Uma pesquisa recente realizada pela Nortec Química, a principal fabricante de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) na América Latina, em parceria com a IQVIA, uma empresa multinacional especializada no estudo do comportamento dos consumidores de saúde, trouxe à tona informações relevantes. 

De acordo com o estudo, 81,6% dos participantes expressaram o desejo de conhecer a origem dos IFAs presentes em seus medicamentos, porém, surpreendentemente, 74,9% admitiram não saber o que exatamente são esses insumos.

Esses resultados destacam a necessidade urgente de os profissionais de Farmácia estarem bem informados sobre o assunto, a fim de fornecer orientações claras e precisas tanto aos pacientes como ao público em geral. 

Este artigo tem como objetivo explorar o que a RDC 57/2019 estabelece em relação aos IFAs, fornecendo informações essenciais para o entendimento desse tema complexo. Continue lendo para saber mais.

O que são insumos farmacêuticos ativos? 

Conforme estabelecido pela RDC 57/2019, os insumos farmacêuticos ativos, ou IFAs, representam o componente essencial, responsável primordialmente pela eficácia dos fármacos, e, sem eles, um composto não pode ser considerado um medicamento.

Essencialmente, os IFAs representam o ponto de partida na complexa cadeia de produção da indústria farmacêutica. Eles correspondem às "matérias-primas" empregadas na fabricação dos medicamentos. 

Em síntese, o IFA constitui-se como a substância ou matéria-prima que confere ao produto farmacêutico sua funcionalidade plena como medicamento.

Por que o farmacêutico deve possuir pleno conhecimento sobre os IFAs? 

De acordo com a RDC 57/2019, é importante notar que um medicamento contendo um insumo farmacêutico ativo de qualidade inferior pode não atingir a eficácia necessária e, em alguns casos, até mesmo agravar o estado de saúde do paciente que o utiliza.

Portanto, torna-se evidente a necessidade de que os profissionais farmacêuticos possuam um profundo conhecimento das propriedades do insumo farmacêutico, bem como das características que podem afetar a qualidade e a segurança do medicamento.

Somente por meio desse conhecimento é possível contribuir de forma eficaz na prevenção e redução dos riscos associados à utilização de medicamentos.

Qual a melhor especialização na área de Farmácia? 

Para assegurar a adequada fabricação e utilização de insumos farmacêuticos ativos, bem como para garantir que o público geral tenha acesso ao conhecimento fundamental relacionado aos medicamentos que consome, é imprescindível que o farmacêutico seja devidamente especializado.

Na Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da São Camilo, você adquire conhecimentos sólidos e desenvolve habilidades técnicas essenciais para a prática de prescrição farmacêutica em conformidade com as Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, tudo isso enquanto adota uma abordagem mais humanizada no acompanhamento dos pacientes.

Torne-se um farmacêutico especializado e aprofunde seus conhecimentos sobre insumos farmacêuticos ativos e outras regulamentações da indústria farmacêutica.

 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a nossa Pós EAD em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica.

 

Compartilhe essa notícia