, resultante de situações frequentes de estresse e frustração no ambiente de trabalho.

 

  1. Quais são os prejuízos derivados de doenças mentais no trabalho?

Existem diversos problemas ocasionados pelas doenças mentais no trabalho, que incluem a queda da produtividade, dificuldade de concentração, memória e execução de tarefas, além da incapacidade de alcançar resultados satisfatórios, absenteísmo e impactos negativos no clima organizacional, entre outros.

Diante dessa demanda, surge a necessidade no mercado de trabalho por psicólogos organizacionais, que possam auxiliar gestores e empresários a preservar a saúde mental de seus colaboradores, ao mesmo tempo em que garantem o sucesso da organização.

Isso pode ser alcançado através da implementação de novas normas internas de conduta, do desenvolvimento de uma cultura de feedback, da definição de metas coerentes com a realidade da organização e da rotação na delegação de atividades.

Você faz parte da área de psicologia e deseja investir em um mercado de trabalho em crescimento, que demanda profissionais especializados? 

Visite a página do curso de Pós-graduação em Psicologia Organizacional e dê o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso!

 

  1. REFERÊNCIAS

PREV ONE. Doenças mentais relacionadas ao trabalho: conheça as 5 mais impactantes. Prev One, 04 nov. 2020. Disponível em: https://prev-one.com.br/artigo/doencas-mentais-relacionadas-ao-trabalho-conheca-as-5-mais-impactantes. Acesso em: 09 nov. 2023.

FORBES. Problemas de saúde mental lideram lista de acidentes de trabalho. Prev One, 10 out. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2023/10/problemas-de-saude-mental-lideram-lista-de-acidentes-de-trabalho/. Acesso em: 09 nov. 2023.

JUSTIÇA DO TRABALHO. Transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. TRT13, 24 jan. 2023. Disponível em: https://www.trt13.jus.br/informe-se/noticias/transtornos-mentais-sao-a-terceira-maior-causa-de-afastamento-do-trabalho-no-brasil. Acesso em: 09 nov. 2023.

ANAMT. Transtornos mentais estão entre as maiores causas de afastamento do trabalho. Previdência Social, 22 apr. 2019. Disponível em: https://www.anamt.org.br/portal/2019/04/22/transtornos-mentais-estao-entre-as-maiores-causas-de-afastamento-do-trabalho/. Acesso em: 09 nov. 2023

Compartilhe essa notícia